HistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Ronald Feitosa Moraes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18031
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade apresentar uma anÃlise dos saberes docentes construÃdos durante o EstÃgio Supervisionado â ES do Curso de MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA na Unidade Descentralizada de Campos Sales â UDCS a partir da abordagem das historias de vida e formaÃÃo, mediante narrativas autobiogrÃficas. O ES à dividido em quatro etapas, envolvendo a observaÃÃo, participaÃÃo, regÃncia e intervenÃÃo junto Ãs turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino MÃdio completo. Surge, assim, a necessidade de refletir e discutir os fundamentos histÃricos, teÃricos e metodolÃgicos do ES na matriz curricular do curso de MatemÃtica, contextualizando com as novas tendÃncias na formaÃÃo do professor da Ãrea de MatemÃtica para identificar como ocorre a construÃÃo dos saberes docentes mediante as experiÃncias vivenciadas no ES. Para reflexÃes teÃricas, utilizamos as contribuiÃÃes de Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), GÃmez ChacÃn (2003), NÃvoa (2010), Pimenta e Lima (2008), Tardif (2014), Zabalza (2014) e outros, e analisamos os documentos do curso de Licenciatura em MatemÃtica, os memoriais de estÃgio, as observaÃÃes das aulas realizadas e as entrevistas com os acadÃmicos do oitavo perÃodo selecionados para participar desta pesquisa. A anÃlise se debruÃou sobre os memoriais produzidos por uma turma de quatro acadÃmicos do referido curso, alÃm dos relatos das prÃticas desenvolvidas durante o ES, da observaÃÃo da prÃtica relatada mediante anotaÃÃes em diÃrio de campo, bem como da realizaÃÃo de duas entrevistas semiestruturadas: a primeira, sobre crenÃas e concepÃÃes dos acadÃmicos no inÃcio da disciplina de ES, e a segunda, sobre suas experiÃncias na disciplina de ES. Os dados colhidos nesses instrumentos nos permitem declarar que, majoritariamente, os quatro estudantes apresentam crenÃas e concepÃÃes tÃpicas de uma visÃo utilitarista da MatemÃtica, mesmo que os outros dois tipos, platÃnico e a perspectiva da resoluÃÃo de problemas, apareÃam, de alguma forma, nas aÃÃes, falas ou escritos desses acadÃmicos. Em relaÃÃo à EducaÃÃo MatemÃtica, destacam-se crenÃas e concepÃÃes que valorizam os jogos pedagÃgicos e a repetiÃÃo de exercÃcios de memorizaÃÃo, bem como sobre a influÃncia dessa CiÃncia no contexto social, enfatizando que o professor à personagem fundamental na composiÃÃo dessas compreensÃes, ao valorizar ou nÃo as vivÃncias, os saberes constituÃdos pelos estudantes.
id UFC_d7a198d42b01a97944137ebcee6666da
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11082
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCAHistory of life and teacher training: the supervised internship in Degree Course In Mathematics of Regional University Cariri - URCA2016-07-01Paulo Meireles Barguil38297760391Luiz Botelho Albuquerque00200220187Antonio Luiz de Oliveira Barreto26600560304http://lattes.cnpq.br/274185610715994362800531304http://lattes.cnpq.br/4273852309697106Francisco Ronald Feitosa MoraesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo MatemÃtica EstÃgio Supervisionado HistÃria de vida Saberes Docentes FormaÃÃo de ProfessoresMathematics Education Supervised internship Teachers knowledge Teacher trainingEDUCACAOEsta pesquisa tem como finalidade apresentar uma anÃlise dos saberes docentes construÃdos durante o EstÃgio Supervisionado â ES do Curso de MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA na Unidade Descentralizada de Campos Sales â UDCS a partir da abordagem das historias de vida e formaÃÃo, mediante narrativas autobiogrÃficas. O ES à dividido em quatro etapas, envolvendo a observaÃÃo, participaÃÃo, regÃncia e intervenÃÃo junto Ãs turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino MÃdio completo. Surge, assim, a necessidade de refletir e discutir os fundamentos histÃricos, teÃricos e metodolÃgicos do ES na matriz curricular do curso de MatemÃtica, contextualizando com as novas tendÃncias na formaÃÃo do professor da Ãrea de MatemÃtica para identificar como ocorre a construÃÃo dos saberes docentes mediante as experiÃncias vivenciadas no ES. Para reflexÃes teÃricas, utilizamos as contribuiÃÃes de Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), GÃmez ChacÃn (2003), NÃvoa (2010), Pimenta e Lima (2008), Tardif (2014), Zabalza (2014) e outros, e analisamos