Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damares de Oliveira Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19781
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_9881ffca9b9a1085bab273d26e26d30d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12482
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado Pedagogy of Skills and State Schools of Professional Education of CearÃ: forming for the market2017-07-20Antonia Rozimar Machado e Rocha38363984353http://lattes.cnpq.br/5878797332815225Maria Josà Abuquerque da Silva30847080249FÃbio Josà Cavalcanti de Queiroz34836942349http://lattes.cnpq.br/860556774496573660046338365http://lattes.cnpq.br/0522515557151497Damares de Oliveira MoreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPedagogia das CompetÃncias EducaÃÃo Profissional Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do Cearà Pedagogy of Competences Professional education State Schools of Professional Education of CearÃEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior A presente pesquisa tem como objetivo central investigar o conceito e os pressupostos da Pedagogia das CompetÃncias e como estes se articulam Ãs Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ, destacando seus discursos e sua proposta curricular. A pesquisa adota um referencial crÃtico orientador da anÃlise sobre o objeto de estudo, localizando-o no contexto mais amplo do desenvolvimento capitalista. Compreendemos que a interlocuÃÃo com elementos conjunturais à fundamental para apreensÃo dos determinantes socioeconÃmicos e polÃticos que circundam nosso objeto. No que se refere à metodologia escolhida, considerando a necessidade de entender a totalidade e as contradiÃÃes dos fatos sociais, nos apoiamos no materialismo histÃrico-dialÃtico. Assim, nossa pesquisa à de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com abordagem bibliogrÃfica, documental e de campo. No primeiro capÃtulo, tratamos de introduzir a pesquisa em seus aspectos mais gerais. No segundo, abordamos a EducaÃÃo Profissional no contexto da crise do capital e das transformaÃÃes produtivas. No terceiro capÃtulo, analisamos a Pedagogia das CompetÃncias e suas interfaces conceituais. Finalmente, no quarto e Ãltimo capÃtulo refletimos sobre as Escolas de EducaÃÃo Profissional da rede Estadual do Cearà e suas interfaces com a Pedagogia das CompetÃncias. Os resultados da pesquisa apontam que a Pedagogia das CompetÃncias mantÃm laÃos ajustados com o sistema de produÃÃo capitalista. Suas regras encontram-se fixadas no plano mais macro do capital que à o de formar/adestrar sujeitos com caracterÃsticas que convÃm ao ânovoâ mercado de trabalho, ou seja, homens e mulheres flexÃveis, altruÃstas, comportados, proativos, competitivos e resilientes. A Pedagogia das CompetÃncias intervÃm na subjetividade dos estudantes e no ensino profissional, isso fica muito evidente, haja vista a interferÃncia do meio empresarial na formaÃÃo direta dos alunos, bem como na integraÃÃo dos documentos. Nesse contexto desolador, percebemos que a educaÃÃo do Brasil continua sendo marcada pelo dualismo que consiste em uma educaÃÃo esteirada nos conhecimentos cientÃficos, artÃsticos e filosÃficos para os ricos e outra balizada na concreticidade imediata e no mercado de trabalho para a classe trabalhadora. No cenÃrio mediado pelas competÃncias os saberes destinam-se para poucos, enquanto que a maioria permanece excluÃda de obter nÃveis mais elevados dos conhecimentos sistematizados ao longo na histÃria da humanidade. A superaÃÃo desse cenÃrio antagÃnico a serviÃo do capital e mediado pelas competÃncias para o mercado se impÃe como condiÃÃo de emancipaÃÃo, implicando numa luta incessante pela construÃÃo de um novo modelo social e educacional baseado na justiÃa e na dignidade humana.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19781application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:10Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogy of Skills and State Schools of Professional Education of CearÃ: forming for the market
title Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado
spellingShingle Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado
Damares de Oliveira Moreira
Pedagogia das CompetÃncias
EducaÃÃo Profissional
Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ
Pedagogy of Competences
Professional education
State Schools of Professional Education of CearÃ
EDUCACAO
title_short Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado
title_full Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado
title_fullStr Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado
