Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19781 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_9881ffca9b9a1085bab273d26e26d30d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12482 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado Pedagogy of Skills and State Schools of Professional Education of CearÃ: forming for the market2017-07-20Antonia Rozimar Machado e Rocha38363984353http://lattes.cnpq.br/5878797332815225Maria Josà Abuquerque da Silva30847080249FÃbio Josà Cavalcanti de Queiroz34836942349http://lattes.cnpq.br/860556774496573660046338365http://lattes.cnpq.br/0522515557151497Damares de Oliveira MoreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPedagogia das CompetÃncias EducaÃÃo Profissional Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do Cearà Pedagogy of Competences Professional education State Schools of Professional Education of CearÃEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior A presente pesquisa tem como objetivo central investigar o conceito e os pressupostos da Pedagogia das CompetÃncias e como estes se articulam Ãs Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ, destacando seus discursos e sua proposta curricular. A pesquisa adota um referencial crÃtico orientador da anÃlise sobre o objeto de estudo, localizando-o no contexto mais amplo do desenvolvimento capitalista. Compreendemos que a interlocuÃÃo com elementos conjunturais à fundamental para apreensÃo dos determinantes socioeconÃmicos e polÃticos que circundam nosso objeto. No que se refere à metodologia escolhida, considerando a necessidade de entender a totalidade e as contradiÃÃes dos fatos sociais, nos apoiamos no materialismo histÃrico-dialÃtico. Assim, nossa pesquisa à de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com abordagem bibliogrÃfica, documental e de campo. No primeiro capÃtulo, tratamos de introduzir a pesquisa em seus aspectos mais gerais. No segundo, abordamos a EducaÃÃo Profissional no contexto da crise do capital e das transformaÃÃes produtivas. No terceiro capÃtulo, analisamos a Pedagogia das CompetÃncias e suas interfaces conceituais. Finalmente, no quarto e Ãltimo capÃtulo refletimos sobre as Escolas de EducaÃÃo Profissional da rede Estadual do Cearà e suas interfaces com a Pedagogia das CompetÃncias. Os resultados da pesquisa apontam que a Pedagogia das CompetÃncias mantÃm laÃos ajustados com o sistema de produÃÃo capitalista. Suas regras encontram-se fixadas no plano mais macro do capital que à o de formar/adestrar sujeitos com caracterÃsticas que convÃm ao ânovoâ mercado de trabalho, ou seja, homens e mulheres flexÃveis, altruÃstas, comportados, proativos, competitivos e resilientes. A Pedagogia das CompetÃncias intervÃm na subjetividade dos estudantes e no ensino profissional, isso fica muito evidente, haja vista a interferÃncia do meio empresarial na formaÃÃo direta dos alunos, bem como na integraÃÃo dos documentos. Nesse contexto desolador, percebemos que a educaÃÃo do Brasil continua sendo marcada pelo dualismo que consiste em uma educaÃÃo esteirada nos conhecimentos cientÃficos, artÃsticos e filosÃficos para os ricos e outra balizada na concreticidade imediata e no mercado de trabalho para a classe trabalhadora. No cenÃrio mediado pelas competÃncias os saberes destinam-se para poucos, enquanto que a maioria permanece excluÃda de obter nÃveis mais elevados dos conhecimentos sistematizados ao longo na histÃria da humanidade. A superaÃÃo desse cenÃrio antagÃnico a serviÃo do capital e mediado pelas competÃncias para o mercado se impÃe como condiÃÃo de emancipaÃÃo, implicando numa luta incessante pela construÃÃo de um novo modelo social e educacional baseado na justiÃa e na dignidade humana.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19781application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:10Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogy of Skills and State Schools of Professional Education of CearÃ: forming for the market |
title |
Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado |
spellingShingle |
Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado Damares de Oliveira Moreira Pedagogia das CompetÃncias EducaÃÃo Profissional Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do Cearà Pedagogy of Competences Professional education State Schools of Professional Education of Cearà EDUCACAO |
title_short |
Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado |
title_full |
Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado |
title_fullStr |
Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado |
