ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolino Trompieri Filho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar nos resultados do SAEB/2003, no CearÃ, um modelo multilinear com variÃveis que garantam o maior grau de explicaÃÃo do rendimento em matemÃtica nos testes aplicados nas amostras de 4Â sÃrie da escola pÃblica; 4Â sÃrie da escola particular; 8Â sÃrie da escola pÃblica e 8Â sÃrie da escola particular. Tomando-se, entre as variÃveis do diretor, do professor, do aluno e das condiÃÃes fÃsicas da escola, as variÃveis que se relacionavam significativamente com o rendimento no teste de matemÃtica em cada uma das amostraS, com os recursos do software SPSS (Statical Package for the Social Sciences), uma regressÃo linear em cada amostra, com o mÃtodo âstepwareâ. Obtiveram-se quatro modelos lineares mÃltiplos com variÃveis que permitem um maior grau de explicaÃÃo do rendimento no teste em matemÃtica em cada uma das amostras. Conclui-se que a anÃlise desse tipo permite a formulaÃÃo de polÃticas pÃblicas capazes de superar a busca da melhoria do ensino por intervenÃÃes pontuais.
id UFC_d22f853e52e252ab4f08fe0e6e0b66f0
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1085
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLASAEB/2003: Analysis of results in Cearà state using multilinear regression 2007-08-28Brendan Coleman Mc Donald02652218115http://lattes.cnpq.br/2551671785839647 Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Ana Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 Maria Gilvanise de Oliveira Pontes11240393334Raimundo Benedito do Nascimento0415747830404698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Nicolino Trompieri FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRrendimento em matemÃtica avaliaÃÃo modelo linear mÃltiplo. mathematic results assessment multiple linear model.AVALIACAO DA APRENDIZAGEMO presente estudo teve como objetivo identificar nos resultados do SAEB/2003, no CearÃ, um modelo multilinear com variÃveis que garantam o maior grau de explicaÃÃo do rendimento em matemÃtica nos testes aplicados nas amostras de 4 sÃrie da escola pÃblica; 4 sÃrie da escola particular; 8 sÃrie da escola pÃblica e 8 sÃrie da escola particular. Tomando-se, entre as variÃveis do diretor, do professor, do aluno e das condiÃÃes fÃsicas da escola, as variÃveis que se relacionavam significativamente com o rendimento no teste de matemÃtica em cada uma das amostraS, com os recursos do software SPSS (Statical Package for the Social Sciences), uma regressÃo linear em cada amostra, com o mÃtodo âstepwareâ. Obtiveram-se quatro modelos lineares mÃltiplos com variÃveis que permitem um maior grau de explicaÃÃo do rendimento no teste em matemÃtica em cada uma das amostras. Conclui-se que a anÃlise desse tipo permite a formulaÃÃo de polÃticas pÃblicas capazes de superar a busca da melhoria do ensino por intervenÃÃes pontuais.This study had as its objective the identification in the results of SAEB/2003, here in CearÃ, of a multilinear model with variables that gave a greater degree of explaination for the results in mathematics of tests given in the randomic sample of the fourth years students in public schools, the fourth year students in private schools, the eight year students in public schools and the eight year students in private schools. The following variables were taken into account: the director, the teacher, the student, the physical state of the school as variables that had significant relevance with the results of the tests in mathematics in each one of the samples, using the resources of the software SPSS (Statical Package for the School Sciences), a linear regression in each sample, using the method "stepware". Four multilinear models with variables were obtained that permitted a greater degree of explaination for the results of the mathematic tests in each sample. The study concluded affirming that an analysis of this type permits the formulation of public politics capable of overcoming the search for better forms of teaching with punctual interventions.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SAEB/2003: Analysis of results in Cearà state using multilinear regression
title ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA
spellingShingle ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA
Nicolino Trompieri Filho
rendimento em matemÃtica
avaliaÃÃo
modelo linear mÃltiplo.
mathematic results
assessment
multiple linear model.
