As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1911 |
Resumo: | FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
id |
UFC_1acf3fb50fb4a2ca266a3cf2065883f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:478 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAs Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm FortalezaLes Couleurs du Silence: Habitus Silencieuse et Appropriation de Peinture à Fortaleza (1924-1958)2006-11-27JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques 0250399938738800128300http://lattes.cnpq.br/3107963339537100Kadma Marques RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRhabitus artistique art et società peinture silencehabitus artÃstico arte e sociedade pintura silÃncioSOCIOLOGIAFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel SuperiorO presente trabalho tem como objetivo principal problematizar a formaÃÃo do habitus silencioso do pÃblico cultivado diante de pinturas como Ãndice de autonomizaÃÃo do campo artÃstico, no domÃnio da pintura, na Fortaleza da primeira metade do sÃculo XX (1924-1958). Para tanto, a disposiÃÃo silenciosa de um pÃblico cultivado particular, o qual estrutura suas categorias de percepÃÃo estÃtica mediante familiaridade com o escrito, passa a ser entendida como manifestaÃÃo do âolhar puroâ de um pÃblico âcivilizadoâ, de gestos contidos, cuja individualidade à valorizada no Ãmbito de um processo mais amplo de modernizaÃÃo urbano-industrial e modernismo cultural. à por meio de uma metodologia trÃplice de anÃlise que considero como fatores condicionantes da formaÃÃo do habitus silencioso do pÃblico de pintura na capital cearense: 1) a produÃÃo da crÃtica de arte veiculada pelo jornalismo cultural da dÃcada de 20; 2) mudanÃas estruturais na organizaÃÃo de lugares de exposiÃÃo nas dÃcadas de 20 e 30; e 3) transformaÃÃes formais das obras expostas ao longo das dÃcadas de 40 e 50 no salÃo mais tradicional de Fortaleza â o SalÃo de Abril, mantido nesse perÃodo pela Sociedade Cearence de Artes PlÃsticas (SCAP). Concluo, portanto que o silÃncio desse pÃblico integra uma sÃrie de experiÃncias que se desenvolvem ao longo de geraÃÃes a fim de delinear a dinÃmica de autonomizaÃÃo do campo artÃstico, tal como o conhecemos hojehttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1911application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:10Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza |
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv |
Les Couleurs du Silence: Habitus Silencieuse et Appropriation de Peinture à Fortaleza (1924-1958) |
title |
As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza |
spellingShingle |
As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza Kadma Marques Rodrigues habitus artÃstico arte e sociedade pintura silÃncio SOCIOLOGIA |
title_short |
As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza |
title_full |
As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza |
title_fullStr |
As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza |
title_full_unstemmed |
As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza |
title_sort |
As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza |
author |
Kadma Marques Rodrigues |
author_facet |
Kadma Marques Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02503999387 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
38800128300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3107963339537100 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kadma Marques Rodrigues |
contributor_str_mv |
JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habitus artÃstico arte e sociedade pintura silÃncio |
topic |
habitus artÃstico arte e sociedade pintura silÃncio SOCIOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho tem como objetivo principal problematizar a formaÃÃo do habitus silencioso do pÃblico cultivado diante de pinturas como Ãndice de autonomizaÃÃo do campo artÃstico, no domÃnio da pintura, na Fortaleza da primeira metade do sÃculo XX (1924-1958). Para tanto, a disposiÃÃo silenciosa de um pÃblico cultivado particular, o qual estrutura suas categorias de percepÃÃo estÃtica mediante familiaridade com o escrito, passa a ser entendida como manifestaÃÃo do âolhar puroâ de um pÃblico âcivilizadoâ, de gestos contidos, cuja individualidade à valorizada no Ãmbito de um processo mais amplo de modernizaÃÃo urbano-industrial e modernismo cultural. à por meio de uma metodologia trÃplice de anÃlise que considero como fatores condicionantes da formaÃÃo do habitus silencioso do pÃblico de pintura na capital cearense: 1) a produÃÃo da crÃtica de arte veiculada pelo jornalismo cultural da dÃcada de 20; 2) mudanÃas estruturais na organizaÃÃo de lugares de exposiÃÃo nas dÃcadas de 20 e 30; e 3) transformaÃÃes formais das obras expostas ao longo das dÃcadas de 40 e 50 no salÃo mais tradicional de Fortaleza â o SalÃo de Abril, mantido nesse perÃodo pela Sociedade Cearence de Artes PlÃsticas (SCAP). Concluo, portanto que o silÃncio desse pÃblico integra uma sÃrie de experiÃncias que se desenvolvem ao longo de geraÃÃes a fim de delinear a dinÃmica de autonomizaÃÃo do campo artÃstico, tal como o conhecemos hoje |
description |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1911 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295122810470400 |