os documentos do curso de Licenciatura em MatemÃtica, os memoriais de estÃgio, as observaÃÃes das aulas realizadas e as entrevistas com os acadÃmicos do oitavo perÃodo selecionados para participar desta pesquisa. A anÃlise se debruÃou sobre os memoriais produzidos por uma turma de quatro acadÃmicos do referido curso, alÃm dos relatos das prÃticas desenvolvidas durante o ES, da observaÃÃo da prÃtica relatada mediante anotaÃÃes em diÃrio de campo, bem como da realizaÃÃo de duas entrevistas semiestruturadas: a primeira, sobre crenÃas e concepÃÃes dos acadÃmicos no inÃcio da disciplina de ES, e a segunda, sobre suas experiÃncias na disciplina de ES. Os dados colhidos nesses instrumentos nos permitem declarar que, majoritariamente, os quatro estudantes apresentam crenÃas e concepÃÃes tÃpicas de uma visÃo utilitarista da MatemÃtica, mesmo que os outros dois tipos, platÃnico e a perspectiva da resoluÃÃo de problemas, apareÃam, de alguma forma, nas aÃÃes, falas ou escritos desses acadÃmicos. Em relaÃÃo à EducaÃÃo MatemÃtica, destacam-se crenÃas e concepÃÃes que valorizam os jogos pedagÃgicos e a repetiÃÃo de exercÃcios de memorizaÃÃo, bem como sobre a influÃncia dessa CiÃncia no contexto social, enfatizando que o professor à personagem fundamental na composiÃÃo dessas compreensÃes, ao valorizar ou nÃo as vivÃncias, os saberes constituÃdos pelos estudantes.This research aims to present an analysis of teaching knowledge built during the Supervised Internship - ES Course of Mathematics of the Regional University of Cariri - URCA in Decentralized Campos Sales Unit - UDC from the approach of the stories of life and formation through narratives autobiographical. The ES is divided into four stages, involving observation, participation, and conducting intervention in the courses of the final years of elementary school education and completed high. Thus arose the need to reflect and discuss the historical, theoretical and methodological foundations of the ES in the curriculum of mathematics courses, contextualizing with the new trends in the field of Mathematics teacher training to identify as is the construction of knowledge teachers by the experiences of the ES. For theoretical reflections, use the contributions of Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), GÃmez ChacÃn (2003), Novoa (2010), pepper and Lima (2008), Tardif (2014) Zabalza (2014) and others, and analyze the degree of travel documents in mathematics, stage of the memorial, the observations of the classes held and interviews with scholars of the eighth period selected to participate in this research. The analysis has focused on the memorials produced by a group of four students of the said course, in addition to the reports of practices developed during ES, observing the reported practice by notes in a field diary and the holding of two semi-structured interviews: the first on beliefs and conceptions of the scholars at the beginning of ES discipline, and the second, about their experiences in ES discipline. The data collected in these instruments allow us to declare that, mostly, the four students present beliefs and typical conceptions of a utilitarian view of mathematics, even if the other two types, platonic and the prospect of solving problems, appearing in some way, in actions, speeches or writings of these scholars. In relation to mathematics education, we highlight beliefs and concepts that value educational games and repetition memorization exercises, as well as the influence of this science in the social context, emphasizing that the teacher is key character in the composition of these insights, the value or not the experiences, the knowledge constituted by the students.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18031application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv HistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv History of life and teacher training: the supervised internship in Degree Course In Mathematics of Regional University Cariri - URCA
title HistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA
spellingShingle HistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA
Francisco Ronald Feitosa Moraes
EducaÃÃo MatemÃtica
EstÃgio Supervisionado
HistÃria de vida
Saberes Docentes
FormaÃÃo de Professores
Mathematics Education
Supervised internship
Teachers knowledge
Teacher training
EDUCACAO
title_short HistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA
