Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JÃderson Aguiar Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5874
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_4149704ed63e1d4d6793e9a71de03d56
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4244
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicasPerception of music as theme and as an academic discipline2011-04-29Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Luiz Botelho Albuquerque00200220187Elba Braga Ramalho0983486930478025818349http://lattes.cnpq.br/7605362834478775JÃderson Aguiar TeixeiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPercepÃÃo Musical EducaÃÃo MusicalMusic Perception Music EducationEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorMinha dissertaÃÃo procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepÃÃo musical enquanto tema e enquanto disciplina acadÃmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e prÃxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiÃncias perceptivo-musicais em ciÃncia da educaÃÃo musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepÃÃo musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevÃncia do conhecimento produzido nos paÃses dominados. Tenta um diÃlogo entre os pensadores da percepÃÃo musical, sobretudo como disciplina acadÃmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de PercepÃÃo e Solfejo do curso de Licenciatura em EducaÃÃo Musical da Universidade Federal do Cearà (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teÃrico-metodolÃgicas. Na Ãltima seÃÃo, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevÃncia e da contribuiÃÃo da disciplina de PercepÃÃo e Solfejo nas suas formaÃÃes. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressÃo consciente. Confirma a viabilidade do solfejo mÃvel e sugere, alÃm da prÃtica de solfejo, a necessidade de utilizaÃÃo do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, histÃria e estÃtica que tradicionalmente nÃo encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construÃÃo do saber, recomenda a utilizaÃÃo da canÃÃo brasileira como repertÃrio essencial e mostra, para alÃm das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboraÃÃo de um mÃtodo brasileiro de percepÃÃo musical que utilize como excipiente a confecÃÃo orientada de arranjos de mÃsica popular e possa, a partir da referÃncia prÃxima da afirmaÃÃo experimentada da tradiÃÃo, estar aberto a um diÃlogo epistemolÃgico com outras culturas musicais. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5874application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perception of music as theme and as an academic discipline
title Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas
spellingShingle Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas
JÃderson Aguiar Teixeira
PercepÃÃo Musical
EducaÃÃo Musical
Music Perception
Music Education
EDUCACAO
title_short Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas
title_full Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas
title_fullStr Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas
title_full_unstemmed Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas
title_sort Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas
author JÃderson Aguiar Teixeira
author_facet JÃderson Aguiar Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elvis de Azevedo Matos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 32208677315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9261280061942293
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elba Braga Ramalho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 09834869304
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78025818349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7605362834478775
dc.contributor.author.fl_str_mv JÃderson Aguiar Teixeira
contributor_str_mv Elvis de Azevedo Matos
Luiz Botelho Albuquerque
Elba Braga Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv PercepÃÃo Musical
EducaÃÃo Musical
topic PercepÃÃo Musical
EducaÃÃo Musical
Music Perception
Music Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Music Perception
Music Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Minha dissertaÃÃo procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepÃÃo musical enquanto tema e enquanto disciplina acadÃmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e prÃxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiÃncias perceptivo-musicais em ciÃncia da educaÃÃo musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepÃÃo musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevÃncia do conhecimento produzido nos paÃses dominados. Tenta um diÃlogo entre os pensadores da percepÃÃo musical, sobretudo como disciplina acadÃmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de PercepÃÃo e Solfejo do curso de Licenciatura em EducaÃÃo Musical da Universidade Federal do Cearà (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teÃrico-metodolÃgicas. Na Ãltima seÃÃo, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevÃncia e da contribuiÃÃo da disciplina de PercepÃÃo e Solfejo nas suas formaÃÃes. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressÃo consciente. Confirma a viabilidade do solfejo mÃvel e sugere, alÃm da prÃtica de solfejo, a necessidade de utilizaÃÃo do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, histÃria e estÃtica que tradicionalmente nÃo encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construÃÃo do saber, recomenda a utilizaÃÃo da canÃÃo brasileira como repertÃrio essencial e mostra, para alÃm das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboraÃÃo de um mÃtodo brasileiro de percepÃÃo musical que utilize como excipiente a confecÃÃo orientada de arranjos de mÃsica popular e possa, a partir da referÃncia prÃxima da afirmaÃÃo experimentada da tradiÃÃo, estar aberto a um diÃlogo epistemolÃgico com outras culturas musicais.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5874
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295147638652928