EducaÃÃo e Direitos Humanos para Mulheres em Comunidades IslÃmicas
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20127 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo e Direitos Humanos para Mulheres em Comunidades IslÃmicasEducation and Human Rights for Women in Islamic Communities2017-09-29Francisca Geny Lustosa35755415315http://lattes.cnpq.br/9802514363178311MÃnica Dias Martins06812554391FÃbio Maia Sobral41036735320http://lattes.cnpq.br/0528887610181340Josà Mendes Fonteles Filho205005483 15CV: http://lattes.cnpq.br/674578143387442702406285359 http://lattes.cnpq.br/5609147514059534Allana de Freitas LacerdaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Direitos Humanos Mulher MuÃulmana Multi e InterculturalidadeEducation Human rights Muslim Woman Multi and InterculturalityEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior O presente trabalho investigou a concepÃÃo do direito à educaÃÃo e sua expressÃo de universalidade, inserida no Ãmbito dos direitos humanos bÃsicos em contextos geo-sÃcio-polÃticos, culturais e religiosos, dentre outros aspectos, tÃo distintos em suas fundamentaÃÃes, como das comunidades islÃmicas. Intencionamos conhecer mais aprofundadamente os impactos dessas questÃes entre o normatizado nas legislaÃÃes locais e internacionais (DeclaraÃÃo IslÃmica Universal dos Direitos Humanos de1981, DeclaraÃÃo de Cairo sobre Direitos Humanos IslÃmicos de 1990 e a Carta Ãrabe dos Direitos Humanos de 2004) e a perspectiva dos âsujeitos de direitoâ. Temos como foco, especialmente, mulheres e meninas, por serem estas marcadas por uma maior situaÃÃo de vulnerabilidade e fragilidade social (DEMANT, 2015; MOTAHARI, 2008; NEUMANN, 2006; SAID, 1996; YOUSAFZAI e LAMB, 2013, entre outros). A temÃtica se apresenta em consonÃncia com os discursos mundiais em defesa de uma sociedade democrÃtica, inclusiva, de direitos, como alicerce para a cidadania planetÃria, de paz mundial e de emancipaÃÃo humana (BOBBIO, 2004; FOUCAULT, 1999; LEITE, 2002; NASCMENTO, 2008, SANTOS, 2009; 2013; SEN, 2010 dentre outros). O paradigma da educaÃÃo para todos à importante de ser posto em anÃlise à luz de aspectos mais particulares a cada sociedade, em uma perspectiva de compreensÃo inter e multicultural. Empregamos a abordagem qualitativa, cujos procedimentos utilizados envolveram pesquisa do tipo bibliogrÃfica, documental e de campo. A pesquisa documental tem como base documentos jurÃdicos e dados/estatÃsticas de organizaÃÃes internacionais, alÃm de informaÃÃes e discursos divulgados na mÃdia impressa. A pesquisa de campo inclui entrevistas semi-estruturadas, junto aos sujeitos muÃulmanos, quer no Brasil ou em outras comunidades islÃmicas, como os campos de refugiados (por email, em idioma InglÃs), aliadas aos depoimentos coletados no site TED.COM.. A partir da anÃlise das informaÃÃes obtidas, observamos que os sujeitos entrevistados destacaram a presenÃa de fatores econÃmicos, polÃticos, culturais e religiosos como determinantes e impedidores e/ou favorecedores do usufruto do direito educacional, paradigma mundialmente conclamado, mas indicaram tambÃm percepÃÃes singulares de famÃlias que podem, em exceÃÃo, contradizer circunstÃncias como as de guerra e territÃrios em perigo e/ou regras sociais ainda arraigadas. Tal fato nos aproximou exemplarmente de sujeitos com elevados nÃveis de escolaridades e atuaÃÃes profissionais no mundo do trabalho.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20127application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:30Zmail@mail.com - |
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