Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2806 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRacionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica? Rationality the Pedagogical work in the internship disciplines of the bachelor degrees at the Federal University of CearÃ: What the happens in the practical one? 2008-11-07Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Angela Terezinha de Souza 38362821787http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 Isabel Maria Sabino de Farias2843195233485115746387http://lattes.cnpq.br/5612974275369435VinÃcios Rocha de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho PedagÃgico EstÃgio DocÃncia RacionalidadePedagogical work Internship Teaching RationalityCURRICULOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsse estudo teve como objetivo geral compreender as razÃes que dÃo sustentabilidade ao trabalho pedagÃgico realizado por professores/as da Universidade e das escolas junto a estudantes-estagiÃrios durante as disciplinas de estÃgio curricular em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Cearà - UFC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratÃria de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. No total foram pesquisados dois Centros de formaÃÃo de professores: O Centro de Humanidades e o Centro de CiÃncias, considerando como espaÃo de pesquisa os cursos de Letras e de Geografia. Os sujeitos da pesquisas foram quatro professores universitÃrios (dois de cada um dos cursos mencionados), quatro estudantes de graduaÃÃo matriculados na disciplina de estÃgio (dois de cada um dos cursos mencionados), e dois professores de escolas pÃblicas do municÃpio de Fortaleza. Foi utilizado como instrumento de coleta da pesquisa a anÃlise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. As constataÃÃes desse estudo nos levaram a concluir que a anÃlise do trabalho pedagÃgico, a partir dos seus interlocutores (professores e estudantes), aponta para a constataÃÃo de que o trabalho desenvolvido pelos atores da pesquisa em estÃgio pauta-se por intencionalidades estruturadas num saber de experiÃncia, situado nos limites de uma leitura interpretativa da compreensÃo de mundo pessoal e profissional dos envolvidos, nÃo havendo uma unidade ampla de pensamento por cursos ou categorias profissionais (professores) ou estagiÃrios. Os saberes de formaÃÃo e as concepÃÃes prÃ-estabelecidas (principalmente as teÃricas) dos envolvidos no trabalho com o cotidiano educativo vÃo se reestruturando no processo de interaÃÃo e originando novas prÃticas quase sempre situadas num entendimento ou juÃzo de valor acerca da melhor aÃÃo. Considera-se por um lado a emergÃncia de uma razÃo comunicativa, alicerÃada no predomÃnio de uma aÃÃo pautada no entendimento e em fins coletivos; e, em contrapartida, situaÃÃes em que a racionalidade utilizada à a instrumental, por meio da qual nossos personagens representam o mundo exclusivamente em funÃÃo de sua visÃo pessoal e de forma monolÃgica. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2806application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:52Zmail@mail.com - |
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