As estratÃgias utilizadas por crianÃas em fase de apropriaÃÃo da leitura: uma anÃlise a partir da interaÃÃo com os instrumentos de avaliaÃÃo em larga escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joyce Carneiro de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9425
Resumo: Hà cerca de vinte anos, o governo brasileiro utiliza-se de sistemas e programas de avaliaÃÃo em larga escala como maneira de melhor entender e melhor intervir na educaÃÃo. Em 2007, o Programa de AlfabetizaÃÃo na Idade Certa - PAIC - inaugurou um novo viÃs para essas avaliaÃÃes, promovendo uma avaliaÃÃo diagnÃstica do desempenho de crianÃas em fase de construÃÃo da alfabetizaÃÃo, no sentido de ofertar ao professor o desempenho individual de seus alunos com base nas habilidades de leitura e escrita incluÃdas nos testes. Ao longo das atividades, desenvolvidas, durante pouco mais de 3 anos (2008-2011) no PAIC, mais precisamente vinculadas ao Eixo de AvaliaÃÃo Externa, foi possÃvel perceber a necessidade de compreender os caminhos que os alunos percorriam no momento de responder aos itens das Provinhas do Programa, para que, cada vez mais, pudessem ser compreendidos os processos de aprendizagem dos mesmos, assim como tornar possÃvel construir instrumentos avaliativos condizentes ao pensamento das crianÃas avaliadas. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as estratÃgias utilizadas por crianÃas em fase de construÃÃo da leitura fundamentada numa interaÃÃo com instrumentos de avaliaÃÃes em larga escala. Como metodologia, foi escolhida a pesquisa qualitativa dos tipos bibliogrÃfica, documental e de campo. Os dados foram coletados por meio da anÃlise de documentos, revisÃo de literatura e de entrevistas com 70 crianÃas, matriculadas no 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Maracanaà â Cearà â que haviam sido submetidas à Provinha do PAIC em 2011. As entrevistas foram conduzidas pelo mÃtodo clÃnico experimental de Jean Piaget. AlÃm da Provinha do PAIC de 2011, foi utilizado, para coletar os dados, um instrumento elaborado nos mesmos moldes de um teste de avaliaÃÃo externa com habilidades da competÃncia de leitura que avaliavam a leitura de frases, localizaÃÃo de informaÃÃes explÃcitas e implÃcitas em um texto, reconhecimento de finalidade textual e reconhecimento do assunto do texto. A pesquisa apresentou como resultados gerais os seguintes pontos: 1) Foram identificadas e analisadas 13 estratÃgias de leitura; 2) CrianÃas leitoras de frases nÃo necessariamente sÃo leitoras de palavras; 3) As estratÃgias de leitura sÃo capazes de elucidar as intervenÃÃes pedagÃgicas necessÃrias em determinada sala de aula, alÃm das tÃcnicas de elaboraÃÃo de itens; 4) O conhecimento prÃvio e os vÃnculos afetivos podem determinar as respostas de crianÃas nessa idade escolar; 5) Dentre as habilidades de compreensÃo textual avaliadas, a que apresentou mais dificuldade foi a de reconhecimento do assunto do texto. A pesquisa, por fim, encontrou evidÃncias de que, por intermÃdio dos testes de avaliaÃÃo em larga escala, à possÃvel identificar as estratÃgias de leitura elaboradas pelas crianÃas respondentes, desde que sejam incorporados elementos de avaliaÃÃo formativa.
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Em 2007, o Programa de AlfabetizaÃÃo na Idade Certa - PAIC - inaugurou um novo viÃs para essas avaliaÃÃes, promovendo uma avaliaÃÃo diagnÃstica do desempenho de crianÃas em fase de construÃÃo da alfabetizaÃÃo, no sentido de ofertar ao professor o desempenho individual de seus alunos com base nas habilidades de leitura e escrita incluÃdas nos testes. Ao longo das atividades, desenvolvidas, durante pouco mais de 3 anos (2008-2011) no PAIC, mais precisamente vinculadas ao Eixo de AvaliaÃÃo Externa, foi possÃvel perceber a necessidade de compreender os caminhos que os alunos percorriam no momento de responder aos itens das Provinhas do Programa, para que, cada vez mais, pudessem ser compreendidos os processos de aprendizagem dos mesmos, assim como tornar possÃvel construir instrumentos avaliativos condizentes ao pensamento das crianÃas avaliadas. 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A pesquisa, por fim, encontrou evidÃncias de que, por intermÃdio dos testes de avaliaÃÃo em larga escala, à possÃvel identificar as estratÃgias de leitura elaboradas pelas crianÃas respondentes, desde que sejam incorporados elementos de avaliaÃÃo formativa.About twenty years, Brazilianâs government has used large-scale evaluation systems and programs such a way to understand and act in the education. In the year 2007 the âPrograma de AlfabetizaÃÃo na Idade Certaâ - PAIC has brought a new view over this evaluations, promoting a diagnose of the childrenâs skills, specifically that ones that were in the process of literacyâs construction, in the sense of bring to the teacher the individual performance of his students, from their abilities of reading and writing included in the tests. During the PAICâs activities, for a little more than 3 years (2008-2011) specifically in the Axe of the External Evaluation has possible to see the need to understand the ways that the students traveled in the