A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20481 |
Resumo: | Esta investigaÃÃo, realizada em seis escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE, apresenta as contribuiÃÃes da CapacitaÃÃo continuada em Artes, na prÃtica dos professores generalistas em sala de aula e na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da aula de Artes no currÃculo escolar. O objetivo geral desta pesquisa à investigar a CapacitaÃÃo dos professores das sÃries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da contribuiÃÃo da ColeÃÃo EducaÃÃo Musical, na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE. Busca-se confirmar a teoria de que a formaÃÃo continuada à um instrumento fundamental para que os pedagogos possam experimentar e vivenciar as artes, como tambÃm estarem aptos para lecionar com seguranÃa essa disciplina no contexto escolar e ajudar na volta dela para o currÃculo escolar. A ColeÃÃo que foi usada como apoio nesta formaÃÃo à composta de livros com aulas de artes teÃricas e prÃticas, com recursos pedagÃgicos e instrumentos musicais acessÃveis, tendo como objetivo tambÃm de ser usada como ferramenta para CapacitaÃÃo dos professores unidocentes. A metodologia usada foi a coleta de dados qualitativa, realizada no decorrer do ano 2018, atravÃs de dois questionÃrios com doze professoras. A fundamentaÃÃo teÃrica desta pesquisa teve a colaboraÃÃo de muitos autores e Leis que orientaram e estÃo ajudando atualmente a EducaÃÃo Musical em nosso paÃs: como Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, entre outros; e as Leis 11.769/ 2008 e 13.278/2016. Finalizando essa pesquisa, a partir da visÃo dessas pedagogas, colhemos as informaÃÃes desta formaÃÃo na musicalizaÃÃo e na prÃtica dos instrumentos musicais oferecidos, primeiro em suas vidas, depois no seu trabalho em sala de aula com seus discentes, e na implantaÃÃo da mÃsica dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas. TambÃm investigamos com os professores atuais se essas formaÃÃes e uso do material didÃtico continuaram nos anos posteriores à CapacitaÃÃo. |
id |
UFC_d6ffa4fcf19aaeeb2fbbb590b3b78db9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12871 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"2018-09-00Adeline Annelyse Marie Stervinou60798675322http://lattes.cnpq.br/168967222975293012385274156Francisco Baltar da Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRMÃsica CapacitaÃÃoMusic Training Curriculum CoursewareARTESEsta investigaÃÃo, realizada em seis escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE, apresenta as contribuiÃÃes da CapacitaÃÃo continuada em Artes, na prÃtica dos professores generalistas em sala de aula e na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da aula de Artes no currÃculo escolar. O objetivo geral desta pesquisa à investigar a CapacitaÃÃo dos professores das sÃries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da contribuiÃÃo da ColeÃÃo EducaÃÃo Musical, na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE. Busca-se confirmar a teoria de que a formaÃÃo continuada à um instrumento fundamental para que os pedagogos possam experimentar e vivenciar as artes, como tambÃm estarem aptos para lecionar com seguranÃa essa disciplina no contexto escolar e ajudar na volta dela para o currÃculo escolar. A ColeÃÃo que foi usada como apoio nesta formaÃÃo à composta de livros com aulas de artes teÃricas e prÃticas, com recursos pedagÃgicos e instrumentos musicais acessÃveis, tendo como objetivo tambÃm de ser usada como ferramenta para CapacitaÃÃo dos professores unidocentes. A metodologia usada foi a coleta de dados qualitativa, realizada no decorrer do ano 2018, atravÃs de dois questionÃrios com doze professoras. A fundamentaÃÃo teÃrica desta pesquisa teve a colaboraÃÃo de muitos autores e Leis que orientaram e estÃo ajudando atualmente a EducaÃÃo Musical em nosso paÃs: como Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, entre outros; e as Leis 11.769/ 2008 e 13.278/2016. Finalizando essa pesquisa, a partir da visÃo dessas pedagogas, colhemos as informaÃÃes desta formaÃÃo na musicalizaÃÃo e na prÃtica dos instrumentos musicais oferecidos, primeiro em suas vidas, depois no seu trabalho em sala de aula com seus discentes, e na implantaÃÃo da mÃsica dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas. TambÃm investigamos com os professores atuais se essas formaÃÃes e uso do material didÃtico continuaram nos anos posteriores à CapacitaÃÃo.This research, carried out in six public schools in the City of Cruz - CE, presents the contributions of the continuous training in Arts, in the practice of the generalist teachers in the classroom and in the implantation of the musical content within the Arts class in the school curriculum. The general objective