RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HÃlvio Benedito Dias de Carvalho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1718
Resumo: Esta dissertaÃÃo analisa o processo de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias, e, em particular, a formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia pela RB Distribuidora, empresa do ramo de DistribuiÃÃo, que comercializa produtos de higiene, limpeza e alimentos no estado do CearÃ. Os resultados alcanÃados demonstram que um processo formal e estruturado de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias pode agregar valor ao gerenciamento estratÃgico de qualquer empresa. Este processo dà direcionamento à elaboraÃÃo do planejamento estratÃgico e incrementa a capacidade da empresa para enfrentar as forÃas competitivas do mercado. Neste sentido, a RB Distribuidora realizou seu planejamento estratÃgico e formulou suas estratÃgias de longo prazo. Estas estratÃgias deram direcionamento à definiÃÃo de metas estratÃgicas anuais da Empresa. Contudo, existem barreiras e mudanÃas do mercado que influenciam o processo de implementaÃÃo das estratÃgias e da concretizaÃÃo das metas. De fato, a RB Distribuidora enfrentou barreiras e mudanÃas ocorridas no cenÃrio dos negÃcios, que influenciaram o nÃvel de implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas estratÃgicas. Em face do que, sugere-se a adoÃÃo de um programa de acompanhamento e ajuste das suas estratÃgias e do seu planejamento estratÃgico, ao longo da sua implementaÃÃo, como forma de enfrentar as barreiras impostas pelas forÃas competitivas do mercado, manter o foco no gerenciamento estratÃgico, adequar-se Ãs mudanÃas do mercado e assegurar a efetiva implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas.
id UFC_4435174de7620e50328d1e723b2f5460
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1553
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgiaDeliverering RB: its history and the process of formularization and implementation of strategy2004-04-06Manoel Bosco de Almeida00122351304Paulo de Melo Jorge Neto35625660344http://lattes.cnpq.br/7568927888412924AntÃnio Lisboa Teles da Rosa00000000108http://lattes.cnpq.br/184704278005585600000000128http://lattes.cnpq.br/6566017051199648HÃlvio Benedito Dias de CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRlogÃstica distribuiÃÃo e estratÃgia empresariallogistic distribution strategic managementECONOMIAEsta dissertaÃÃo analisa o processo de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias, e, em particular, a formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia pela RB Distribuidora, empresa do ramo de DistribuiÃÃo, que comercializa produtos de higiene, limpeza e alimentos no estado do CearÃ. Os resultados alcanÃados demonstram que um processo formal e estruturado de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias pode agregar valor ao gerenciamento estratÃgico de qualquer empresa. Este processo dà direcionamento à elaboraÃÃo do planejamento estratÃgico e incrementa a capacidade da empresa para enfrentar as forÃas competitivas do mercado. Neste sentido, a RB Distribuidora realizou seu planejamento estratÃgico e formulou suas estratÃgias de longo prazo. Estas estratÃgias deram direcionamento à definiÃÃo de metas estratÃgicas anuais da Empresa. Contudo, existem barreiras e mudanÃas do mercado que influenciam o processo de implementaÃÃo das estratÃgias e da concretizaÃÃo das metas. De fato, a RB Distribuidora enfrentou barreiras e mudanÃas ocorridas no cenÃrio dos negÃcios, que influenciaram o nÃvel de implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas estratÃgicas. Em face do que, sugere-se a adoÃÃo de um programa de acompanhamento e ajuste das suas estratÃgias e do seu planejamento estratÃgico, ao longo da sua implementaÃÃo, como forma de enfrentar as barreiras impostas pelas forÃas competitivas do mercado, manter o foco no gerenciamento estratÃgico, adequar-se Ãs mudanÃas do mercado e assegurar a efetiva implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas.This dissertation analyzes the process of creating and improving strategies, in particular, the strategy formulation and implementation by RB Distributor. This company is a wholesale distributor of groceries and health care products in the state of CearÃ. The study shows that a formal and structured process of strategic planning can add value to the strategic management of any company. This process gives direction to the formulation of strategies and goals which may increase their capacity to face the competitive forces in the market place. As such, RB Distributor has formulated its plan, its strategies and goals with a look into the future and its competitors. However, barriers and market changes influence the process of implementation of strategies and the attainment of its goals. In fact, RB Distributor faced those problems and this influenced adversely its results. A systematic feedback system of information and monitoring is recommended as a tool to reduce the negative impact those variables could have on the desired results.Universidade Federal do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1718application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:47Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Deliverering RB: its history and the process of formularization and implementation of strategy
title RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia
spellingShingle RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia
HÃlvio Benedito Dias de Carvalho
logÃstica
distribuiÃÃo e estratÃgia empresarial
logistic
distribution
strategic management
ECONOMIA
title_short RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia
title_full RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia
