Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3848 |
Resumo: | O presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pÃblica estadual da cidade de Fortaleza; se estÃo satisfeitos com a formaÃÃo que possuem ou com a formaÃÃo que obtiveram em serviÃo e, consequentemente, se sÃo aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisÃo de literatura referente à histÃria da EducaÃÃo Especial, à importÃncia da EducaÃÃo Inclusiva, da FormaÃÃo Continuada de professores e da avaliaÃÃo de programas de formaÃÃo, conduzindo entÃo a uma reflexÃo mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigaÃÃo quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratÃria, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionÃrio semi-estruturado na escola, com a apresentaÃÃo de opiniÃes pessoais dos professores sobre a prÃpria formaÃÃo continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pÃblica estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formaÃÃo continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificaÃÃo e/ou diagnÃstico das NEEs atà mÃtodos de ensino voltados para a prÃtica cotidiana do professor. |
id |
UFC_34231eca1ffd84a4c1780571a8f52e69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:590 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva QUALIFY FOR THE DIVERSITY: ASSESSMENT OF NEED FOR CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS IN SCHOOLS INCLUSIVE 2007-02-23Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Maristela Lage Alencar11000090353http://lattes.cnpq.br/2815877008397931Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes37086081353http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 55491812315http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 DÃbora LÃcia Lima Leite MendesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo de Programas FormaÃÃo de Professores EducaÃÃo InclusivaPrograms evaluation Teachersâ formation Inclusive education. CiÃncias HumanasO presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pÃblica estadual da cidade de Fortaleza; se estÃo satisfeitos com a formaÃÃo que possuem ou com a formaÃÃo que obtiveram em serviÃo e, consequentemente, se sÃo aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisÃo de literatura referente à histÃria da EducaÃÃo Especial, à importÃncia da EducaÃÃo Inclusiva, da FormaÃÃo Continuada de professores e da avaliaÃÃo de programas de formaÃÃo, conduzindo entÃo a uma reflexÃo mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigaÃÃo quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratÃria, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionÃrio semi-estruturado na escola, com a apresentaÃÃo de opiniÃes pessoais dos professores sobre a prÃpria formaÃÃo continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pÃblica estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formaÃÃo continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificaÃÃo e/ou diagnÃstico das NEEs atà mÃtodos de ensino voltados para a prÃtica cotidiana do professor.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3848application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:54Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
QUALIFY FOR THE DIVERSITY: ASSESSMENT OF NEED FOR CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS IN SCHOOLS INCLUSIVE |
title |
Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva |
spellingShingle |
Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes AvaliaÃÃo de Programas FormaÃÃo de Professores EducaÃÃo Inclusiva Programs evaluation Teachersâ formation Inclusive education. CiÃncias Humanas |
title_short |
Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva |
title_full |
Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva |
title_fullStr |
Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva |
title_full_unstemmed |
Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva |
title_sort |
Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva |
author |
DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes |
author_facet |
DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
25904612320 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maristela Lage Alencar |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
11000090353 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2815877008397931 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
37086081353 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
55491812315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes |
contributor_str_mv |
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca Maristela Lage Alencar Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo de Programas FormaÃÃo de Professores EducaÃÃo Inclusiva |
topic |
AvaliaÃÃo de Programas FormaÃÃo de Professores EducaÃÃo Inclusiva Programs evaluation Teachersâ formation Inclusive education. CiÃncias Humanas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Programs evaluation Teachersâ formation Inclusive education. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CiÃncias Humanas |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pÃblica estadual da cidade de Fortaleza; se estÃo satisfeitos com a formaÃÃo que possuem ou com a formaÃÃo que obtiveram em serviÃo e, consequentemente, se sÃo aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisÃo de literatura referente à histÃria da EducaÃÃo Especial, à importÃncia da EducaÃÃo Inclusiva, da FormaÃÃo Continuada de professores e da avaliaÃÃo de programas de formaÃÃo, conduzindo entÃo a uma reflexÃo mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigaÃÃo quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratÃria, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionÃrio semi-estruturado na escola, com a apresentaÃÃo de opiniÃes pessoais dos professores sobre a prÃpria formaÃÃo continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pÃblica estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formaÃÃo continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificaÃÃo e/ou diagnÃstico das NEEs atà mÃtodos de ensino voltados para a prÃtica cotidiana do professor. |
description |
O presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pÃblica estadual da cidade de Fortaleza; se estÃo satisfeitos com a formaÃÃo que possuem ou com a formaÃÃo que obtiveram em serviÃo e, consequentemente, se sÃo aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisÃo de literatura referente à histÃria da EducaÃÃo Especial, à importÃncia da EducaÃÃo Inclusiva, da FormaÃÃo Continuada de professores e da avaliaÃÃo de programas de formaÃÃo, conduzindo entÃo a uma reflexÃo mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigaÃÃo quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratÃria, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionÃrio semi-estruturado na escola, com a apresentaÃÃo de opiniÃes pessoais dos professores sobre a prÃpria formaÃÃo continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pÃblica estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formaÃÃo continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificaÃÃo e/ou diagnÃstico das NEEs atà mÃtodos de ensino voltados para a prÃtica cotidiana do professor. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3848 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295134041767936 |