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA
title_full ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA
title_fullStr ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA
title_full_unstemmed ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA
title_sort ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA
author Nicolino Trompieri Filho
author_facet Nicolino Trompieri Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brendan Coleman Mc Donald
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02652218115
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2551671785839647
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria Fontenelle Catrib
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 14576406353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9948525011531885
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 11240393334
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Raimundo Benedito do Nascimento
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 04157478304
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
contributor_str_mv Brendan Coleman Mc Donald
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Ana Maria Fontenelle Catrib
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
Raimundo Benedito do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv rendimento em matemÃtica
avaliaÃÃo
modelo linear mÃltiplo.
topic rendimento em matemÃtica
avaliaÃÃo
modelo linear mÃltiplo.
mathematic results
assessment
multiple linear model.
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv mathematic results
assessment
multiple linear model.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo teve como objetivo identificar nos resultados do SAEB/2003, no CearÃ, um modelo multilinear com variÃveis que garantam o maior grau de explicaÃÃo do rendimento em matemÃtica nos testes aplicados nas amostras de 4Â sÃrie da escola pÃblica; 4Â sÃrie da escola particular; 8Â sÃrie da escola pÃblica e 8Â sÃrie da escola particular. Tomando-se, entre as variÃveis do diretor, do professor, do aluno e das condiÃÃes fÃsicas da escola, as variÃveis que se relacionavam significativamente com o rendimento no teste de matemÃtica em cada uma das amostraS, com os recursos do software SPSS (Statical Package for the Social Sciences), uma regressÃo linear em cada amostra, com o mÃtodo âstepwareâ. Obtiveram-se quatro modelos lineares mÃltiplos com variÃveis que permitem um maior grau de explicaÃÃo do rendimento no teste em matemÃtica em cada uma das amostras. Conclui-se que a anÃlise desse tipo permite a formulaÃÃo de polÃticas pÃblicas capazes de superar a busca da melhoria do ensino por intervenÃÃes pontuais.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study had as its objective the identification in the results of SAEB/2003, here in CearÃ, of a multilinear model with variables that gave a greater degree of explaination for the results in mathematics of tests given in the randomic sample of the fourth years students in public schools, the fourth year students in private schools, the eight year students in public schools and the eight year students in private schools. The following variables were taken into account: the director, the teacher, the student, the physical state of the school as variables that had significant relevance with the results of the tests in mathematics in each one of the samples, using the resources of the software SPSS (Statical Package for the School Sciences), a linear regression in each sample, using the method "stepware". Four multilinear models with variables were obtained that permitted a greater degree of explaination for the results of the mathematic tests in each sample. The study concluded affirming that an analysis of this type permits the formulation of public politics capable of overcoming the search for better forms of teaching with punctual interventions.
description O presente estudo teve como objetivo identificar nos resultados do SAEB/2003, no CearÃ, um modelo multilinear com variÃveis que garantam o maior grau de explicaÃÃo do rendimento em matemÃtica nos testes aplicados nas amostras de 4Â sÃrie da escola pÃblica; 4Â sÃrie da escola particular; 8Â sÃrie da escola pÃblica e 8Â sÃrie da escola particular. Tomando-se, entre as variÃveis do diretor, do professor, do aluno e das condiÃÃes fÃsicas da escola, as variÃveis que se relacionavam significativamente com o rendimento no teste de matemÃtica em cada uma das amostraS, com os recursos do software SPSS (Statical Package for the Social Sciences), uma regressÃo linear em cada amostra, com o mÃtodo âstepwareâ. Obtiveram-se quatro modelos lineares mÃltiplos com variÃveis que permitem um maior grau de explicaÃÃo do rendimento no teste em matemÃtica em cada uma das amostras. Conclui-se que a anÃlise desse tipo permite a formulaÃÃo de polÃticas pÃblicas capazes de superar a busca da melhoria do ensino por intervenÃÃes pontuais.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295122551472128