AvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Iracema Pinho de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7504
Resumo: O estudo teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Estrutura, PolÃtica e GestÃo Educacional (EPGE) buscando comparar o ensino semipresencial (que faz uso da modalidade de EducaÃÃo a DistÃncia â EAD) com o ensino presencial. Esta comparaÃÃo foi feita a partir dos resultados obtidos atravÃs da aplicaÃÃo de instrumento do tipo escala de avaliaÃÃo sobre a relaÃÃo entre o conhecimento da legislaÃÃo para atuar com educaÃÃo bÃsica e outros aspectos que envolvem a disciplina de graduaÃÃo nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Cearà no tocante à aprendizagem. Foram observadas duas turmas de EAD do Curso de Letras com estudantes matriculados nos polos de apoio presencial nos municÃpios de Ipueiras e Russas, e outras duas turmas de semestres distintos matriculados no mesmo curso de graduaÃÃo presencial em Fortaleza. Para esse propÃsito, foi realizada uma revisÃo de literatura referente a temas tais como: EAD no Brasil, Cibercultura e Tecnologia, LegislaÃÃo Educacional, AvaliaÃÃo da Aprendizagem, conduzindo o estudo a uma reflexÃo mais aprofundada com relaÃÃo à formaÃÃo de licenciandos de diferentes Ãreas tendo em vista a necessidade de algum domÃnio por parte dos mesmos em temas relacionados à legislaÃÃo educacional visando perspectivas de suas atuaÃÃes futuras na educaÃÃo bÃsica. A natureza da investigaÃÃo à tanto qualitativa quanto quantitativa, tendo em vista anÃlise e busca na compreensÃo de fenÃmenos educacionais mensurÃveis decorrentes da observaÃÃo com os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem durante a disciplina. A amostra selecionada de acordo com a natureza da investigaÃÃo foi constituÃda por estudantes de variados semestres matriculados na disciplina de EPGE das licenciaturas oferecidas pela Universidade Federal do Cearà e tambÃm atravÃs do Sistema Universidade Aberta do Brasil, totalizando 81 sujeitos. Os dados coletados revelaram como ponto importante a necessidade de leitura e estudo por parte dos estudantes da modalidade semipresencial para conteÃdos especÃficos do programa da disciplina EPGE quanto à legislaÃÃo educacional. A partir dos resultados da investigaÃÃo à realizada uma breve discussÃo sobre os aspectos que envolvem a oferta da disciplina EPGE no currÃculo de cursos de licenciaturas destinados à formaÃÃo de professores em nÃvel superior considerando os limites e as possibilidades da avaliaÃÃo da aprendizagem na forma presencial e em meios virtuais de aprendizagem.
id UFC_e81511bb860cab047d70dabe41b78179
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4994
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UABAssessment of learning in the discipline policy framework and management education: a comparative study between the classroom and blended courses of UFC/ UAB2012-01-30Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Antonio Germano MagalhÃes JÃnior39344037353http://lattes.cnpq.br/6072851473313376 75073285387http://lattes.cnpq.br/2533891448989111 Maria Iracema Pinho de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo da aprendizagem Ensino Superior FormaÃÃo em EAD LegislaÃÃo EducacionalLearning evaluation College Education DLE Educational legislationEDUCACAOO estudo teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Estrutura, PolÃtica e GestÃo Educacional (EPGE) buscando comparar o ensino semipresencial (que faz uso da modalidade de EducaÃÃo a DistÃncia â EAD) com o ensino presencial. Esta comparaÃÃo foi feita a partir dos resultados obtidos atravÃs da aplicaÃÃo de instrumento do tipo escala de avaliaÃÃo sobre a relaÃÃo entre o conhecimento da legislaÃÃo para atuar com educaÃÃo bÃsica e outros aspectos que envolvem a disciplina de graduaÃÃo nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Cearà no tocante à aprendizagem. Foram observadas duas turmas de EAD do Curso de Letras com estudantes matriculados nos polos de apoio presencial nos municÃpios de Ipueiras e Russas, e outras duas turmas de semestres distintos matriculados no mesmo curso de graduaÃÃo presencial em Fortaleza. Para esse propÃsito, foi realizada uma revisÃo de literatura referente a temas tais como: EAD no Brasil, Cibercultura e Tecnologia, LegislaÃÃo Educacional, AvaliaÃÃo da Aprendizagem, conduzindo o estudo a uma reflexÃo mais aprofundada com relaÃÃo à formaÃÃo de licenciandos de diferentes Ãreas tendo em vista a necessidade de algum domÃnio por parte dos mesmos em temas relacionados à legislaÃÃo educacional visando perspectivas de suas atuaÃÃes futuras na educaÃÃo bÃsica. A natureza da investigaÃÃo à tanto qualitativa quanto quantitativa, tendo em vista anÃlise e busca na compreensÃo de fenÃmenos educacionais mensurÃveis decorrentes da observaÃÃo com os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem durante a disciplina. A amostra selecionada de acordo com a natureza da investigaÃÃo foi constituÃda por estudantes de variados semestres matriculados na disciplina de EPGE das licenciaturas oferecidas pela Universidade Federal do Cearà e tambÃm atravÃs do Sistema Universidade Aberta do Brasil, totalizando 81 sujeitos. Os dados coletados revelaram como ponto importante a necessidade de leitura e estudo por parte dos estudantes da modalidade semipresencial para conteÃdos especÃficos do programa da disciplina EPGE quanto à legislaÃÃo educacional. A partir dos resultados da investigaÃÃo à realizada uma breve discussÃo sobre os aspectos que envolvem a oferta da disciplina EPGE no currÃculo de cursos de licenciaturas destinados à formaÃÃo de professores em nÃvel superior considerando os limites e