moment that they answered the items of the tests of the program, as soon the learning process was better understood, and besides was possible to build evaluation tools consonant to evaluated children thoughts. In this meaning, this work has as the purpose to identify and to analyze the strategies used by children in construction of reading from the interaction with the large-scale evaluationâs instruments. As methodology, were chosen the qualitative research of the review of references, the analysis of documents and the field research. The data was collected through the analysis of the documents, review of references and interviews with 70 children, enrolled at a school that belongs to the municipal administration of Maracanaà â CearÃ, that were submited to the âProvinha do PAICâ in the year 2011. The interviews were conducted by the clinical experimental method of Jean Piaget. More then the âProvinha do PAICâ of the year 2011, was used to collect data an instrument elaborated in the same manners of an external evaluation test with reading competence abilities that is able to evaluate the reading of phrases, the location of explicit and implicit information in a text, and recognizing the final purpose of a text and the subject of it. The research presented as general results the following points: 1) 13 reading strategies were identified and analyzed; 2) Children that were phrase readers were not able to read words; 3) The Reading strategies can elucidate the necessary pedagogical interventions in a specific classroom, beyond the items elaborations technics; 4) Previous knowledge and emotional links can determine the answers of school-age children; 5) Among the abilities of text understanding the one that has presented more difficult was the text recognizing. The research, at last, has found evidences that by the large-scale evaluation tests is possible to identify the reading strategies elaborated by children, since formative evaluation elements were incorporated.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9425application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:32Zmail@mail.com -
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description Hà cerca de vinte anos, o governo brasileiro utiliza-se de sistemas e programas de avaliaÃÃo em larga escala como maneira de melhor entender e melhor intervir na educaÃÃo. Em 2007, o Programa de AlfabetizaÃÃo na Idade Certa - PAIC - inaugurou um novo viÃs para essas avaliaÃÃes, promovendo uma avaliaÃÃo diagnÃstica do desempenho de crianÃas em fase de construÃÃo da alfabetizaÃÃo, no sentido de ofertar ao professor o desempenho individual de seus alunos com base nas habilidades de leitura e escrita incluÃdas nos testes. Ao longo das atividades, desenvolvidas, durante pouco mais de 3 anos (2008-2011) no PAIC, mais precisamente vinculadas ao Eixo de AvaliaÃÃo Externa, foi possÃvel perceber a necessidade de compreender os caminhos que os alunos percorriam no momento de responder aos itens das Provinhas do Programa, para que, cada vez mais, pudessem ser compreendidos os processos de aprendizagem dos mesmos, assim como tornar possÃvel construir instrumentos avaliativos condizentes ao pensamento das crianÃas avaliadas. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as estratÃgias utilizadas por crianÃas em fase de construÃÃo da leitura fundamentada numa interaÃÃo com instrumentos de avaliaÃÃes em larga escala. Como metodologia, foi escolhida a pesquisa qualitativa dos tipos bibliogrÃfica, documental e de campo. Os dados foram coletados por meio da anÃlise de documentos, revisÃo de literatura e de entrevistas com 70 crianÃas, matriculadas no 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Maracanaà â Cearà â que haviam sido submetidas à Provinha do PAIC em 2011. As entrevistas foram conduzidas pelo mÃtodo clÃnico experimental de Jean Piaget. AlÃm da Provinha do PAIC de 2011, foi utilizado, para coletar os dados, um instrumento elaborado nos mesmos moldes de um teste de avaliaÃÃo externa com habilidades da competÃncia de leitura que avaliavam a leitura de frases, localizaÃÃo de informaÃÃes explÃcitas e implÃcitas em um texto, reconhecimento de finalidade textual e reconhecimento do assunto do texto. A pesquisa apresentou como resultados gerais os seguintes pontos: 1) Foram identificadas e analisadas 13 estratÃgias de leitura; 2) CrianÃas leitoras de frases nÃo necessariamente sÃo leitoras de palavras; 3) As estratÃgias de leitura sÃo capazes de elucidar as intervenÃÃes pedagÃgicas necessÃrias em determinada sala de aula, alÃm das tÃcnicas de elaboraÃÃo de itens; 4) O conhecimento prÃvio e os vÃnculos afetivos podem determinar as respostas de crianÃas nessa idade escolar; 5) Dentre as habilidades de compreensÃo textual avaliadas, a que apresentou mais dificuldade foi a de reconhecimento do assunto do texto. A pesquisa, por fim, encontrou evidÃncias de que, por intermÃdio dos testes de avaliaÃÃo em larga escala, à possÃvel identificar as estratÃgias de leitura elaboradas pelas crianÃas respondentes, desde que sejam incorporados elementos de avaliaÃÃo formativa.
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