of this research is to investigate the teachersâ qualification in initial series of Elementary School, based on the contribution of the Musical Education Collection, in the implementation of the musical content within the Art discipline in the curriculum of the public schools of the City of Cruz - CE. It seeks to confirm the theory that continuing education is a fundamental tool so that pedagogues can to experiment and live the arts, as well as be able to safely teach this discipline in the school context and assist in returning it to the school curriculum. The Collection that was used as support in this training is composed of books with classes of theoretical and practical arts, with pedagogical resources and accessible musical instruments, with the objective of also being used as a tool for the training of multitudinous teachers. The methodology used was the qualitative data collection, carried out during the year 2018, through two questionnaires with twelve teachers. The theoretical basis of this research was the collaboration of many authors and Laws that have guided and are currently helping Music Education in our country: Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, among others; and Laws 11,769 / 2008 and 13,278 / 2016. Finally, from the perspective of these pedagogues, we gather the information of this formation in the musicalization and practice of the musical instruments offered, first in their lives, then in their classroom work with their students, and in the implantation of music within the discipline in the school curriculum. We also investigate with current teachers whether these formations and use of didactic material continued in the years after the training.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20481application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:58Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical" |
title |
A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical" |
spellingShingle |
A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical" Francisco Baltar da Silva MÃsica CapacitaÃÃo Music Training Curriculum Courseware ARTES |
title_short |
A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical" |
title_full |
A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical" |
title_fullStr |
A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical" |
title_full_unstemmed |
A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical" |
title_sort |
A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical" |
author |
Francisco Baltar da Silva |
author_facet |
Francisco Baltar da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adeline Annelyse Marie Stervinou |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
60798675322 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1689672229752930 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
12385274156 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Baltar da Silva |
contributor_str_mv |
Adeline Annelyse Marie Stervinou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MÃsica CapacitaÃÃo |
topic |
MÃsica CapacitaÃÃo Music Training Curriculum Courseware ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Training Curriculum Courseware |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ARTES |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta investigaÃÃo, realizada em seis escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE, apresenta as contribuiÃÃes da CapacitaÃÃo continuada em Artes, na prÃtica dos professores generalistas em sala de aula e na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da aula de Artes no currÃculo escolar. O objetivo geral desta pesquisa à investigar a CapacitaÃÃo dos professores das sÃries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da contribuiÃÃo da ColeÃÃo EducaÃÃo Musical, na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE. Busca-se confirmar a teoria de que a formaÃÃo continuada à um instrumento fundamental para que os pedagogos possam experimentar e vivenciar as artes, como tambÃm estarem aptos para lecionar com seguranÃa essa disciplina no contexto escolar e ajudar na volta dela para o currÃculo escolar. A ColeÃÃo que foi usada como apoio nesta formaÃÃo à composta de livros com aulas de artes teÃricas e prÃticas, com recursos pedagÃgicos e instrumentos musicais acessÃveis, tendo como objetivo tambÃm de ser usada como ferramenta para CapacitaÃÃo dos professores unidocentes. A metodologia usada foi a coleta de dados qualitativa, realizada no decorrer do ano 2018, atravÃs de dois questionÃrios com doze professoras. A fundamentaÃÃo teÃrica desta pesquisa teve a colaboraÃÃo de muitos autores e Leis que orientaram e estÃo ajudando atualmente a EducaÃÃo Musical em nosso paÃs: como Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, entre outros; e as Leis 11.769/ 2008 e 13.278/2016. Finalizando essa pesquisa, a partir da visÃo dessas pedagogas, colhemos as informaÃÃes desta formaÃÃo na musicalizaÃÃo e na prÃtica dos instrumentos musicais oferecidos, primeiro em suas vidas, depois no seu trabalho em sala de aula com seus discentes, e na implantaÃÃo da mÃsica dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas. TambÃm investigamos com os professores atuais se essas formaÃÃes e uso do material didÃtico continuaram nos anos posteriores à CapacitaÃÃo. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research, carried out in six public schools in the City of Cruz - CE, presents the contributions of the continuous training in Arts, in the practice of the generalist teachers in the classroom and in the implantation of the musical content within the Arts class in the school curriculum. The general objective of this research is to investigate the teachersâ qualification in initial series of Elementary School, based on the contribution of the Musical Education Collection, in the implementation of the musical content within the Art discipline in the curriculum of the public schools of the City of Cruz - CE. It seeks to confirm the theory that continuing education is a fundamental tool so that pedagogues can to experiment and live the arts, as well as be able to safely teach this discipline in the school context and assist in returning it to the school curriculum. The Collection that was used as support in this training is composed of books with classes of theoretical and practical arts, with pedagogical resources and accessible musical instruments, with the objective of also being used as a tool for the training of multitudinous teachers. The methodology used was the qualitative data collection, carried out during the year 2018, through two questionnaires with twelve teachers. The theoretical basis of this research was the collaboration of many authors and Laws that have guided and are currently helping Music Education in our country: Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, among others; and Laws 11,769 / 2008 and 13,278 / 2016. Finally, from the perspective of these pedagogues, we gather the information of this formation in the musicalization and practice of the musical instruments offered, first in their lives, then in their classroom work with their students, and in the implantation of music within the discipline in the school curriculum. We also investigate with current teachers whether these formations and use of didactic material continued in the years after the training. |
description |
Esta investigaÃÃo, realizada em seis escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE, apresenta as contribuiÃÃes da CapacitaÃÃo continuada em Artes, na prÃtica dos professores generalistas em sala de aula e na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da aula de Artes no currÃculo escolar. O objetivo geral desta pesquisa à investigar a CapacitaÃÃo dos professores das sÃries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da contribuiÃÃo da ColeÃÃo EducaÃÃo Musical, na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE. Busca-se confirmar a teoria de que a formaÃÃo continuada à um instrumento fundamental para que os pedagogos possam experimentar e vivenciar as artes, como tambÃm estarem aptos para lecionar com seguranÃa essa disciplina no contexto escolar e ajudar na volta dela para o currÃculo escolar. A ColeÃÃo que foi usada como apoio nesta formaÃÃo à composta de livros com aulas de artes teÃricas e prÃticas, com recursos pedagÃgicos e instrumentos musicais acessÃveis, tendo como objetivo tambÃm de ser usada como ferramenta para CapacitaÃÃo dos professores unidocentes. A metodologia usada foi a coleta de dados qualitativa, realizada no decorrer do ano 2018, atravÃs de dois questionÃrios com doze professoras. A fundamentaÃÃo teÃrica desta pesquisa teve a colaboraÃÃo de muitos autores e Leis que orientaram e estÃo ajudando atualmente a EducaÃÃo Musical em nosso paÃs: como Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, entre outros; e as Leis 11.769/ 2008 e 13.278/2016. Finalizando essa pesquisa, a partir da visÃo dessas pedagogas, colhemos as informaÃÃes desta formaÃÃo na musicalizaÃÃo e na prÃtica dos instrumentos musicais oferecidos, primeiro em suas vidas, depois no seu trabalho em sala de aula com seus discentes, e na implantaÃÃo da mÃsica dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas. TambÃm investigamos com os professores atuais se essas formaÃÃes e uso do material didÃtico continuaram nos anos posteriores à CapacitaÃÃo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20481 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295239679508480 |