as possibilidades da avaliaÃÃo da aprendizagem na forma presencial e em meios virtuais de aprendizagem.This study had the objective of investigating the process of teaching and learning in a Structure, Politics and Education Management (SPEM) course, trying to compare the blended course (which uses distance learning education â DLE) against the pure classroom course. This comparison was made using the results obtained through the application of an instrument with a evaluation scale about the relationship between the knowledge of the basic education legislation and other aspects that involve this course in the Federal University of Cearà regarding apprenticeship. Two DLE classes from the Language Bachelorâs were followed in the cities of Ipueiras and Russas along with other two, based in Fortaleza, under pure classroom teaching in different semesters. With this purpose a review was made on subjects such as DLE in Brazil, Cyberculture and Technology, Education Legislation and Learning Evaluation, conducting to deeper thoughts on the undergraduate teaching from different areas taking into account the need of some knowledge from them in aspects related to Education legislation with the perspective of their future actions in basic education. The investigation is of both qualitative and quantitative nature, in view of the analysis and search for understanding measurable educational phenomena from the observation of subjects involved in the process of teaching and learning during the course. The selected sample according to the nature of this study comprises undergraduate students from various semesters enrolled in the SPEM course from both the Federal University of Cearà and the Brazil Open University System, for a total of 81 individuals. Data collected revealed the necessity of reading and studying subjects from the SPEM classroom course related to educational legislation and a crucial point. From the results, a brief discussion was made on the aspects that involve the SPEM course in the curriculum at the undergraduate level, considering limits and possibilities of the evaluation in the classroom courses and through virtual means of learning.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7504application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UAB
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assessment of learning in the discipline policy framework and management education: a comparative study between the classroom and blended courses of UFC/ UAB
title AvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UAB
spellingShingle AvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UAB
Maria Iracema Pinho de Sousa
AvaliaÃÃo da aprendizagem
Ensino Superior
FormaÃÃo em EAD
LegislaÃÃo Educacional
Learning evaluation
College Education
DLE
Educational legislation
EDUCACAO
title_short AvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UAB
title_full AvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UAB
title_fullStr AvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UAB
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UAB
title_sort AvaliaÃÃo da aprendizagem na disciplina estrutura polÃtica e gestÃo educacional: um estudo comparativo entre os cursos presencial e semipresencial da UFC/UAB
author Maria Iracema Pinho de Sousa
author_facet Maria Iracema Pinho de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 39344037353
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6072851473313376
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 75073285387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2533891448989111
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Iracema Pinho de Sousa
contributor_str_mv Nicolino Trompieri Filho
Josà RogÃrio Santana
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo da aprendizagem
Ensino Superior
FormaÃÃo em EAD
LegislaÃÃo Educacional
topic AvaliaÃÃo da aprendizagem
Ensino Superior
FormaÃÃo em EAD
LegislaÃÃo Educacional
Learning evaluation
College Education
DLE
Educational legislation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning evaluation
College Education
DLE
Educational legislation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O estudo teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Estrutura, PolÃtica e GestÃo Educacional (EPGE) buscando comparar o ensino semipresencial (que faz uso da modalidade de EducaÃÃo a DistÃncia â EAD) com o ensino presencial. Esta comparaÃÃo foi feita a partir dos resultados obtidos atravÃs da aplicaÃÃo de instrumento do tipo escala de avaliaÃÃo sobre a relaÃÃo entre o conhecimento da legislaÃÃo para atuar com educaÃÃo bÃsica e outros aspectos que envolvem a disciplina de graduaÃÃo nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Cearà no tocante à aprendizagem. Foram observadas duas turmas de EAD do Curso de Letras com estudantes matriculados nos polos de apoio presencial nos municÃpios de Ipueiras e Russas, e outras duas turmas de semestres distintos matriculados no mesmo curso de graduaÃÃo presencial em Fortaleza. Para esse propÃsito, foi realizada uma revisÃo de literatura referente a temas tais como: EAD no Brasil, Cibercultura e Tecnologia, LegislaÃÃo Educacional, AvaliaÃÃo da Aprendizagem, conduzindo o estudo a uma reflexÃo mais aprofundada com relaÃÃo à formaÃÃo de licenciandos de diferentes Ãreas tendo em vista a necessidade de algum domÃnio por parte dos mesmos em temas relacionados à legislaÃÃo educacional visando perspectivas de suas atuaÃÃes futuras na educaÃÃo bÃsica. A natureza da investigaÃÃo à tanto qualitativa quanto quantitativa, tendo em vista anÃlise e busca na compreensÃo de fenÃmenos educacionais mensurÃveis decorrentes da