Pessoas com necessidades especiais na sociedade e no mercado de trabalho - pespectiva inclusiva.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3852 |
Resumo: | Esta dissertaÃÃo expÃe avanÃos e dificuldades encontrados no processo inclusivo de Pessoas com Necessidades Especiais - PNE no mercado de trabalho. Parte-se da abordagem do que à inclusÃo e como se deu a evoluÃÃo histÃrica da inclusÃo na sociedade, na educaÃÃo e no mercado de trabalho. SÃo expostas as principais leis referentes a essa questÃo e o que jà vem ocorrendo para se garantir o trabalho inclusivo. Foram levantados dados de instituiÃÃes como IDT, SINE, e da SuperintendÃncia Regional do Trabalho e Emprego no CearÃ, como elementos de informaÃÃo. Um segundo momento de desenvolvimento deste projeto foi baseado na observaÃÃo, avaliaÃÃo e anÃlise das formas de inclusÃo de pessoas com necessidades especiais em algumas empresas privadas do setor industrial da regiÃo metropolitana de Fortaleza e na STDS do CearÃ. Essas observaÃÃes nos permitiram perceber as perspectivas e problemas de inclusÃo das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. Com o desenvolvimento da pesquisa, nas conversas informais e no meio profissional, ficou patente que a falta de conhecimento por parte dos profissionais de empresas e das escolas, como tambÃm dos cidadÃos comuns em relaÃÃo Ãs pessoas com necessidades especiais e suas dificuldades/deficiÃncias prejudica a inclusÃo e aumenta o preconceito. Com base nisso, colocamos em anexo, algumas consideraÃÃes direcionadas Ãs DeficiÃncias â tipos, causas, prevenÃÃes e como ajudar PNEâs. Conclui-se que a sociedade ainda nÃo à adequadamente inclusiva, quando levamos em conta de que nem a escola, nem o mercado de trabalho favoreÃam a efetivaÃÃo da inclusÃo plena das PNEâs, mas que os avanÃos e as conquistas estÃo acontecendo. |
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