Potencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Alves da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18953
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_f140fe826b401c813d705851c3dad7db
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12121
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPotencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu Emancipatory formative potential in managed society: analysis of contradictory reality, at the IFCE, Iguatu campus2016-12-21Elenilce Gomes de Oliveira26636930306http://lattes.cnpq.br/1430657684290117Erasmo Miessa Ruiz04150193894http://lattes.cnpq.br/9172194575437213FÃtima Maria Nobre Lopes07399812349EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Adauto Lopes da Silva Filho06085431368Antonia de Abreu Sousa22981942387http://lattes.cnpq.br/770869371497847123146311372http://lattes.cnpq.br/9851965959501420Adriana Alves da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo EducaÃÃo profissionalizante EmancipaÃÃo Teoria crÃticaInstituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia - Iguatu (CE) Ensino profissional â Iguatu (CE) Ensino tÃcnico â Iguatu (CE) Ensino profissional â AvaliaÃÃo â Iguatu (CE) EducaÃÃo baseada na competÃncia â Iguatu (CE) EmancipaÃÃo social EmancipaÃÃo e EducaÃÃo Ensino MÃdio Profissionalizante - ContradiÃÃes Sociais â Iguatu (CE) Curso Integradoâ Iguatu (CE) ContradiÃÃes Sociais â Iguatu (CE) Education Vocational education Emancipation Critical theoryEDUCACAOnÃo hÃO objeto desta tese à a relaÃÃo entre emancipaÃÃo e EducaÃÃo com suporte nos pressupostos da Teoria Critica e Ãnfase no pensamento de Theodor W. Adorno. Tem o objetivo de identificar as possibilidades formativas educacionais de cunho emancipatÃrio na sociedade administrada, com recorte na EducaÃÃo brasileira, no Ãmbito do Ensino MÃdio Integrado à EducaÃÃo Profissional. O estudo empÃrico ocorreu no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do CearÃ, Campus Iguatu, por meio de observaÃÃo nÃo-participante com registro em diÃrio de campo e conversÃo em protocolo, envolvendo 211 educadores (95 professores e 116 tÃcnicos administrativos em EducaÃÃo) e 225 alunos. A interpretaÃÃo e anÃlise dos dados, oriundos das observaÃÃes, se deram pela metodologia da HermenÃutica Objetiva de Ulrich Oevermann e se nortearam por questionamentos das situaÃÃes descritas e pela percepÃÃo dos seguintes elementos: antagonismos e contradiÃÃes da sociedade instrumental e capitalista; aÃÃes de resistÃncia e contestaÃÃo; e, aÃÃes que sinalizassem novas relaÃÃes sociais e educativas emancipatÃrias. Os resultados evidenciaram contradiÃÃes da sociedade administrada que se espraiam e constituem a formaÃÃo. NÃo obstante a emergÃncia das contradiÃÃes, essas nÃo sÃo em sua maioria apropriadas por educadores, familiares e alunos e, quando assim sÃo, se fazem de modo inconsciente e irrefletido, reduzidas a problemas circunstanciais, sem articulaÃÃo com a totalidade social e esvaziados de conteÃdos racionais objetivos, contribuindo para perpetuaÃÃo do estado de dominaÃÃo. ConsequÃncia direta da nÃo apropriaÃÃo das contradiÃÃes, os antagonismos da sociedade do capital sÃo citados, mencionados, mas nÃo questionados em seus fundamentos e contradiÃÃes, tampouco desdobram-se em prÃticas que sinalizem novas relaÃÃes emancipatÃrias de modo consciente e intensional. Ainda asssim, identificou-se potencial emancipatÃrios na formaÃÃo educacional do Campus Iguatu, à medida que sobressaÃram elementos como seguranÃa, maturidade, autonomia, protagonismo, solidariedade, respeito, reflexÃo crÃtica, capacidade de conexÃo tecnolÃgica, dentre outros, os quais denominamos de possibilidades perdidas de desenvolvimento de potencial critico, por nÃo serem canalizados para a emancipaÃÃo. Tais elementos, se estimulados a reflexÃo e ao questionamento dos seus fundamentos, poderiam desenvolver no discente uma racionalidade objetiva capaz de articular meios e fins, o pensar e o ser, o entendimento e a sensibilidade, a teoria e prÃtica social, indicando uma prÃxis transformadora. Conclui-se que embora os elementos potencializadores estejam presentes na formaÃÃo, estes nÃo sÃo utilizados para o indÃcio de novas relaÃÃes emancipatÃrias, se constituindo em desafio o seu alinhamento com uma EducaÃÃo que considere a permanente crÃtica da realidade existente, para que possa contribuir para mudanÃa das concepÃÃes e prÃticas da racionalidade instrumental no caminho de uma racionalidade emancipadora.