PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Lourdes Lucena de Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3757
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o EstÃgio a partir da percepÃÃo e avaliaÃÃo dos gestores e dos professores que recebem os estagiÃrios. Teve a preocupaÃÃo de conhecer a escola-campo, em sua estrutura e funcionamento, no decorrer de um semestre letivo, bem como investigar o EstÃgio curricular supervisionado a partir das reflexÃes teÃricas, prÃticas, documentais. Foi utilizada a teoria da Gestalt para compreender o objeto de estudo â a relaÃÃo entre a Escola-Campo e a universidade, no tocante à formaÃÃo de professores, atravÃs do EstÃgio Curricular Supervisionado, nos cursos de Licenciatura em Biologia. DistribuÃdo em introduÃÃo e quatro capÃtulos, utilizou como aporte teÃrico os estudos de Franco e Ghedin (2008), Merleau Ponty (2006), Vianna (2000), Saviani (1996, 2009), Pimenta (1993, 2002, 2006), Romanelli (2006), Fusari (1987), Pimenta e Lima (2004), entre outros, alÃm dos documentos legais redigidos e publicados pelo MEC e CNE. A pesquisa apoiou-se na metodologia avaliativa, que permite que os procedimentos da pesquisa qualitativa se agreguem na construÃÃo de conhecimentos e aprendizagens que dÃo significado à reflexÃo - anÃlise e avaliaÃÃo curricular. A entrevista qualitativa de base fenomenolÃgica auxiliou na compreensÃo dos dados que marcaram o espaÃo/tempo da pesquisa. Os principais achados desta investigaÃÃo constituÃram os seguintes pontos de reflexÃo: a percepÃÃo dos gestores e professores de Biologia sobre o EstÃgio, os quais ofereceram elementos formativos para a pesquisadora, uma vez que alargou o campo de aprendizagens no campo da pesquisa educacional e na vivÃncia com o cotidiano da escola pÃblica. Para os educadores entrevistados foi tambÃm uma oportunidade de reflexÃo, quando passaram a elaborar suas experiÃncias de vida, formaÃÃo. Os professores de Biologia demonstram respeito por sua Ãrea de conhecimento e reafirmam a valorizaÃÃo da Biologia, enquanto ciÃncia da vida. Esperam que os estagiÃrios os ajudem a incentivar os alunos, pois estes se encontram desmotivados, o que dificulta o diÃlogo. Esta pesquisa registra um tempo difÃcil para a escola, por conta do envolvimento dos seus gestores com processos eletivos. Na passagem dos estagiÃrios e da pesquisadora, ficou o convite para a reflexÃo e a proposta de um trabalho coletivo que envolva a escola e a universidade; A complexidade das relaÃÃes entre a Universidade e as Escolas està longe de ser compreendida se nÃo houver diÃlogo sobre a formaÃÃo com qualidade do professor, nos espaÃos concretos em que ela acontece.
