A teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Ranulfo Freitas Martins JÃnior
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7496
Resumo: A QuÃmica à uma ciÃncia que se caracteriza por estudar os aspectos qualitativos e quantitativos da matÃria, tais como: a constituiÃÃo, a estrutura, as transformaÃÃes e a energia envolvida nas transformaÃÃes. Tal estudo se inicia com a temÃtica das leis ponderais da matÃria, que sÃo a base da QuÃmica como ciÃncia. Buscou-se trabalhar tal temÃtica com diferentes metodologias, aliando a teoria com a experimentaÃÃo no Ensino MÃdio em busca da obtenÃÃo de aprendizagem significativa, em seguida uma pesquisa de campo foi realizada com a utilizaÃÃo de testes e questionÃrios a 6 turmas de 1 ano do Ensino MÃdio regular, com uma mÃdia de 30 alunos por turma, de duas escolas de Fortaleza. AtravÃs da coleta de dados dos testes e questionÃrios, foram analisados os resultados numa perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Ao final da pesquisa ficou evidente que os alunos anseiam por uma educaÃÃo que realmente promova aprendizagem, tal aprendizagem tende a ocorrer ao serem utilizadas diferentes metodologias de estudo, (teoria aliada a experimentaÃÃo no caso) sem que haja hierarquia entre elas, para que o aluno tenha mais de uma opÃÃo de aprendizagem. Do presente trabalho foi extraÃdo um produto educacional, um caderno temÃtico acerca das leis ponderais da matÃria, que tem por objetivo dar um apoio a prÃtica docente dos educadores em QuÃmica, na temÃtica das leis ponderais da matÃria.
id UFC_45bd7f8026e661694179525a4be95a90
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5333
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdioThe theory in approach combined with testing of the weight laws of matter to promote meaningful learning in high school2012-04-13Maria Goretti de Vasconcelos Silva12249610304Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/4783483818809180Veleida Anahi da Silva346464341 72 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730551P901820255352http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4439716Z1Francisco Ranulfo Freitas Martins JÃniorUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRleis ponderais teoria experimentaÃÃo estudo aprendizagemlaws weigth theory experimentation study learningQUIMICAA QuÃmica à uma ciÃncia que se caracteriza por estudar os aspectos qualitativos e quantitativos da matÃria, tais como: a constituiÃÃo, a estrutura, as transformaÃÃes e a energia envolvida nas transformaÃÃes. Tal estudo se inicia com a temÃtica das leis ponderais da matÃria, que sÃo a base da QuÃmica como ciÃncia. Buscou-se trabalhar tal temÃtica com diferentes metodologias, aliando a teoria com a experimentaÃÃo no Ensino MÃdio em busca da obtenÃÃo de aprendizagem significativa, em seguida uma pesquisa de campo foi realizada com a utilizaÃÃo de testes e questionÃrios a 6 turmas de 1 ano do Ensino MÃdio regular, com uma mÃdia de 30 alunos por turma, de duas escolas de Fortaleza. AtravÃs da coleta de dados dos testes e questionÃrios, foram analisados os resultados numa perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Ao final da pesquisa ficou evidente que os alunos anseiam por uma educaÃÃo que realmente promova aprendizagem, tal aprendizagem tende a ocorrer ao serem utilizadas diferentes metodologias de estudo, (teoria aliada a experimentaÃÃo no caso) sem que haja hierarquia entre elas, para que o aluno tenha mais de uma opÃÃo de aprendizagem. Do presente trabalho foi extraÃdo um produto educacional, um caderno temÃtico acerca das leis ponderais da matÃria, que tem por objetivo dar um apoio a prÃtica docente dos educadores em QuÃmica, na temÃtica das leis ponderais da matÃria.Chemistry is a science that is characterized by studying the qualitative and quantitative aspects of matter, such as the establishment, structure, transformations, and energy involved in the transformations. This study begins with the topic of weight laws of matter, which are the foundation of Chemistry a science. It tried to work this theme if with different methodologies, combine theory with experiment in high school in search of obtaining meaningful learning, then a field survey was conducted with the use of tests and questionnaires to six classes in 1st year high school medium regular whit an average of 30 students per class, two schools in Fortaleza. By collecting data from tests and questionnaires, the results were analyzed from the perspective of learning theory of David Ausubel significant. At the end of the study if became evident that students yearn for an education that actually promote learning, such learning tends to occur when user different study methodologies, (theory combined experiment in the case) without any hierarchy between them, so that the student have more than one learning option. Of this study was extracted from an education product, a special issue on the laws of matter by weight, which aims to support the practice of teacher educators Chemistry at the thematic weight of the laws of matter.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7496application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The theory in approach combined with testing of the weight laws of matter to promote meaningful learning in high school
title A teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdio
spellingShingle A teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdio
Francisco Ranulfo Freitas Martins JÃnior
leis ponderais
teoria
experimentaÃÃo
estudo
aprendizagem
laws weigth
theory
experimentation
study
learning
QUIMICA
title_short A teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdio
title_full A teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdio
title_fullStr A teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdio