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18953application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:42Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Potencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Emancipatory formative potential in managed society: analysis of contradictory reality, at the IFCE, Iguatu campus
title Potencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu
spellingShingle Potencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu
Adriana Alves da Silva
EducaÃÃo
EducaÃÃo profissionalizante
EmancipaÃÃo
Teoria crÃtica
Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia - Iguatu (CE)
Ensino profissional â Iguatu (CE)
Ensino tÃcnico â Iguatu (CE)
Ensino profissional â AvaliaÃÃo â Iguatu (CE)
EducaÃÃo baseada na competÃncia â Iguatu (CE)
EmancipaÃÃo social
EmancipaÃÃo e EducaÃÃo
Ensino MÃdio Profissionalizante - ContradiÃÃes Sociais â Iguatu (CE)
Curso Integradoâ Iguatu (CE)
ContradiÃÃes Sociais â Iguatu (CE)
Education
Vocational education
Emancipation
Critical theory
EDUCACAO
title_short Potencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu
title_full Potencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu
title_fullStr Potencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu
title_full_unstemmed Potencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu
title_sort Potencial formativo emancipatÃrio na sociedade administrada: anÃlise da realidade contraditÃria, no IFCE, Campus Iguatu
author Adriana Alves da Silva
author_facet Adriana Alves da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elenilce Gomes de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26636930306
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1430657684290117
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Erasmo Miessa Ruiz
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 04150193894
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9172194575437213
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FÃtima Maria Nobre Lopes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 07399812349
dc.contributor.referee3.fl_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 21062560353
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5249588794190012
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Adauto Lopes da Silva Filho
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 06085431368
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Antonia de Abreu Sousa
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 22981942387
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7708693714978471
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 23146311372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9851965959501420
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana Alves da Silva
contributor_str_mv Elenilce Gomes de Oliveira
Erasmo Miessa Ruiz
FÃtima Maria Nobre Lopes
EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
Adauto Lopes da Silva Filho
Antonia de Abreu Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo
EducaÃÃo profissionalizante
EmancipaÃÃo
Teoria crÃtica
Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia - Iguatu (CE)
Ensino profissional â Iguatu (CE)
Ensino tÃcnico â Iguatu (CE)
Ensino profissional â AvaliaÃÃo â Iguatu (CE)
EducaÃÃo baseada na competÃncia â Iguatu (CE)
EmancipaÃÃo social
EmancipaÃÃo e EducaÃÃo
