âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13547 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_c744f8e7640035dad47b3803e3ba527f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8464 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisâA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 19402014-08-22Ana AmÃlia de Moura Cavalcante de Melo03723688756Gleudson Passos Cardoso56777507353lattes.cnpq.br/4484450400989287IrenÃsia Torres de Oliveira2676715534902201800324http://lattes.cnpq.br/9500631044354095Francisco Thiago de Souza MotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRLiteratura InfÃncia Visualidade IntelectualidadeLiterature childhood Visuality IntelligentsiaORIENTACAO EDUCACIONALCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Como um processo que se inicia nos primeiros anos do sÃculo XX e que obtÃm forÃa e contornos mais definidos a partir da dÃcada de 1930, os livros escritos para crianÃas passam a ganhar a atenÃÃo de intelectuais e autoridades governamentais brasileiras. Assim, essa mesma literatura, entre o carÃter pedagÃgico ou recreativo que possa conter, entra em um momento de definiÃÃo de suas caracterÃsticas e funÃÃes. Criadora de significados e parte da sociedade, a literatura infantil se configura em projeto para a formaÃÃo do futuro cidadÃo e, ao mesmo tempo, guarda uma ou mais noÃÃes sobre o pÃblico ao qual ela à destinada: a infÃncia. Esta pesquisa tem como objetivos identificar o processo de conceituaÃÃo, formaÃÃo e consolidaÃÃo de uma literatura infantil brasileira nas dÃcadas de 1930 e 1940, bem como as temÃticas e questÃes presentes nessa literatura e destinadas a um imaginado leitor infantil. Para tal, foram analisadas as discussÃes do campo intelectual do momento estudado acerca da produÃÃo literÃria para crianÃas, principalmente, em periÃdicos cariocas e na documentaÃÃo do INEP - Instituto Nacional de Estudos PedagÃgicos â e da CNLI â ComissÃo Nacional de Literatura Infantil â do MinistÃrio da EducaÃÃo e SaÃde que permaneceu ativa entre os anos de 1936 e 1939, alÃm de parte das obras literÃrias destinadas Ãs crianÃas dos escritores Graciliano Ramos, Ãrico VerÃssimo, CecÃlia Meireles e Viriato CorrÃa. Tem se chegado à conclusÃo da dÃcada de 1930 como um momento crucial de crescimento da produÃÃo de livros infantis e de tensÃo entre a existÃncia ou nÃo de uma literatura infantil brasileira, o que essa literatura à e o que deve ser, para que serve e os caminhos a seguir em meio a diferentes formas de manifestaÃÃo dessa produÃÃo. Mais do que isso, hà uma Ãntima relaÃÃo entre o que à delineado como literatura infantil e o entendido como infÃncia. Sendo este, assim, parte de um processo maior de modificaÃÃes sobre o entendimento do que à crianÃa e infÃncia.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13547application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:49Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940 |
title |
âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940 |
spellingShingle |
âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940 Francisco Thiago de Souza Mota Literatura InfÃncia Visualidade Intelectualidade Literature childhood Visuality Intelligentsia ORIENTACAO EDUCACIONAL |
title_short |
âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940 |
title_full |
âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940 |
title_fullStr |
âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940 |
title_full_unstemmed |
âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940 |
title_sort |
âA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensÃes e conceituaÃÃo da produÃÃo literÃria para crianÃas nos anos 1930 e 1940 |
author |
Francisco Thiago de Souza Mota |
author_facet |
Francisco Thiago de Souza Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana AmÃlia de Moura Cavalcante de Melo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
03723688756 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gleudson Passos Cardoso |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
56777507353 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4484450400989287 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
IrenÃsia Torres de Oliveira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
26767155349 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02201800324 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9500631044354095 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Thiago de Souza Mota |
contributor_str_mv |
Ana AmÃlia de Moura Cavalcante de Melo Gleudson Passos Cardoso IrenÃsia Torres de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura InfÃncia Visualidade Intelectualidade |
topic |
Literatura InfÃncia Visualidade Intelectualidade Literature childhood Visuality Intelligentsia ORIENTACAO EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literature childhood Visuality Intelligentsia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ORIENTACAO EDUCACIONAL |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Como um processo que se inicia nos primeiros anos do sÃculo XX e que obtÃm forÃa e contornos mais definidos a partir da dÃcada de 1930, os livros escritos para crianÃas passam a ganhar a atenÃÃo de intelectuais e autoridades governamentais brasileiras. Assim, essa mesma literatura, entre o carÃter pedagÃgico ou recreativo que possa conter, entra em um momento de definiÃÃo de suas caracterÃsticas e funÃÃes. Criadora de significados e parte da sociedade, a literatura infantil se configura em projeto para a formaÃÃo do futuro cidadÃo e, ao mesmo tempo, guarda uma ou mais noÃÃes sobre o pÃblico ao qual ela à destinada: a infÃncia. Esta pesquisa tem como objetivos identificar o processo de conceituaÃÃo, formaÃÃo e consolidaÃÃo de uma literatura infantil brasileira nas dÃcadas de 1930 e 1940, bem como as temÃticas e questÃes presentes nessa literatura e destinadas a um imaginado leitor infantil. Para tal, foram analisadas as discussÃes do campo intelectual do momento estudado acerca da produÃÃo literÃria para crianÃas, principalmente, em periÃdicos cariocas e na documentaÃÃo do INEP - Instituto Nacional de Estudos PedagÃgicos â e da CNLI â ComissÃo Nacional de Literatura Infantil â do MinistÃrio da EducaÃÃo e SaÃde que permaneceu ativa entre os anos de 1936 e 1939, alÃm de parte das obras literÃrias destinadas Ãs crianÃas dos escritores Graciliano Ramos, Ãrico VerÃssimo, CecÃlia Meireles e Viriato CorrÃa. Tem se chegado à conclusÃo da dÃcada de 1930 como um momento crucial de crescimento da produÃÃo de livros infantis e de tensÃo entre a existÃncia ou nÃo de uma literatura infantil brasileira, o que essa literatura à e o que deve ser, para que serve e os caminhos a seguir em meio a diferentes formas de manifestaÃÃo dessa produÃÃo. Mais do que isso, hà uma Ãntima relaÃÃo entre o que à delineado como literatura infantil e o entendido como infÃncia. Sendo este, assim, parte de um processo maior de modificaÃÃes sobre o entendimento do que à crianÃa e infÃncia. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13547 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Historia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295199937429504 |