Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VinÃcios Rocha de Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2806
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_41f0df6a82b01af508d4b77e105076cc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2098
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRacionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica? Rationality the Pedagogical work in the internship disciplines of the bachelor degrees at the Federal University of CearÃ: What the happens in the practical one? 2008-11-07Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Angela Terezinha de Souza 38362821787http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 Isabel Maria Sabino de Farias2843195233485115746387http://lattes.cnpq.br/5612974275369435VinÃcios Rocha de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho PedagÃgico EstÃgio DocÃncia RacionalidadePedagogical work Internship Teaching RationalityCURRICULOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsse estudo teve como objetivo geral compreender as razÃes que dÃo sustentabilidade ao trabalho pedagÃgico realizado por professores/as da Universidade e das escolas junto a estudantes-estagiÃrios durante as disciplinas de estÃgio curricular em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Cearà - UFC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratÃria de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. No total foram pesquisados dois Centros de formaÃÃo de professores: O Centro de Humanidades e o Centro de CiÃncias, considerando como espaÃo de pesquisa os cursos de Letras e de Geografia. Os sujeitos da pesquisas foram quatro professores universitÃrios (dois de cada um dos cursos mencionados), quatro estudantes de graduaÃÃo matriculados na disciplina de estÃgio (dois de cada um dos cursos mencionados), e dois professores de escolas pÃblicas do municÃpio de Fortaleza. Foi utilizado como instrumento de coleta da pesquisa a anÃlise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. As constataÃÃes desse estudo nos levaram a concluir que a anÃlise do trabalho pedagÃgico, a partir dos seus interlocutores (professores e estudantes), aponta para a constataÃÃo de que o trabalho desenvolvido pelos atores da pesquisa em estÃgio pauta-se por intencionalidades estruturadas num saber de experiÃncia, situado nos limites de uma leitura interpretativa da compreensÃo de mundo pessoal e profissional dos envolvidos, nÃo havendo uma unidade ampla de pensamento por cursos ou categorias profissionais (professores) ou estagiÃrios. Os saberes de formaÃÃo e as concepÃÃes prÃ-estabelecidas (principalmente as teÃricas) dos envolvidos no trabalho com o cotidiano educativo vÃo se reestruturando no processo de interaÃÃo e originando novas prÃticas quase sempre situadas num entendimento ou juÃzo de valor acerca da melhor aÃÃo. Considera-se por um lado a emergÃncia de uma razÃo comunicativa, alicerÃada no predomÃnio de uma aÃÃo pautada no entendimento e em fins coletivos; e, em contrapartida, situaÃÃes em que a racionalidade utilizada à a instrumental, por meio da qual nossos personagens representam o mundo exclusivamente em funÃÃo de sua visÃo pessoal e de forma monolÃgica. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2806application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:52Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Rationality the Pedagogical work in the internship disciplines of the bachelor degrees at the Federal University of CearÃ: What the happens in the practical one?
title Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?
spellingShingle Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?
VinÃcios Rocha de Souza
Trabalho PedagÃgico
EstÃgio
DocÃncia
Racionalidade
Pedagogical work
Internship
Teaching
Rationality
CURRICULO
title_short Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?
title_full Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?
title_fullStr Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?
title_full_unstemmed Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?
title_sort Racionalidade e trabalho pedagÃgico nos estÃgios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prÃtica?
author VinÃcios Rocha de Souza
author_facet VinÃcios Rocha de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Angela Terezinha de Souza
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 38362821787
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1149446324352374
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isabel Maria Sabino de Farias
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 28431952334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 85115746387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5612974275369435
dc.contributor.author.fl_str_mv VinÃcios Rocha de Souza
contributor_str_mv Jacques Therrien
Angela Terezinha de Souza
Isabel Maria Sabino de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho PedagÃgico
EstÃgio
DocÃncia
Racionalidade
topic Trabalho PedagÃgico
EstÃgio
DocÃncia
Racionalidade
Pedagogical work
Internship
Teaching
Rationality
CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical work
Internship
Teaching
Rationality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CURRICULO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esse estudo teve como objetivo geral compreender as razÃes que dÃo sustentabilidade ao trabalho pedagÃgico realizado por professores/as da Universidade e das escolas junto a estudantes-estagiÃrios durante as disciplinas de estÃgio curricular em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Cearà - UFC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratÃria de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. No total foram pesquisados dois Centros de formaÃÃo de professores: O Centro de Humanidades e o Centro de CiÃncias, considerando como espaÃo de pesquisa os cursos de Letras e de Geografia. Os sujeitos da pesquisas foram quatro professores universitÃrios (dois de cada um dos cursos mencionados), quatro estudantes de graduaÃÃo matriculados na disciplina de estÃgio (dois de cada um dos cursos mencionados), e dois professores de escolas pÃblicas do municÃpio de Fortaleza. Foi utilizado como instrumento de coleta da pesquisa a anÃlise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. As constataÃÃes desse estudo nos levaram a concluir que a anÃlise do trabalho pedagÃgico, a partir dos seus interlocutores (professores e estudantes), aponta para a constataÃÃo de que o trabalho desenvolvido pelos atores da pesquisa em estÃgio pauta-se por intencionalidades estruturadas num saber de experiÃncia, situado nos limites de uma leitura interpretativa da compreensÃo de mundo pessoal e profissional dos envolvidos, nÃo havendo uma unidade ampla de pensamento por cursos ou categorias profissionais (professores) ou estagiÃrios. Os saberes de formaÃÃo e as concepÃÃes prÃ-estabelecidas (principalmente as teÃricas) dos envolvidos no trabalho com o cotidiano educativo vÃo se reestruturando no processo de interaÃÃo e originando novas prÃticas quase sempre situadas num entendimento ou juÃzo de valor acerca da melhor aÃÃo. Considera-se por um lado a emergÃncia de uma razÃo comunicativa, alicerÃada no predomÃnio de uma aÃÃo pautada no entendimento e em fins coletivos; e, em contrapartida, situaÃÃes em que a racionalidade utilizada à a instrumental, por meio da qual nossos personagens representam o mundo exclusivamente em funÃÃo de sua visÃo pessoal e de forma monolÃgica.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2806
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295127647551488