title_fullStr RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia
title_full_unstemmed RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia
title_sort RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia
author HÃlvio Benedito Dias de Carvalho
author_facet HÃlvio Benedito Dias de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Manoel Bosco de Almeida
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00122351304
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo de Melo Jorge Neto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 35625660344
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7568927888412924
dc.contributor.referee2.fl_str_mv AntÃnio Lisboa Teles da Rosa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00000000108
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1847042780055856
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00000000128
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6566017051199648
dc.contributor.author.fl_str_mv HÃlvio Benedito Dias de Carvalho
contributor_str_mv Manoel Bosco de Almeida
Paulo de Melo Jorge Neto
AntÃnio Lisboa Teles da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv logÃstica
distribuiÃÃo e estratÃgia empresarial
topic logÃstica
distribuiÃÃo e estratÃgia empresarial
logistic
distribution
strategic management
ECONOMIA
dc.subject.eng.fl_str_mv logistic
distribution
strategic management
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ECONOMIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo analisa o processo de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias, e, em particular, a formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia pela RB Distribuidora, empresa do ramo de DistribuiÃÃo, que comercializa produtos de higiene, limpeza e alimentos no estado do CearÃ. Os resultados alcanÃados demonstram que um processo formal e estruturado de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias pode agregar valor ao gerenciamento estratÃgico de qualquer empresa. Este processo dà direcionamento à elaboraÃÃo do planejamento estratÃgico e incrementa a capacidade da empresa para enfrentar as forÃas competitivas do mercado. Neste sentido, a RB Distribuidora realizou seu planejamento estratÃgico e formulou suas estratÃgias de longo prazo. Estas estratÃgias deram direcionamento à definiÃÃo de metas estratÃgicas anuais da Empresa. Contudo, existem barreiras e mudanÃas do mercado que influenciam o processo de implementaÃÃo das estratÃgias e da concretizaÃÃo das metas. De fato, a RB Distribuidora enfrentou barreiras e mudanÃas ocorridas no cenÃrio dos negÃcios, que influenciaram o nÃvel de implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas estratÃgicas. Em face do que, sugere-se a adoÃÃo de um programa de acompanhamento e ajuste das suas estratÃgias e do seu planejamento estratÃgico, ao longo da sua implementaÃÃo, como forma de enfrentar as barreiras impostas pelas forÃas competitivas do mercado, manter o foco no gerenciamento estratÃgico, adequar-se Ãs mudanÃas do mercado e assegurar a efetiva implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation analyzes the process of creating and improving strategies, in particular, the strategy formulation and implementation by RB Distributor. This company is a wholesale distributor of groceries and health care products in the state of CearÃ. The study shows that a formal and structured process of strategic planning can add value to the strategic management of any company. This process gives direction to the formulation of strategies and goals which may increase their capacity to face the competitive forces in the market place. As such, RB Distributor has formulated its plan, its strategies and goals with a look into the future and its competitors. However, barriers and market changes influence the process of implementation of strategies and the attainment of its goals. In fact, RB Distributor faced those problems and this influenced adversely its results. A systematic feedback system of information and monitoring is recommended as a tool to reduce the negative impact those variables could have on the desired results.
description Esta dissertaÃÃo analisa o processo de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias, e, em particular, a formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia pela RB Distribuidora, empresa do ramo de DistribuiÃÃo, que comercializa produtos de higiene, limpeza e alimentos no estado do CearÃ. Os resultados alcanÃados demonstram que um processo formal e estruturado de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias pode agregar valor ao gerenciamento estratÃgico de qualquer empresa. Este processo dà direcionamento à elaboraÃÃo do planejamento estratÃgico e incrementa a capacidade da empresa para enfrentar as forÃas competitivas do mercado. Neste sentido, a RB Distribuidora realizou seu planejamento estratÃgico e formulou suas estratÃgias de longo prazo. Estas estratÃgias deram direcionamento à definiÃÃo de metas estratÃgicas anuais da Empresa. Contudo, existem barreiras e mudanÃas do mercado que influenciam o processo de implementaÃÃo das estratÃgias e da concretizaÃÃo das metas. De fato, a RB Distribuidora enfrentou barreiras e mudanÃas ocorridas no cenÃrio dos negÃcios, que influenciaram o nÃvel de implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas estratÃgicas. Em face do que, sugere-se a adoÃÃo de um programa de acompanhamento e ajuste das suas estratÃgias e do seu planejamento estratÃgico, ao longo da sua implementaÃÃo, como forma de enfrentar as barreiras impostas pelas forÃas competitivas do mercado, manter o foco no gerenciamento estratÃgico, adequar-se Ãs mudanÃas do mercado e assegurar a efetiva implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1718
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295120725901312