âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Thiago de Souza Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13547
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_c744f8e7640035dad47b3803e3ba527f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8464
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisâA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 19402014-08-22Ana AmÃlia de Moura Cavalcante de Melo03723688756Gleudson Passos Cardoso56777507353lattes.cnpq.br/4484450400989287IrenÃsia Torres de Oliveira2676715534902201800324http://lattes.cnpq.br/9500631044354095Francisco Thiago de Souza MotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRLiteratura InfÃncia Visualidade IntelectualidadeLiterature childhood Visuality IntelligentsiaORIENTACAO EDUCACIONALCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Como um processo que se inicia nos primeiros anos do sÃculo XX e que obtÃm forÃa e contornos mais definidos a partir da dÃcada de 1930, os livros escritos para crianÃas passam a ganhar a atenÃÃo de intelectuais e autoridades governamentais brasileiras. Assim, essa mesma literatura, entre o carÃter pedagÃgico ou recreativo que possa conter, entra em um momento de definiÃÃo de suas caracterÃsticas e funÃÃes. Criadora de significados e parte da sociedade, a literatura infantil se configura em projeto para a formaÃÃo do futuro cidadÃo e, ao mesmo tempo, guarda uma ou mais noÃÃes sobre o pÃblico ao qual ela à destinada: a infÃncia. Esta pesquisa tem como objetivos identificar o processo de conceituaÃÃo, formaÃÃo e consolidaÃÃo de uma literatura infantil brasileira nas dÃcadas de 1930 e 1940, bem como as temÃticas e questÃes presentes nessa literatura e destinadas a um imaginado leitor infantil. Para tal, foram analisadas as discussÃes do campo intelectual do momento estudado acerca da produÃÃo literÃria para crianÃas, principalmente, em periÃdicos cariocas e na documentaÃÃo do INEP - Instituto Nacional de Estudos PedagÃgicos â e da CNLI â ComissÃo Nacional de Literatura Infantil â do MinistÃrio da EducaÃÃo e SaÃde que permaneceu ativa entre os anos de 1936 e 1939, alÃm de parte das obras literÃrias destinadas Ãs crianÃas dos escritores Graciliano Ramos, Ãrico VerÃssimo, CecÃlia Meireles e Viriato CorrÃa. Tem se chegado à conclusÃo da dÃcada de 1930 como um momento crucial de crescimento da produÃÃo de livros infantis e de tensÃo entre a existÃncia ou nÃo de uma literatura infantil brasileira, o que essa literatura à e o que deve ser, para que serve e os caminhos a seguir em meio a diferentes formas de manifestaÃÃo dessa produÃÃo. Mais do que isso, hà uma Ãntima relaÃÃo entre o que à delineado como literatura infantil e o entendido como infÃncia. Sendo este, assim, parte de um processo maior de modificaÃÃes sobre o entendimento do que à crianÃa e infÃncia.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13547application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940
title âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940
spellingShingle âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940
Francisco Thiago de Souza Mota
Literatura
InfÃncia
Visualidade
Intelectualidade
Literature
childhood
Visuality
Intelligentsia
ORIENTACAO EDUCACIONAL
title_short âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940
title_full âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940
title_fullStr âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940
title_full_unstemmed âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940
title_sort âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940
author Francisco Thiago de Souza Mota
author_facet Francisco Thiago de Souza Mota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana AmÃlia de Moura Cavalcante de Melo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03723688756
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gleudson Passos Cardoso
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 56777507353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4484450400989287
dc.contributor.referee2.fl_str_mv IrenÃsia Torres de Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26767155349
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02201800324
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9500631044354095
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Thiago de Souza Mota
contributor_str_mv Ana AmÃlia de Moura Cavalcante de Melo
Gleudson Passos Cardoso
IrenÃsia Torres de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
InfÃncia
Visualidade
Intelectualidade
topic Literatura
InfÃncia
Visualidade
Intelectualidade
Literature
childhood
Visuality
Intelligentsia
ORIENTACAO EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Literature
childhood
Visuality
Intelligentsia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ORIENTACAO EDUCACIONAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Como um processo que se inicia nos primeiros anos do sÃculo XX e que obtÃm forÃa e contornos mais definidos a partir da dÃcada de 1930, os livros escritos para crianÃas passam a ganhar a atenÃÃo de intelectuais e autoridades governamentais brasileiras. Assim, essa mesma literatura, entre o carÃter pedagÃgico ou recreativo que possa conter, entra em um momento de definiÃÃo de suas caracterÃsticas e funÃÃes. Criadora de significados e parte da sociedade, a literatura infantil se configura em projeto para a formaÃÃo do futuro cidadÃo e, ao mesmo tempo, guarda uma ou mais noÃÃes sobre o pÃblico ao qual ela à destinada: a infÃncia. Esta pesquisa tem como objetivos identificar o processo de conceituaÃÃo, formaÃÃo e consolidaÃÃo de uma literatura infantil brasileira nas dÃcadas de 1930 e 1940, bem como as temÃticas e questÃes presentes nessa literatura e destinadas a um imaginado leitor infantil. Para tal, foram analisadas as discussÃes do campo intelectual do momento estudado acerca da produÃÃo literÃria para crianÃas, principalmente, em periÃdicos cariocas e na documentaÃÃo do INEP - Instituto Nacional de Estudos PedagÃgicos â e da CNLI â ComissÃo Nacional de Literatura Infantil â do MinistÃrio da EducaÃÃo e SaÃde que permaneceu ativa entre os anos de 1936 e 1939, alÃm de parte das obras literÃrias destinadas Ãs crianÃas dos escritores Graciliano Ramos, Ãrico VerÃssimo, CecÃlia Meireles e Viriato CorrÃa. Tem se chegado à conclusÃo da dÃcada de 1930 como um momento crucial de crescimento da produÃÃo de livros infantis e de tensÃo entre a existÃncia ou nÃo de uma literatura infantil brasileira, o que essa literatura à e o que deve ser, para que serve e os caminhos a seguir em meio a diferentes formas de manifestaÃÃo dessa produÃÃo. Mais do que isso, hà uma Ãntima relaÃÃo entre o que à delineado como literatura infantil e o entendido como infÃncia. Sendo este, assim, parte de um processo maior de modificaÃÃes sobre o entendimento do que à crianÃa e infÃncia.
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13547
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295199937429504