Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3848
Resumo: O presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pÃblica estadual da cidade de Fortaleza; se estÃo satisfeitos com a formaÃÃo que possuem ou com a formaÃÃo que obtiveram em serviÃo e, consequentemente, se sÃo aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisÃo de literatura referente à histÃria da EducaÃÃo Especial, à importÃncia da EducaÃÃo Inclusiva, da FormaÃÃo Continuada de professores e da avaliaÃÃo de programas de formaÃÃo, conduzindo entÃo a uma reflexÃo mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigaÃÃo quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratÃria, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionÃrio semi-estruturado na escola, com a apresentaÃÃo de opiniÃes pessoais dos professores sobre a prÃpria formaÃÃo continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pÃblica estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formaÃÃo continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificaÃÃo e/ou diagnÃstico das NEEs atà mÃtodos de ensino voltados para a prÃtica cotidiana do professor.
id UFC_34231eca1ffd84a4c1780571a8f52e69
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:590
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva QUALIFY FOR THE DIVERSITY: ASSESSMENT OF NEED FOR CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS IN SCHOOLS INCLUSIVE 2007-02-23Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Maristela Lage Alencar11000090353http://lattes.cnpq.br/2815877008397931Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes37086081353http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 55491812315http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 DÃbora LÃcia Lima Leite MendesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo de Programas FormaÃÃo de Professores EducaÃÃo InclusivaPrograms evaluation Teachersâ formation Inclusive education. CiÃncias HumanasO presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pÃblica estadual da cidade de Fortaleza; se estÃo satisfeitos com a formaÃÃo que possuem ou com a formaÃÃo que obtiveram em serviÃo e, consequentemente, se sÃo aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisÃo de literatura referente à histÃria da EducaÃÃo Especial, à importÃncia da EducaÃÃo Inclusiva, da FormaÃÃo Continuada de professores e da avaliaÃÃo de programas de formaÃÃo, conduzindo entÃo a uma reflexÃo mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigaÃÃo quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratÃria, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionÃrio semi-estruturado na escola, com a apresentaÃÃo de opiniÃes pessoais dos professores sobre a prÃpria formaÃÃo continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pÃblica estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formaÃÃo continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificaÃÃo e/ou diagnÃstico das NEEs atà mÃtodos de ensino voltados para a prÃtica cotidiana do professor.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3848application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv QUALIFY FOR THE DIVERSITY: ASSESSMENT OF NEED FOR CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS IN SCHOOLS INCLUSIVE
title Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva
spellingShingle Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva
DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes
AvaliaÃÃo de Programas
FormaÃÃo de Professores
EducaÃÃo Inclusiva
Programs evaluation
Teachersâ formation
Inclusive education.
CiÃncias Humanas
title_short Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva
title_full Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva
title_fullStr Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva
title_full_unstemmed Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva
title_sort Qualificar para a Diversidade: AvaliaÃÃo da Necessidade de FormaÃÃo Continuada para Professores na Escola Inclusiva
author DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes
author_facet DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maristela Lage Alencar
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11000090353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2815877008397931
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37086081353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 55491812315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1638394670120057
dc.contributor.author.fl_str_mv DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes
contributor_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Maristela Lage Alencar
Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo de Programas
FormaÃÃo de Professores
EducaÃÃo Inclusiva
topic AvaliaÃÃo de Programas
FormaÃÃo de Professores
EducaÃÃo Inclusiva
Programs evaluation
Teachersâ formation
Inclusive education.
CiÃncias Humanas
dc.subject.eng.fl_str_mv Programs evaluation
Teachersâ formation
Inclusive education.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CiÃncias Humanas
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pÃblica estadual da cidade de Fortaleza; se estÃo satisfeitos com a formaÃÃo que possuem ou com a formaÃÃo que obtiveram em serviÃo e, consequentemente, se sÃo aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisÃo de literatura referente à histÃria da EducaÃÃo Especial, à importÃncia da EducaÃÃo Inclusiva, da FormaÃÃo Continuada de professores e da avaliaÃÃo de programas de formaÃÃo, conduzindo entÃo a uma reflexÃo mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigaÃÃo quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratÃria, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionÃrio semi-estruturado na escola, com a apresentaÃÃo de opiniÃes pessoais dos professores sobre a prÃpria formaÃÃo continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pÃblica estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formaÃÃo continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificaÃÃo e/ou diagnÃstico das NEEs atà mÃtodos de ensino voltados para a prÃtica cotidiana do professor.
description O presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pÃblica estadual da cidade de Fortaleza; se estÃo satisfeitos com a formaÃÃo que possuem ou com a formaÃÃo que obtiveram em serviÃo e, consequentemente, se sÃo aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisÃo de literatura referente à histÃria da EducaÃÃo Especial, à importÃncia da EducaÃÃo Inclusiva, da FormaÃÃo Continuada de professores e da avaliaÃÃo de programas de formaÃÃo, conduzindo entÃo a uma reflexÃo mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigaÃÃo quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratÃria, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionÃrio semi-estruturado na escola, com a apresentaÃÃo de opiniÃes pessoais dos professores sobre a prÃpria formaÃÃo continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pÃblica estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupaÃÃo dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formaÃÃo continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificaÃÃo e/ou diagnÃstico das NEEs atà mÃtodos de ensino voltados para a prÃtica cotidiana do professor.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3848
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295134041767936