PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3757 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o EstÃgio a partir da percepÃÃo e avaliaÃÃo dos gestores e dos professores que recebem os estagiÃrios. Teve a preocupaÃÃo de conhecer a escola-campo, em sua estrutura e funcionamento, no decorrer de um semestre letivo, bem como investigar o EstÃgio curricular supervisionado a partir das reflexÃes teÃricas, prÃticas, documentais. Foi utilizada a teoria da Gestalt para compreender o objeto de estudo â a relaÃÃo entre a Escola-Campo e a universidade, no tocante à formaÃÃo de professores, atravÃs do EstÃgio Curricular Supervisionado, nos cursos de Licenciatura em Biologia. DistribuÃdo em introduÃÃo e quatro capÃtulos, utilizou como aporte teÃrico os estudos de Franco e Ghedin (2008), Merleau Ponty (2006), Vianna (2000), Saviani (1996, 2009), Pimenta (1993, 2002, 2006), Romanelli (2006), Fusari (1987), Pimenta e Lima (2004), entre outros, alÃm dos documentos legais redigidos e publicados pelo MEC e CNE. A pesquisa apoiou-se na metodologia avaliativa, que permite que os procedimentos da pesquisa qualitativa se agreguem na construÃÃo de conhecimentos e aprendizagens que dÃo significado à reflexÃo - anÃlise e avaliaÃÃo curricular. A entrevista qualitativa de base fenomenolÃgica auxiliou na compreensÃo dos dados que marcaram o espaÃo/tempo da pesquisa. Os principais achados desta investigaÃÃo constituÃram os seguintes pontos de reflexÃo: a percepÃÃo dos gestores e professores de Biologia sobre o EstÃgio, os quais ofereceram elementos formativos para a pesquisadora, uma vez que alargou o campo de aprendizagens no campo da pesquisa educacional e na vivÃncia com o cotidiano da escola pÃblica. Para os educadores entrevistados foi tambÃm uma oportunidade de reflexÃo, quando passaram a elaborar suas experiÃncias de vida, formaÃÃo. Os professores de Biologia demonstram respeito por sua Ãrea de conhecimento e reafirmam a valorizaÃÃo da Biologia, enquanto ciÃncia da vida. Esperam que os estagiÃrios os ajudem a incentivar os alunos, pois estes se encontram desmotivados, o que dificulta o diÃlogo. Esta pesquisa registra um tempo difÃcil para a escola, por conta do envolvimento dos seus gestores com processos eletivos. Na passagem dos estagiÃrios e da pesquisadora, ficou o convite para a reflexÃo e a proposta de um trabalho coletivo que envolva a escola e a universidade; A complexidade das relaÃÃes entre a Universidade e as Escolas està longe de ser compreendida se nÃo houver diÃlogo sobre a formaÃÃo com qualidade do professor, nos espaÃos concretos em que ela acontece. |
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Teve a preocupaÃÃo de conhecer a escola-campo, em sua estrutura e funcionamento, no decorrer de um semestre letivo, bem como investigar o EstÃgio curricular supervisionado a partir das reflexÃes teÃricas, prÃticas, documentais. Foi utilizada a teoria da Gestalt para compreender o objeto de estudo â a relaÃÃo entre a Escola-Campo e a universidade, no tocante à formaÃÃo de professores, atravÃs do EstÃgio Curricular Supervisionado, nos cursos de Licenciatura em Biologia. DistribuÃdo em introduÃÃo e quatro capÃtulos, utilizou como aporte teÃrico os estudos de Franco e Ghedin (2008), Merleau Ponty (2006), Vianna (2000), Saviani (1996, 2009), Pimenta (1993, 2002, 2006), Romanelli (2006), Fusari (1987), Pimenta e Lima (2004), entre outros, alÃm dos documentos legais redigidos e publicados pelo MEC e CNE. A pesquisa apoiou-se na metodologia avaliativa, que permite que os procedimentos da pesquisa qualitativa se agreguem na construÃÃo de conhecimentos e aprendizagens que dÃo significado à reflexÃo - anÃlise e avaliaÃÃo curricular. A entrevista qualitativa de base fenomenolÃgica auxiliou na compreensÃo dos dados que marcaram o espaÃo/tempo da pesquisa. Os principais achados desta investigaÃÃo constituÃram os seguintes pontos de reflexÃo: a percepÃÃo dos gestores e professores de Biologia sobre o EstÃgio, os quais ofereceram elementos formativos para a pesquisadora, uma vez que alargou o campo de aprendizagens no campo da pesquisa educacional e na vivÃncia com o cotidiano da escola pÃblica. Para os educadores entrevistados foi tambÃm uma oportunidade de reflexÃo, quando passaram a elaborar suas experiÃncias de vida, formaÃÃo. Os professores de Biologia demonstram respeito por sua Ãrea de conhecimento e reafirmam a valorizaÃÃo da Biologia, enquanto ciÃncia da vida. Esperam que os estagiÃrios os ajudem a incentivar os alunos, pois estes se encontram desmotivados, o que dificulta o diÃlogo. Esta pesquisa registra um tempo difÃcil para a escola, por conta do envolvimento dos seus gestores com processos eletivos. Na passagem dos estagiÃrios e da pesquisadora, ficou o convite para a reflexÃo e a proposta de um trabalho coletivo que envolva a escola e a universidade; A complexidade das relaÃÃes entre a Universidade e as Escolas està longe de ser compreendida se nÃo houver diÃlogo sobre a formaÃÃo com