title_full_unstemmed |
Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado |
title_sort |
Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado |
author |
Damares de Oliveira Moreira |
author_facet |
Damares de Oliveira Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonia Rozimar Machado e Rocha |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38363984353 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5878797332815225 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Josà Abuquerque da Silva |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
30847080249 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FÃbio Josà Cavalcanti de Queiroz |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
34836942349 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8605567744965736 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
60046338365 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0522515557151497 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damares de Oliveira Moreira |
contributor_str_mv |
Antonia Rozimar Machado e Rocha Maria Josà Abuquerque da Silva FÃbio Josà Cavalcanti de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia das CompetÃncias EducaÃÃo Profissional Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do Cearà |
topic |
Pedagogia das CompetÃncias EducaÃÃo Profissional Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do Cearà Pedagogy of Competences Professional education State Schools of Professional Education of Cearà EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogy of Competences Professional education State Schools of Professional Education of Cearà |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa tem como objetivo central investigar o conceito e os pressupostos da Pedagogia das CompetÃncias e como estes se articulam Ãs Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ, destacando seus discursos e sua proposta curricular. A pesquisa adota um referencial crÃtico orientador da anÃlise sobre o objeto de estudo, localizando-o no contexto mais amplo do desenvolvimento capitalista. Compreendemos que a interlocuÃÃo com elementos conjunturais à fundamental para apreensÃo dos determinantes socioeconÃmicos e polÃticos que circundam nosso objeto. No que se refere à metodologia escolhida, considerando a necessidade de entender a totalidade e as contradiÃÃes dos fatos sociais, nos apoiamos no materialismo histÃrico-dialÃtico. Assim, nossa pesquisa à de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com abordagem bibliogrÃfica, documental e de campo. No primeiro capÃtulo, tratamos de introduzir a pesquisa em seus aspectos mais gerais. No segundo, abordamos a EducaÃÃo Profissional no contexto da crise do capital e das transformaÃÃes produtivas. No terceiro capÃtulo, analisamos a Pedagogia das CompetÃncias e suas interfaces conceituais. Finalmente, no quarto e Ãltimo capÃtulo refletimos sobre as Escolas de EducaÃÃo Profissional da rede Estadual do Cearà e suas interfaces com a Pedagogia das CompetÃncias. Os resultados da pesquisa apontam que a Pedagogia das CompetÃncias mantÃm laÃos ajustados com o sistema de produÃÃo capitalista. Suas regras encontram-se fixadas no plano mais macro do capital que à o de formar/adestrar sujeitos com caracterÃsticas que convÃm ao ânovoâ mercado de trabalho, ou seja, homens e mulheres flexÃveis, altruÃstas, comportados, proativos, competitivos e resilientes. A Pedagogia das CompetÃncias intervÃm na subjetividade dos estudantes e no ensino profissional, isso fica muito evidente, haja vista a interferÃncia do meio empresarial na formaÃÃo direta dos alunos, bem como na integraÃÃo dos documentos. Nesse contexto desolador, percebemos que a educaÃÃo do Brasil continua sendo marcada pelo dualismo que consiste em uma educaÃÃo esteirada nos conhecimentos cientÃficos, artÃsticos e filosÃficos para os ricos e outra balizada na concreticidade imediata e no mercado de trabalho para a classe trabalhadora. No cenÃrio mediado pelas competÃncias os saberes destinam-se para poucos, enquanto que a maioria permanece excluÃda de obter nÃveis mais elevados dos conhecimentos sistematizados ao longo na histÃria da humanidade. A superaÃÃo desse cenÃrio antagÃnico a serviÃo do capital e mediado pelas competÃncias para o mercado se impÃe como condiÃÃo de emancipaÃÃo, implicando numa luta incessante pela construÃÃo de um novo modelo social e educacional baseado na justiÃa e na dignidade humana. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19781 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295235438018560 |