id UFC_ac101bd1c3afed9ec0b68d213e850b1e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2925
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.Perception of School-field on the Stage Supervised in Biology: an assessment of contributions to Curriculum Evaluation2009-09-11Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/0578752312396260Meirecele CalÃope Leitinho03425061372Josà Cerchi Fusari0487206185377035569391Ana Lourdes Lucena de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREstÃgio Supervisionado PercepÃÃo Escola-campo AvaliaÃÃo Curricular. Stage Supervised. Perception. School-field. Curriculum EvaluationEDUCACAOA presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o EstÃgio a partir da percepÃÃo e avaliaÃÃo dos gestores e dos professores que recebem os estagiÃrios. Teve a preocupaÃÃo de conhecer a escola-campo, em sua estrutura e funcionamento, no decorrer de um semestre letivo, bem como investigar o EstÃgio curricular supervisionado a partir das reflexÃes teÃricas, prÃticas, documentais. Foi utilizada a teoria da Gestalt para compreender o objeto de estudo â a relaÃÃo entre a Escola-Campo e a universidade, no tocante à formaÃÃo de professores, atravÃs do EstÃgio Curricular Supervisionado, nos cursos de Licenciatura em Biologia. DistribuÃdo em introduÃÃo e quatro capÃtulos, utilizou como aporte teÃrico os estudos de Franco e Ghedin (2008), Merleau Ponty (2006), Vianna (2000), Saviani (1996, 2009), Pimenta (1993, 2002, 2006), Romanelli (2006), Fusari (1987), Pimenta e Lima (2004), entre outros, alÃm dos documentos legais redigidos e publicados pelo MEC e CNE. A pesquisa apoiou-se na metodologia avaliativa, que permite que os procedimentos da pesquisa qualitativa se agreguem na construÃÃo de conhecimentos e aprendizagens que dÃo significado à reflexÃo - anÃlise e avaliaÃÃo curricular. A entrevista qualitativa de base fenomenolÃgica auxiliou na compreensÃo dos dados que marcaram o espaÃo/tempo da pesquisa. Os principais achados desta investigaÃÃo constituÃram os seguintes pontos de reflexÃo: a percepÃÃo dos gestores e professores de Biologia sobre o EstÃgio, os quais ofereceram elementos formativos para a pesquisadora, uma vez que alargou o campo de aprendizagens no campo da pesquisa educacional e na vivÃncia com o cotidiano da escola pÃblica. Para os educadores entrevistados foi tambÃm uma oportunidade de reflexÃo, quando passaram a elaborar suas experiÃncias de vida, formaÃÃo. Os professores de Biologia demonstram respeito por sua Ãrea de conhecimento e reafirmam a valorizaÃÃo da Biologia, enquanto ciÃncia da vida. Esperam que os estagiÃrios os ajudem a incentivar os alunos, pois estes se encontram desmotivados, o que dificulta o diÃlogo. Esta pesquisa registra um tempo difÃcil para a escola, por conta do envolvimento dos seus gestores com processos eletivos. Na passagem dos estagiÃrios e da pesquisadora, ficou o convite para a reflexÃo e a proposta de um trabalho coletivo que envolva a escola e a universidade; A complexidade das relaÃÃes entre a Universidade e as Escolas està longe de ser compreendida se nÃo houver diÃlogo sobre a formaÃÃo com qualidade do professor, nos espaÃos concretos em que ela acontece. This research project has as main purpose understanding supervised stage activities, under school managerâs and teacherÂs point-of-view, seeing that they are responsible for the teachers-students reception at school. For one semester class period, the field-school was analyzed in its structure and action, as well as the supervised stage considering practical reflexive documental theory. Gestaltâs theory was used to comprehend the researched object that is the relationship between field-school and university reffering to a Biology major, through supervised stage. This workâs components are introduction and four chapters supplied in Franco and Ghedinâs (2008) Marleau Pontyâs (2006) ViannaÂs (2000) Romanelliâs (2006) Fusaryâs (1987) Pimenta and Limaâs (1993) studies, among others, beyond legal documents published by MEC and CNE. The research has based itself in the evaluative methodology, that can make possible the aggregation of the qualitative research procedures in the knowledge and learning construction. Both of these can give real mean to the study purpose reflection, analysis and evaluation. The qualitative research in phenomenological basis helped to understand data that has marked the space/time of the research. The most important results in this investigation are constituted by these points of reflection: the school managers and Biology teachers perception about supervised stage offered formative elements to the searcher, because they increased the learning field in education area and in the time spent inside public school. That was very important also for the teachers involved in this research through the opportunity of reflection, when they discussed their life experience. Biology teachers respect their knowledge area and hava Biology as The Science of Life. They also hope the teachers-students can help them encourage the students, because keeping the dialog is very difficult, when the class is disarticulated. The searcher marked her presence in the school, inviting to do a work involving school and university, that is an emergency. Teachers formation needs to increase the dialogue in the real spaces where it happens.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3757application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:51Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perception of School-field on the Stage Supervised in Biology: an assessment of contributions to Curriculum Evaluation
title PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.
spellingShingle PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.
Ana Lourdes Lucena de Sousa
EstÃgio Supervisionado
PercepÃÃo
Escola-campo
AvaliaÃÃo Curricular.