title_full_unstemmed A teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdio
title_sort A teoria aliada a experimentaÃÃo na abordagem das leis ponderais da matÃria para a promoÃÃo de aprendizagem significativa no ensino mÃdio
author Francisco Ranulfo Freitas Martins JÃnior
author_facet Francisco Ranulfo Freitas Martins JÃnior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Goretti de Vasconcelos Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12249610304
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 36301698304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4783483818809180
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Veleida Anahi da Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 346464341 72
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730551P9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01820255352
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4439716Z1
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Ranulfo Freitas Martins JÃnior
contributor_str_mv Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Ivoneide Pinheiro de Lima
Veleida Anahi da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv leis ponderais
teoria
experimentaÃÃo
estudo
aprendizagem
topic leis ponderais
teoria
experimentaÃÃo
estudo
aprendizagem
laws weigth
theory
experimentation
study
learning
QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv laws weigth
theory
experimentation
study
learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv QUIMICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A QuÃmica à uma ciÃncia que se caracteriza por estudar os aspectos qualitativos e quantitativos da matÃria, tais como: a constituiÃÃo, a estrutura, as transformaÃÃes e a energia envolvida nas transformaÃÃes. Tal estudo se inicia com a temÃtica das leis ponderais da matÃria, que sÃo a base da QuÃmica como ciÃncia. Buscou-se trabalhar tal temÃtica com diferentes metodologias, aliando a teoria com a experimentaÃÃo no Ensino MÃdio em busca da obtenÃÃo de aprendizagem significativa, em seguida uma pesquisa de campo foi realizada com a utilizaÃÃo de testes e questionÃrios a 6 turmas de 1 ano do Ensino MÃdio regular, com uma mÃdia de 30 alunos por turma, de duas escolas de Fortaleza. AtravÃs da coleta de dados dos testes e questionÃrios, foram analisados os resultados numa perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Ao final da pesquisa ficou evidente que os alunos anseiam por uma educaÃÃo que realmente promova aprendizagem, tal aprendizagem tende a ocorrer ao serem utilizadas diferentes metodologias de estudo, (teoria aliada a experimentaÃÃo no caso) sem que haja hierarquia entre elas, para que o aluno tenha mais de uma opÃÃo de aprendizagem. Do presente trabalho foi extraÃdo um produto educacional, um caderno temÃtico acerca das leis ponderais da matÃria, que tem por objetivo dar um apoio a prÃtica docente dos educadores em QuÃmica, na temÃtica das leis ponderais da matÃria.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Chemistry is a science that is characterized by studying the qualitative and quantitative aspects of matter, such as the establishment, structure, transformations, and energy involved in the transformations. This study begins with the topic of weight laws of matter, which are the foundation of Chemistry a science. It tried to work this theme if with different methodologies, combine theory with experiment in high school in search of obtaining meaningful learning, then a field survey was conducted with the use of tests and questionnaires to six classes in 1st year high school medium regular whit an average of 30 students per class, two schools in Fortaleza. By collecting data from tests and questionnaires, the results were analyzed from the perspective of learning theory of David Ausubel significant. At the end of the study if became evident that students yearn for an education that actually promote learning, such learning tends to occur when user different study methodologies, (theory combined experiment in the case) without any hierarchy between them, so that the student have more than one learning option. Of this study was extracted from an education product, a special issue on the laws of matter by weight, which aims to support the practice of teacher educators Chemistry at the thematic weight of the laws of matter.
description A QuÃmica à uma ciÃncia que se caracteriza por estudar os aspectos qualitativos e quantitativos da matÃria, tais como: a constituiÃÃo, a estrutura, as transformaÃÃes e a energia envolvida nas transformaÃÃes. Tal estudo se inicia com a temÃtica das leis ponderais da matÃria, que sÃo a base da QuÃmica como ciÃncia. Buscou-se trabalhar tal temÃtica com diferentes metodologias, aliando a teoria com a experimentaÃÃo no Ensino MÃdio em busca da obtenÃÃo de aprendizagem significativa, em seguida uma pesquisa de campo foi realizada com a utilizaÃÃo de testes e questionÃrios a 6 turmas de 1 ano do Ensino MÃdio regular, com uma mÃdia de 30 alunos por turma, de duas escolas de Fortaleza. AtravÃs da coleta de dados dos testes e questionÃrios, foram analisados os resultados numa perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Ao final da pesquisa ficou evidente que os alunos anseiam por uma educaÃÃo que realmente promova aprendizagem, tal aprendizagem tende a ocorrer ao serem utilizadas diferentes metodologias de estudo, (teoria aliada a experimentaÃÃo no caso) sem que haja hierarquia entre elas, para que o aluno tenha mais de uma opÃÃo de aprendizagem. Do presente trabalho foi extraÃdo um produto educacional, um caderno temÃtico acerca das leis ponderais da matÃria, que tem por objetivo dar um apoio a prÃtica docente dos educadores em QuÃmica, na temÃtica das leis ponderais da matÃria.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7496
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295157566570496