qualidade do professor, nos espaÃos concretos em que ela acontece. This research project has as main purpose understanding supervised stage activities, under school managerâs and teacherÂs point-of-view, seeing that they are responsible for the teachers-students reception at school. For one semester class period, the field-school was analyzed in its structure and action, as well as the supervised stage considering practical reflexive documental theory. Gestaltâs theory was used to comprehend the researched object that is the relationship between field-school and university reffering to a Biology major, through supervised stage. This workâs components are introduction and four chapters supplied in Franco and Ghedinâs (2008) Marleau Pontyâs (2006) ViannaÂs (2000) Romanelliâs (2006) Fusaryâs (1987) Pimenta and Limaâs (1993) studies, among others, beyond legal documents published by MEC and CNE. The research has based itself in the evaluative methodology, that can make possible the aggregation of the qualitative research procedures in the knowledge and learning construction. Both of these can give real mean to the study purpose reflection, analysis and evaluation. The qualitative research in phenomenological basis helped to understand data that has marked the space/time of the research. The most important results in this investigation are constituted by these points of reflection: the school managers and Biology teachers perception about supervised stage offered formative elements to the searcher, because they increased the learning field in education area and in the time spent inside public school. That was very important also for the teachers involved in this research through the opportunity of reflection, when they discussed their life experience. Biology teachers respect their knowledge area and hava Biology as The Science of Life. They also hope the teachers-students can help them encourage the students, because keeping the dialog is very difficult, when the class is disarticulated. The searcher marked her presence in the school, inviting to do a work involving school and university, that is an emergency. Teachers formation needs to increase the dialogue in the real spaces where it happens.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3757application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:51Zmail@mail.com - |
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PercepÃÃo da escola-campo sobre o estÃgio supervisionado em Biologia: contribuiÃÃes para uma avaliaÃÃo curricular. Ana Lourdes Lucena de Sousa EstÃgio Supervisionado PercepÃÃo Escola-campo AvaliaÃÃo Curricular. Stage Supervised. Perception. School-field. Curriculum Evaluation EDUCACAO |
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This research project has as main purpose understanding supervised stage activities, under school managerâs and teacherÂs point-of-view, seeing that they are responsible for the teachers-students reception at school. For one semester class period, the field-school was analyzed in its structure and action, as well as the supervised stage considering practical reflexive documental theory. Gestaltâs theory was used to comprehend the researched object that is the relationship between field-school and university reffering to a Biology major, through supervised stage. This workâs components are introduction and four chapters supplied in Franco and Ghedinâs (2008) Marleau Pontyâs (2006) ViannaÂs (2000) Romanelliâs (2006) Fusaryâs (1987) Pimenta and Limaâs (1993) studies, among others, beyond legal documents published by MEC and CNE. The research has based itself in the evaluative methodology, that can make possible the aggregation of the qualitative research procedures in the knowledge and learning construction. Both of these can give real mean to the study purpose reflection, analysis and evaluation. The qualitative research in phenomenological basis helped to understand data that has marked the space/time of the research. The most important results in this investigation are constituted by these points of reflection: the school managers and Biology teachers perception about supervised stage offered formative elements to the searcher, because they increased the learning field in education area and in the time spent inside public school. That was very important also for the teachers involved in this research through the opportunity of reflection, when they discussed their life experience. Biology teachers respect their knowledge area and hava Biology as The Science of Life. They also hope the teachers-students can help them encourage the students, because keeping the dialog is very difficult, when the class is disarticulated. The searcher marked her presence in the school, inviting to do a work involving school and university, that is an emergency. Teachers formation needs to increase the dialogue in the real spaces where it happens. |
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