Stage Supervised. Perception. School-field. Curriculum Evaluation
EDUCACAO
title_short PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.
title_full PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.
title_fullStr PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.
title_full_unstemmed PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.
title_sort PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.
author Ana Lourdes Lucena de Sousa
author_facet Ana Lourdes Lucena de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15574911353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0578752312396260
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Meirecele CalÃope Leitinho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 03425061372
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Cerchi Fusari
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04872061853
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 77035569391
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Lourdes Lucena de Sousa
contributor_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
Meirecele CalÃope Leitinho
Josà Cerchi Fusari
dc.subject.por.fl_str_mv EstÃgio Supervisionado
PercepÃÃo
Escola-campo
AvaliaÃÃo Curricular.
topic EstÃgio Supervisionado
PercepÃÃo
Escola-campo
AvaliaÃÃo Curricular.
Stage Supervised. Perception. School-field. Curriculum Evaluation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Stage Supervised. Perception. School-field. Curriculum Evaluation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o EstÃgio a partir da percepÃÃo e avaliaÃÃo dos gestores e dos professores que recebem os estagiÃrios. Teve a preocupaÃÃo de conhecer a escola-campo, em sua estrutura e funcionamento, no decorrer de um semestre letivo, bem como investigar o EstÃgio curricular supervisionado a partir das reflexÃes teÃricas, prÃticas, documentais. Foi utilizada a teoria da Gestalt para compreender o objeto de estudo â a relaÃÃo entre a Escola-Campo e a universidade, no tocante à formaÃÃo de professores, atravÃs do EstÃgio Curricular Supervisionado, nos cursos de Licenciatura em Biologia. DistribuÃdo em introduÃÃo e quatro capÃtulos, utilizou como aporte teÃrico os estudos de Franco e Ghedin (2008), Merleau Ponty (2006), Vianna (2000), Saviani (1996, 2009), Pimenta (1993, 2002, 2006), Romanelli (2006), Fusari (1987), Pimenta e Lima (2004), entre outros, alÃm dos documentos legais redigidos e publicados pelo MEC e CNE. A pesquisa apoiou-se na metodologia avaliativa, que permite que os procedimentos da pesquisa qualitativa se agreguem na construÃÃo de conhecimentos e aprendizagens que dÃo significado à reflexÃo - anÃlise e avaliaÃÃo curricular. A entrevista qualitativa de base fenomenolÃgica auxiliou na compreensÃo dos dados que marcaram o espaÃo/tempo da pesquisa. Os principais achados desta investigaÃÃo constituÃram os seguintes pontos de reflexÃo: a percepÃÃo dos gestores e professores de Biologia sobre o EstÃgio, os quais ofereceram elementos formativos para a pesquisadora, uma vez que alargou o campo de aprendizagens no campo da pesquisa educacional e na vivÃncia com o cotidiano da escola pÃblica. Para os educadores entrevistados foi tambÃm uma oportunidade de reflexÃo, quando passaram a elaborar suas experiÃncias de vida, formaÃÃo. Os professores de Biologia demonstram respeito por sua Ãrea de conhecimento e reafirmam a valorizaÃÃo da Biologia, enquanto ciÃncia da vida. Esperam que os estagiÃrios os ajudem a incentivar os alunos, pois estes se encontram desmotivados, o que dificulta o diÃlogo. Esta pesquisa registra um tempo difÃcil para a escola, por conta do envolvimento dos seus gestores com processos eletivos. Na passagem dos estagiÃrios e da pesquisadora, ficou o convite para a reflexÃo e a proposta de um trabalho coletivo que envolva a escola e a universidade; A complexidade das relaÃÃes entre a Universidade e as Escolas està longe de ser compreendida se nÃo houver diÃlogo sobre a formaÃÃo com qualidade do professor, nos espaÃos concretos em que ela acontece.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research project has as main purpose understanding supervised stage activities, under school managerâs and teacherÂs point-of-view, seeing that they are responsible for the teachers-students reception at school. For one semester class period, the field-school was analyzed in its structure and action, as well as the supervised stage considering practical reflexive documental theory. Gestaltâs theory was used to comprehend the researched object that is the relationship between field-school and university reffering to a Biology major, through supervised stage. This workâs components are introduction and four chapters supplied in Franco and Ghedinâs (2008) Marleau Pontyâs (2006) ViannaÂs (2000) Romanelliâs (2006) Fusaryâs (1987) Pimenta and Limaâs (1993) studies, among others, beyond legal documents published by MEC and CNE. The research has based itself in the evaluative methodology, that can make possible the aggregation of the qualitative research procedures in the knowledge and learning construction. Both of these can give real mean to the study purpose reflection, analysis and evaluation. The qualitative research in phenomenological basis helped to understand data that has marked the space/time of the research. The most important results in this investigation are constituted by these points of reflection: the school managers and Biology teachers perception about supervised stage offered formative elements to the searcher, because they increased the learning field in education area and in the time spent inside public school. That was very important also for the teachers involved in this research through the opportunity of reflection, when they discussed their life experience. Biology teachers respect their knowledge area and hava Biology as The Science of Life. They also hope the teachers-students can help them encourage the students, because keeping the dialog is very difficult, when the class is disarticulated. The searcher marked her presence in the school, inviting to do a work involving school and university, that is an emergency. Teachers formation needs to increase the dialogue in the real spaces where it happens.