title_full HistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA
title_fullStr HistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA
title_full_unstemmed HistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA
title_sort HistÃria de vida e formaÃÃo docente: o estÃgio supervisionado no Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA
author Francisco Ronald Feitosa Moraes
author_facet Francisco Ronald Feitosa Moraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38297760391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio Luiz de Oliveira Barreto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26600560304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2741856107159943
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62800531304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4273852309697106
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Ronald Feitosa Moraes
contributor_str_mv Paulo Meireles Barguil
Luiz Botelho Albuquerque
Antonio Luiz de Oliveira Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo MatemÃtica
EstÃgio Supervisionado
HistÃria de vida
Saberes Docentes
FormaÃÃo de Professores
topic EducaÃÃo MatemÃtica
EstÃgio Supervisionado
HistÃria de vida
Saberes Docentes
FormaÃÃo de Professores
Mathematics Education
Supervised internship
Teachers knowledge
Teacher training
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics Education
Supervised internship
Teachers knowledge
Teacher training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa tem como finalidade apresentar uma anÃlise dos saberes docentes construÃdos durante o EstÃgio Supervisionado â ES do Curso de MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA na Unidade Descentralizada de Campos Sales â UDCS a partir da abordagem das historias de vida e formaÃÃo, mediante narrativas autobiogrÃficas. O ES à dividido em quatro etapas, envolvendo a observaÃÃo, participaÃÃo, regÃncia e intervenÃÃo junto Ãs turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino MÃdio completo. Surge, assim, a necessidade de refletir e discutir os fundamentos histÃricos, teÃricos e metodolÃgicos do ES na matriz curricular do curso de MatemÃtica, contextualizando com as novas tendÃncias na formaÃÃo do professor da Ãrea de MatemÃtica para identificar como ocorre a construÃÃo dos saberes docentes mediante as experiÃncias vivenciadas no ES. Para reflexÃes teÃricas, utilizamos as contribuiÃÃes de Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), GÃmez ChacÃn (2003), NÃvoa (2010), Pimenta e Lima (2008), Tardif (2014), Zabalza (2014) e outros, e analisamos os documentos do curso de Licenciatura em MatemÃtica, os memoriais de estÃgio, as observaÃÃes das aulas realizadas e as entrevistas com os acadÃmicos do oitavo perÃodo selecionados para participar desta pesquisa. A anÃlise se debruÃou sobre os memoriais produzidos por uma turma de quatro acadÃmicos do referido curso, alÃm dos relatos das prÃticas desenvolvidas durante o ES, da observaÃÃo da prÃtica relatada mediante anotaÃÃes em diÃrio de campo, bem como da realizaÃÃo de duas entrevistas semiestruturadas: a primeira, sobre crenÃas e concepÃÃes dos acadÃmicos no inÃcio da disciplina de ES, e a segunda, sobre suas experiÃncias na disciplina de ES. Os dados colhidos nesses instrumentos nos permitem declarar que, majoritariamente, os quatro estudantes apresentam crenÃas e concepÃÃes tÃpicas de uma visÃo utilitarista da MatemÃtica, mesmo que os outros dois tipos, platÃnico e a perspectiva da resoluÃÃo de problemas, apareÃam, de alguma forma, nas aÃÃes, falas ou escritos desses acadÃmicos. Em relaÃÃo à EducaÃÃo MatemÃtica, destacam-se crenÃas e concepÃÃes que valorizam os jogos pedagÃgicos e a repetiÃÃo de exercÃcios de memorizaÃÃo, bem como sobre a influÃncia dessa CiÃncia no contexto social, enfatizando que o professor à personagem fundamental na composiÃÃo dessas compreensÃes, ao valorizar ou nÃo as vivÃncias, os saberes constituÃdos pelos estudantes.