AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3957 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_f50aed88ea4215bdefaa40027f768bcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3117 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia VirtualEvaluation of the Effectiveness of the Course of Formation of Professors of the Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual 2007-12-14Raquel de Almeida Moraes837025200055http://lattes.cnpq.br/1993008183702528Angela Alvares Correia Dias64980270533http://lattes.cnpq.br/2964980270596652Gilberto Lacerda Santos00000005000http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 Mauro Cavalcante Pequeno61616161616http://lattes.cnpq.br/064969396980703750048160199http://lattes.cnpq.br/5823960500481601Francisco Maciel Lima AlvesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBREducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Qualidade AvaliaÃÃoDistance Learning, Formation Quality EvaluationEDUCACAOnÃo hÃO objetivo deste trabalho à apresentar os resultados da pesquisa realizada para avaliar a qualidade pedagÃgica de um curso superior de formaÃÃo de professores a distÃncia. O curso escolhido foi o Programa de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual. A pesquisa partiu de um estudo de caso onde se realizou a busca de dados atravÃs da anÃlise documental do curso: projeto, documentos e da aplicaÃÃo de questionÃrios a alunos matriculados. Essa tarefa foi motivada a partir da constataÃÃo de que o ensino presencial no Brasil dificilmente darà conta de suprir a carÃncia de profissionais habilitados em nÃvel superior, para atuar na educaÃÃo bÃsica. A pesquisa procedeu a um processo de anÃlise do curso com o intuito de, com base na percepÃÃo dos alunos, constatar se hÃ, num curso oferecido a distÃncia, a qualidade necessÃria para a formaÃÃo de professores para a educaÃÃo bÃsica. Ao final da pesquisa pÃdese perceber que os alunos estÃo satisfeitos com a formaÃÃo profissional proporcionada pelo curso. Esta satisfaÃÃo, a nosso ver, se constitui na presenÃa da categoria qualidade, no curso. Parece-nos precoce, entretanto, julgar que alcanÃamos a democratizaÃÃo do acesso à educaÃÃo bem como a soluÃÃo dos problemas pelos quais passa o sistema de ensino brasileiro, mesmo por meio da educaÃÃo a distÃncia, considerando que grande parte da populaÃÃo ainda nÃo tem acesso ao computador e, conseqÃentemente, à internet. PorÃm, esse fato nÃo desmerece a EAD como uma importante alternativa para o desenvolvimento de modelos de cursos a distÃncia para a formaÃÃo, com qualidade, dos profissionais da educaÃÃo, haja vista o sucesso de iniciativas e projetos nessa Ãrea no Brasil.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3957application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation of the Effectiveness of the Course of Formation of Professors of the Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual |
title |
AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual Francisco Maciel Lima Alves EducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Qualidade AvaliaÃÃo Distance Learning, Formation Quality Evaluation EDUCACAO |
title_short |
AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual |
title_full |
AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual |
title_sort |
AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual |
author |
Francisco Maciel Lima Alves |
author_facet |
Francisco Maciel Lima Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raquel de Almeida Moraes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
837025200055 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1993008183702528 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Angela Alvares Correia Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
64980270533 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2964980270596652 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gilberto Lacerda Santos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00000005000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mauro Cavalcante Pequeno |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
61616161616 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0649693969807037 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
50048160199 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5823960500481601 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Maciel Lima Alves |
contributor_str_mv |
Raquel de Almeida Moraes Angela Alvares Correia Dias Gilberto Lacerda Santos Mauro Cavalcante Pequeno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Qualidade AvaliaÃÃo |
topic |
EducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Qualidade AvaliaÃÃo Distance Learning, Formation Quality Evaluation EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Learning, Formation Quality Evaluation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo deste trabalho à apresentar os resultados da pesquisa realizada para avaliar a qualidade pedagÃgica de um curso superior de formaÃÃo de professores a distÃncia. O curso escolhido foi o Programa de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual. A pesquisa partiu de um estudo de caso onde se realizou a busca de dados atravÃs da anÃlise documental do curso: projeto, documentos e da aplicaÃÃo de questionÃrios a alunos matriculados. Essa tarefa foi motivada a partir da constataÃÃo de que o ensino presencial no Brasil dificilmente darà conta de suprir a carÃncia de profissionais habilitados em nÃvel superior, para atuar na educaÃÃo bÃsica. A pesquisa procedeu a um processo de anÃlise do curso com o intuito de, com base na percepÃÃo dos alunos, constatar se hÃ, num curso oferecido a distÃncia, a qualidade necessÃria para a formaÃÃo de professores para a educaÃÃo bÃsica. Ao final da pesquisa pÃdese perceber que os alunos estÃo satisfeitos com a formaÃÃo profissional proporcionada pelo curso. Esta satisfaÃÃo, a nosso ver, se constitui na presenÃa da categoria qualidade, no curso. Parece-nos precoce, entretanto, julgar que alcanÃamos a democratizaÃÃo do acesso à educaÃÃo bem como a soluÃÃo dos problemas pelos quais passa o sistema de ensino brasileiro, mesmo por meio da educaÃÃo a distÃncia, considerando que grande parte da populaÃÃo ainda nÃo tem acesso ao computador e, conseqÃentemente, à internet. PorÃm, esse fato nÃo desmerece a EAD como uma importante alternativa para o desenvolvimento de modelos de cursos a distÃncia para a formaÃÃo, com qualidade, dos profissionais da educaÃÃo, haja vista o sucesso de iniciativas e projetos nessa Ãrea no Brasil. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3957 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295135008555008 |