title_full_unstemmed Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado
title_sort Pedagogia das CompetÃncias e Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ: formando para o mercado
author Damares de Oliveira Moreira
author_facet Damares de Oliveira Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonia Rozimar Machado e Rocha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38363984353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5878797332815225
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Josà Abuquerque da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 30847080249
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FÃbio Josà Cavalcanti de Queiroz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 34836942349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8605567744965736
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 60046338365
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0522515557151497
dc.contributor.author.fl_str_mv Damares de Oliveira Moreira
contributor_str_mv Antonia Rozimar Machado e Rocha
Maria Josà Abuquerque da Silva
FÃbio Josà Cavalcanti de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia das CompetÃncias
EducaÃÃo Profissional
Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ
topic Pedagogia das CompetÃncias
EducaÃÃo Profissional
Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ
Pedagogy of Competences
Professional education
State Schools of Professional Education of CearÃ
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy of Competences
Professional education
State Schools of Professional Education of CearÃ
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa tem como objetivo central investigar o conceito e os pressupostos da Pedagogia das CompetÃncias e como estes se articulam Ãs Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional do CearÃ, destacando seus discursos e sua proposta curricular. A pesquisa adota um referencial crÃtico orientador da anÃlise sobre o objeto de estudo, localizando-o no contexto mais amplo do desenvolvimento capitalista. Compreendemos que a interlocuÃÃo com elementos conjunturais à fundamental para apreensÃo dos determinantes socioeconÃmicos e polÃticos que circundam nosso objeto. No que se refere à metodologia escolhida, considerando a necessidade de entender a totalidade e as contradiÃÃes dos fatos sociais, nos apoiamos no materialismo histÃrico-dialÃtico. Assim, nossa pesquisa à de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com abordagem bibliogrÃfica, documental e de campo. No primeiro capÃtulo, tratamos de introduzir a pesquisa em seus aspectos mais gerais. No segundo, abordamos a EducaÃÃo Profissional no contexto da crise do capital e das transformaÃÃes produtivas. No terceiro capÃtulo, analisamos a Pedagogia das CompetÃncias e suas interfaces conceituais. Finalmente, no quarto e Ãltimo capÃtulo refletimos sobre as Escolas de EducaÃÃo Profissional da rede Estadual do Cearà e suas interfaces com a Pedagogia das CompetÃncias. Os resultados da pesquisa apontam que a Pedagogia das CompetÃncias mantÃm laÃos ajustados com o sistema de produÃÃo capitalista. Suas regras encontram-se fixadas no plano mais macro do capital que à o de formar/adestrar sujeitos com caracterÃsticas que convÃm ao ânovoâ mercado de trabalho, ou seja, homens e mulheres flexÃveis, altruÃstas, comportados, proativos, competitivos e resilientes. A Pedagogia das CompetÃncias intervÃm na subjetividade dos estudantes e no ensino profissional, isso fica muito evidente, haja vista a interferÃncia do meio empresarial na formaÃÃo direta dos alunos, bem como na integraÃÃo dos documentos. Nesse contexto desolador, percebemos que a educaÃÃo do Brasil continua sendo marcada pelo dualismo que consiste em uma educaÃÃo esteirada nos conhecimentos cientÃficos, artÃsticos e filosÃficos para os ricos e outra balizada na concreticidade imediata e no mercado de trabalho para a classe trabalhadora. No cenÃrio mediado pelas competÃncias os saberes destinam-se para poucos, enquanto que a maioria permanece excluÃda de obter nÃveis mais elevados dos conhecimentos sistematizados ao longo na histÃria da humanidade. A superaÃÃo desse cenÃrio antagÃnico a serviÃo do capital e mediado pelas competÃncias para o mercado se impÃe como condiÃÃo de emancipaÃÃo, implicando numa luta incessante pela construÃÃo de um novo modelo social e educacional baseado na justiÃa e na dignidade humana.
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19781
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295235438018560