observaÃÃo com os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem durante a disciplina. A amostra selecionada de acordo com a natureza da investigaÃÃo foi constituÃda por estudantes de variados semestres matriculados na disciplina de EPGE das licenciaturas oferecidas pela Universidade Federal do Cearà e tambÃm atravÃs do Sistema Universidade Aberta do Brasil, totalizando 81 sujeitos. Os dados coletados revelaram como ponto importante a necessidade de leitura e estudo por parte dos estudantes da modalidade semipresencial para conteÃdos especÃficos do programa da disciplina EPGE quanto à legislaÃÃo educacional. A partir dos resultados da investigaÃÃo à realizada uma breve discussÃo sobre os aspectos que envolvem a oferta da disciplina EPGE no currÃculo de cursos de licenciaturas destinados à formaÃÃo de professores em nÃvel superior considerando os limites e as possibilidades da avaliaÃÃo da aprendizagem na forma presencial e em meios virtuais de aprendizagem.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study had the objective of investigating the process of teaching and learning in a Structure, Politics and Education Management (SPEM) course, trying to compare the blended course (which uses distance learning education â DLE) against the pure classroom course. This comparison was made using the results obtained through the application of an instrument with a evaluation scale about the relationship between the knowledge of the basic education legislation and other aspects that involve this course in the Federal University of Cearà regarding apprenticeship. Two DLE classes from the Language Bachelorâs were followed in the cities of Ipueiras and Russas along with other two, based in Fortaleza, under pure classroom teaching in different semesters. With this purpose a review was made on subjects such as DLE in Brazil, Cyberculture and Technology, Education Legislation and Learning Evaluation, conducting to deeper thoughts on the undergraduate teaching from different areas taking into account the need of some knowledge from them in aspects related to Education legislation with the perspective of their future actions in basic education. The investigation is of both qualitative and quantitative nature, in view of the analysis and search for understanding measurable educational phenomena from the observation of subjects involved in the process of teaching and learning during the course. The selected sample according to the nature of this study comprises undergraduate students from various semesters enrolled in the SPEM course from both the Federal University of Cearà and the Brazil Open University System, for a total of 81 individuals. Data collected revealed the necessity of reading and studying subjects from the SPEM classroom course related to educational legislation and a crucial point. From the results, a brief discussion was made on the aspects that involve the SPEM course in the curriculum at the undergraduate level, considering limits and possibilities of the evaluation in the classroom courses and through virtual means of learning.
description O estudo teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Estrutura, PolÃtica e GestÃo Educacional (EPGE) buscando comparar o ensino semipresencial (que faz uso da modalidade de EducaÃÃo a DistÃncia â EAD) com o ensino presencial. Esta comparaÃÃo foi feita a partir dos resultados obtidos atravÃs da aplicaÃÃo de instrumento do tipo escala de avaliaÃÃo sobre a relaÃÃo entre o conhecimento da legislaÃÃo para atuar com educaÃÃo bÃsica e outros aspectos que envolvem a disciplina de graduaÃÃo nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Cearà no tocante à aprendizagem. Foram observadas duas turmas de EAD do Curso de Letras com estudantes matriculados nos polos de apoio presencial nos municÃpios de Ipueiras e Russas, e outras duas turmas de semestres distintos matriculados no mesmo curso de graduaÃÃo presencial em Fortaleza. Para esse propÃsito, foi realizada uma revisÃo de literatura referente a temas tais como: EAD no Brasil, Cibercultura e Tecnologia, LegislaÃÃo Educacional, AvaliaÃÃo da Aprendizagem, conduzindo o estudo a uma reflexÃo mais aprofundada com relaÃÃo à formaÃÃo de licenciandos de diferentes Ãreas tendo em vista a necessidade de algum domÃnio por parte dos mesmos em temas relacionados à legislaÃÃo educacional visando perspectivas de suas atuaÃÃes futuras na educaÃÃo bÃsica. A natureza da investigaÃÃo à tanto qualitativa quanto quantitativa, tendo em vista anÃlise e busca na compreensÃo de fenÃmenos educacionais mensurÃveis decorrentes da observaÃÃo com os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem durante a disciplina. A amostra selecionada de acordo com a natureza da investigaÃÃo foi constituÃda por estudantes de variados semestres matriculados na disciplina de EPGE das licenciaturas oferecidas pela Universidade Federal do Cearà e tambÃm atravÃs do Sistema Universidade Aberta do Brasil, totalizando 81 sujeitos. Os dados coletados revelaram como ponto importante a necessidade de leitura e estudo por parte dos estudantes da modalidade semipresencial para conteÃdos especÃficos do programa da disciplina EPGE quanto à legislaÃÃo educacional. A partir dos resultados da investigaÃÃo à realizada uma breve discussÃo sobre os aspectos que envolvem a oferta da disciplina EPGE no currÃculo de cursos de licenciaturas destinados à formaÃÃo de professores em nÃvel superior considerando os limites e as possibilidades da avaliaÃÃo da aprendizagem na forma presencial e em meios virtuais de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7504
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295157576007680