Ensino MÃdio Profissionalizante - ContradiÃÃes Sociais â Iguatu (CE)
Curso Integradoâ Iguatu (CE)
ContradiÃÃes Sociais â Iguatu (CE)
topic EducaÃÃo
EducaÃÃo profissionalizante
EmancipaÃÃo
Teoria crÃtica
Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia - Iguatu (CE)
Ensino profissional â Iguatu (CE)
Ensino tÃcnico â Iguatu (CE)
Ensino profissional â AvaliaÃÃo â Iguatu (CE)
EducaÃÃo baseada na competÃncia â Iguatu (CE)
EmancipaÃÃo social
EmancipaÃÃo e EducaÃÃo
Ensino MÃdio Profissionalizante - ContradiÃÃes Sociais â Iguatu (CE)
Curso Integradoâ Iguatu (CE)
ContradiÃÃes Sociais â Iguatu (CE)
Education
Vocational education
Emancipation
Critical theory
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Vocational education
Emancipation
Critical theory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objeto desta tese à a relaÃÃo entre emancipaÃÃo e EducaÃÃo com suporte nos pressupostos da Teoria Critica e Ãnfase no pensamento de Theodor W. Adorno. Tem o objetivo de identificar as possibilidades formativas educacionais de cunho emancipatÃrio na sociedade administrada, com recorte na EducaÃÃo brasileira, no Ãmbito do Ensino MÃdio Integrado à EducaÃÃo Profissional. O estudo empÃrico ocorreu no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do CearÃ, Campus Iguatu, por meio de observaÃÃo nÃo-participante com registro em diÃrio de campo e conversÃo em protocolo, envolvendo 211 educadores (95 professores e 116 tÃcnicos administrativos em EducaÃÃo) e 225 alunos. A interpretaÃÃo e anÃlise dos dados, oriundos das observaÃÃes, se deram pela metodologia da HermenÃutica Objetiva de Ulrich Oevermann e se nortearam por questionamentos das situaÃÃes descritas e pela percepÃÃo dos seguintes elementos: antagonismos e contradiÃÃes da sociedade instrumental e capitalista; aÃÃes de resistÃncia e contestaÃÃo; e, aÃÃes que sinalizassem novas relaÃÃes sociais e educativas emancipatÃrias. Os resultados evidenciaram contradiÃÃes da sociedade administrada que se espraiam e constituem a formaÃÃo. NÃo obstante a emergÃncia das contradiÃÃes, essas nÃo sÃo em sua maioria apropriadas por educadores, familiares e alunos e, quando assim sÃo, se fazem de modo inconsciente e irrefletido, reduzidas a problemas circunstanciais, sem articulaÃÃo com a totalidade social e esvaziados de conteÃdos racionais objetivos, contribuindo para perpetuaÃÃo do estado de dominaÃÃo. ConsequÃncia direta da nÃo apropriaÃÃo das contradiÃÃes, os antagonismos da sociedade do capital sÃo citados, mencionados, mas nÃo questionados em seus fundamentos e contradiÃÃes, tampouco desdobram-se em prÃticas que sinalizem novas relaÃÃes emancipatÃrias de modo consciente e intensional. Ainda asssim, identificou-se potencial emancipatÃrios na formaÃÃo educacional do Campus Iguatu, à medida que sobressaÃram elementos como seguranÃa, maturidade, autonomia, protagonismo, solidariedade, respeito, reflexÃo crÃtica, capacidade de conexÃo tecnolÃgica, dentre outros, os quais denominamos de possibilidades perdidas de desenvolvimento de potencial critico, por nÃo serem canalizados para a emancipaÃÃo. Tais elementos, se estimulados a reflexÃo e ao questionamento dos seus fundamentos, poderiam desenvolver no discente uma racionalidade objetiva capaz de articular meios e fins, o pensar e o ser, o entendimento e a sensibilidade, a teoria e prÃtica social, indicando uma prÃxis transformadora. Conclui-se que embora os elementos potencializadores estejam presentes na formaÃÃo, estes nÃo sÃo utilizados para o indÃcio de novas relaÃÃes emancipatÃrias, se constituindo em desafio o seu alinhamento com uma EducaÃÃo que considere a permanente crÃtica da realidade existente, para que possa contribuir para mudanÃa das concepÃÃes e prÃticas da racionalidade instrumental no caminho de uma racionalidade emancipadora.
description nÃo hÃ
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18953
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295232272367616