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research aims to present an analysis of teaching knowledge built during the Supervised Internship - ES Course of Mathematics of the Regional University of Cariri - URCA in Decentralized Campos Sales Unit - UDC from the approach of the stories of life and formation through narratives autobiographical. The ES is divided into four stages, involving observation, participation, and conducting intervention in the courses of the final years of elementary school education and completed high. Thus arose the need to reflect and discuss the historical, theoretical and methodological foundations of the ES in the curriculum of mathematics courses, contextualizing with the new trends in the field of Mathematics teacher training to identify as is the construction of knowledge teachers by the experiences of the ES. For theoretical reflections, use the contributions of Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), GÃmez ChacÃn (2003), Novoa (2010), pepper and Lima (2008), Tardif (2014) Zabalza (2014) and others, and analyze the degree of travel documents in mathematics, stage of the memorial, the observations of the classes held and interviews with scholars of the eighth period selected to participate in this research. The analysis has focused on the memorials produced by a group of four students of the said course, in addition to the reports of practices developed during ES, observing the reported practice by notes in a field diary and the holding of two semi-structured interviews: the first on beliefs and conceptions of the scholars at the beginning of ES discipline, and the second, about their experiences in ES discipline. The data collected in these instruments allow us to declare that, mostly, the four students present beliefs and typical conceptions of a utilitarian view of mathematics, even if the other two types, platonic and the prospect of solving problems, appearing in some way, in actions, speeches or writings of these scholars. In relation to mathematics education, we highlight beliefs and concepts that value educational games and repetition memorization exercises, as well as the influence of this science in the social context, emphasizing that the teacher is key character in the composition of these insights, the value or not the experiences, the knowledge constituted by the students.
description Esta pesquisa tem como finalidade apresentar uma anÃlise dos saberes docentes construÃdos durante o EstÃgio Supervisionado â ES do Curso de MatemÃtica da Universidade Regional do Cariri â URCA na Unidade Descentralizada de Campos Sales â UDCS a partir da abordagem das historias de vida e formaÃÃo, mediante narrativas autobiogrÃficas. O ES à dividido em quatro etapas, envolvendo a observaÃÃo, participaÃÃo, regÃncia e intervenÃÃo junto Ãs turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino MÃdio completo. Surge, assim, a necessidade de refletir e discutir os fundamentos histÃricos, teÃricos e metodolÃgicos do ES na matriz curricular do curso de MatemÃtica, contextualizando com as novas tendÃncias na formaÃÃo do professor da Ãrea de MatemÃtica para identificar como ocorre a construÃÃo dos saberes docentes mediante as experiÃncias vivenciadas no ES. Para reflexÃes teÃricas, utilizamos as contribuiÃÃes de Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), GÃmez ChacÃn (2003), NÃvoa (2010), Pimenta e Lima (2008), Tardif (2014), Zabalza (2014) e outros, e analisamos os documentos do curso de Licenciatura em MatemÃtica, os memoriais de estÃgio, as observaÃÃes das aulas realizadas e as entrevistas com os acadÃmicos do oitavo perÃodo selecionados para participar desta pesquisa. A anÃlise se debruÃou sobre os memoriais produzidos por uma turma de quatro acadÃmicos do referido curso, alÃm dos relatos das prÃticas desenvolvidas durante o ES, da observaÃÃo da prÃtica relatada mediante anotaÃÃes em diÃrio de campo, bem como da realizaÃÃo de duas entrevistas semiestruturadas: a primeira, sobre crenÃas e concepÃÃes dos acadÃmicos no inÃcio da disciplina de ES, e a segunda, sobre suas experiÃncias na disciplina de ES. Os dados colhidos nesses instrumentos nos permitem declarar que, majoritariamente, os quatro estudantes apresentam crenÃas e concepÃÃes tÃpicas de uma visÃo utilitarista da MatemÃtica, mesmo que os outros dois tipos, platÃnico e a perspectiva da resoluÃÃo de problemas, apareÃam, de alguma forma, nas aÃÃes, falas ou escritos desses acadÃmicos. Em relaÃÃo à EducaÃÃo MatemÃtica, destacam-se crenÃas e concepÃÃes que valorizam os jogos pedagÃgicos e a repetiÃÃo de exercÃcios de memorizaÃÃo, bem como sobre a influÃncia dessa CiÃncia no contexto social, enfatizando que o professor à personagem fundamental na composiÃÃo dessas compreensÃes, ao valorizar ou nÃo as vivÃncias, os saberes constituÃdos pelos estudantes.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18031
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295227702673408