Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5874 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_4149704ed63e1d4d6793e9a71de03d56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4244 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicasPerception of music as theme and as an academic discipline2011-04-29Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Luiz Botelho Albuquerque00200220187Elba Braga Ramalho0983486930478025818349http://lattes.cnpq.br/7605362834478775JÃderson Aguiar TeixeiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPercepÃÃo Musical EducaÃÃo MusicalMusic Perception Music EducationEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorMinha dissertaÃÃo procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepÃÃo musical enquanto tema e enquanto disciplina acadÃmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e prÃxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiÃncias perceptivo-musicais em ciÃncia da educaÃÃo musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepÃÃo musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevÃncia do conhecimento produzido nos paÃses dominados. Tenta um diÃlogo entre os pensadores da percepÃÃo musical, sobretudo como disciplina acadÃmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de PercepÃÃo e Solfejo do curso de Licenciatura em EducaÃÃo Musical da Universidade Federal do Cearà (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teÃrico-metodolÃgicas. Na Ãltima seÃÃo, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevÃncia e da contribuiÃÃo da disciplina de PercepÃÃo e Solfejo nas suas formaÃÃes. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressÃo consciente. Confirma a viabilidade do solfejo mÃvel e sugere, alÃm da prÃtica de solfejo, a necessidade de utilizaÃÃo do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, histÃria e estÃtica que tradicionalmente nÃo encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construÃÃo do saber, recomenda a utilizaÃÃo da canÃÃo brasileira como repertÃrio essencial e mostra, para alÃm das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboraÃÃo de um mÃtodo brasileiro de percepÃÃo musical que utilize como excipiente a confecÃÃo orientada de arranjos de mÃsica popular e possa, a partir da referÃncia prÃxima da afirmaÃÃo experimentada da tradiÃÃo, estar aberto a um diÃlogo epistemolÃgico com outras culturas musicais. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5874application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:57Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Perception of music as theme and as an academic discipline |
title |
Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas |
spellingShingle |
Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas JÃderson Aguiar Teixeira PercepÃÃo Musical EducaÃÃo Musical Music Perception Music Education EDUCACAO |
title_short |
Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas |
title_full |
Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas |
title_fullStr |
Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas |
title_full_unstemmed |
Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas |
title_sort |
Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas |
author |
JÃderson Aguiar Teixeira |
author_facet |
JÃderson Aguiar Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elvis de Azevedo Matos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
32208677315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9261280061942293 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elba Braga Ramalho |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
09834869304 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78025818349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7605362834478775 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JÃderson Aguiar Teixeira |
contributor_str_mv |
Elvis de Azevedo Matos Luiz Botelho Albuquerque Elba Braga Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PercepÃÃo Musical EducaÃÃo Musical |
topic |
PercepÃÃo Musical EducaÃÃo Musical Music Perception Music Education EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Perception Music Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Minha dissertaÃÃo procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepÃÃo musical enquanto tema e enquanto disciplina acadÃmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e prÃxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiÃncias perceptivo-musicais em ciÃncia da educaÃÃo musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepÃÃo musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevÃncia do conhecimento produzido nos paÃses dominados. Tenta um diÃlogo entre os pensadores da percepÃÃo musical, sobretudo como disciplina acadÃmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de PercepÃÃo e Solfejo do curso de Licenciatura em EducaÃÃo Musical da Universidade Federal do Cearà (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teÃrico-metodolÃgicas. Na Ãltima seÃÃo, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevÃncia e da contribuiÃÃo da disciplina de PercepÃÃo e Solfejo nas suas formaÃÃes. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressÃo consciente. Confirma a viabilidade do solfejo mÃvel e sugere, alÃm da prÃtica de solfejo, a necessidade de utilizaÃÃo do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, histÃria e estÃtica que tradicionalmente nÃo encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construÃÃo do saber, recomenda a utilizaÃÃo da canÃÃo brasileira como repertÃrio essencial e mostra, para alÃm das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboraÃÃo de um mÃtodo brasileiro de percepÃÃo musical que utilize como excipiente a confecÃÃo orientada de arranjos de mÃsica popular e possa, a partir da referÃncia prÃxima da afirmaÃÃo experimentada da tradiÃÃo, estar aberto a um diÃlogo epistemolÃgico com outras culturas musicais. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5874 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295147638652928 |