description A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o EstÃgio a partir da percepÃÃo e avaliaÃÃo dos gestores e dos professores que recebem os estagiÃrios. Teve a preocupaÃÃo de conhecer a escola-campo, em sua estrutura e funcionamento, no decorrer de um semestre letivo, bem como investigar o EstÃgio curricular supervisionado a partir das reflexÃes teÃricas, prÃticas, documentais. Foi utilizada a teoria da Gestalt para compreender o objeto de estudo â a relaÃÃo entre a Escola-Campo e a universidade, no tocante à formaÃÃo de professores, atravÃs do EstÃgio Curricular Supervisionado, nos cursos de Licenciatura em Biologia. DistribuÃdo em introduÃÃo e quatro capÃtulos, utilizou como aporte teÃrico os estudos de Franco e Ghedin (2008), Merleau Ponty (2006), Vianna (2000), Saviani (1996, 2009), Pimenta (1993, 2002, 2006), Romanelli (2006), Fusari (1987), Pimenta e Lima (2004), entre outros, alÃm dos documentos legais redigidos e publicados pelo MEC e CNE. A pesquisa apoiou-se na metodologia avaliativa, que permite que os procedimentos da pesquisa qualitativa se agreguem na construÃÃo de conhecimentos e aprendizagens que dÃo significado à reflexÃo - anÃlise e avaliaÃÃo curricular. A entrevista qualitativa de base fenomenolÃgica auxiliou na compreensÃo dos dados que marcaram o espaÃo/tempo da pesquisa. Os principais achados desta investigaÃÃo constituÃram os seguintes pontos de reflexÃo: a percepÃÃo dos gestores e professores de Biologia sobre o EstÃgio, os quais ofereceram elementos formativos para a pesquisadora, uma vez que alargou o campo de aprendizagens no campo da pesquisa educacional e na vivÃncia com o cotidiano da escola pÃblica. Para os educadores entrevistados foi tambÃm uma oportunidade de reflexÃo, quando passaram a elaborar suas experiÃncias de vida, formaÃÃo. Os professores de Biologia demonstram respeito por sua Ãrea de conhecimento e reafirmam a valorizaÃÃo da Biologia, enquanto ciÃncia da vida. Esperam que os estagiÃrios os ajudem a incentivar os alunos, pois estes se encontram desmotivados, o que dificulta o diÃlogo. Esta pesquisa registra um tempo difÃcil para a escola, por conta do envolvimento dos seus gestores com processos eletivos. Na passagem dos estagiÃrios e da pesquisadora, ficou o convite para a reflexÃo e a proposta de um trabalho coletivo que envolva a escola e a universidade; A complexidade das relaÃÃes entre a Universidade e as Escolas està longe de ser compreendida se nÃo houver diÃlogo sobre a formaÃÃo com qualidade do professor, nos espaÃos concretos em que ela acontece.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3757
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295133832052736