Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viviane de Oliveira Pereira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19618
Resumo: Este trabalho tem como finalidade promover uma investigaÃÃo acerca da utilizaÃÃo do bate-papo na Internet na EducaÃÃo. Cada vez mais o bate-papo vem sendo utilizado em cursos a distÃncia, como tambÃm em instituiÃÃes de ensino, para algumas finalidades educativas, como por exemplo, proporcionar interaÃÃo entre os participantes. A partir de uma experiÃncia vivida na Faculdade de EducaÃÃo â UFC, observamos que era possÃvel utilizar este recurso em sala de aula. O objetivo principal da pesquisa à verificar quais contribuiÃÃes pedagÃgicas o bate-papo oferece para professores e alunos. Pretendemos especificar quais habilidades sÃo desenvolvidas quando usamos este recurso e as semelhanÃas e diferenÃas com relaÃÃo a momentos e situaÃÃes que acontecem em aulas presenciais e a distÃncia. Durante esta pesquisa, participamos de alguns bate-papos educativos e dentre estes, selecionamos nove para anÃlise deste trabalho. Observamos algumas situaÃÃes pertinentes a uma atividade pedagÃgica, entre elas podemos citar: participaÃÃo dos alunos durante as discussÃes realizadas no bate-papo; interaÃÃo (colaborativa e cooperativa) entre professor e alunos que enriquece a aprendizagem; quatro momentos de discussÃo proporcionados pelo bate-papo: apreensÃo (leitura de mensagem), seleÃÃo (interpretaÃÃo), compreensÃo (aspectos crÃticos sobre a informaÃÃo) e processamento de informaÃÃes (reflexÃo). Relatamos a partir das nossas experiÃncias, quais foram as possibilidades educativas encontradas no bate-papo - como por exemplo, colaboraÃÃo e cooperaÃÃo entre os sujeitos envolvidos na discussÃo - mostrando como à possÃvel trabalhar com esta tecnologia e, principalmente, o retorno pedagÃgico, do qual tanto o professor quanto o aluno poderÃo usufruir.
id UFC_f69b5060573e39500fe385292c86eddb
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12419
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBate-papo na internet: algumas perspectivas educativasInternet chat: some educational perspectives2004-07-17Herminio Borges Neto01362062391Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Eliane Dayse Pontes Furtado4926422239161372560300Viviane de Oliveira PereiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRGrupos de bate-papo pela internet EducaÃÃo - Fortaleza Internet chat groups Education - FortalezaEDUCACAOEste trabalho tem como finalidade promover uma investigaÃÃo acerca da utilizaÃÃo do bate-papo na Internet na EducaÃÃo. Cada vez mais o bate-papo vem sendo utilizado em cursos a distÃncia, como tambÃm em instituiÃÃes de ensino, para algumas finalidades educativas, como por exemplo, proporcionar interaÃÃo entre os participantes. A partir de uma experiÃncia vivida na Faculdade de EducaÃÃo â UFC, observamos que era possÃvel utilizar este recurso em sala de aula. O objetivo principal da pesquisa à verificar quais contribuiÃÃes pedagÃgicas o bate-papo oferece para professores e alunos. Pretendemos especificar quais habilidades sÃo desenvolvidas quando usamos este recurso e as semelhanÃas e diferenÃas com relaÃÃo a momentos e situaÃÃes que acontecem em aulas presenciais e a distÃncia. Durante esta pesquisa, participamos de alguns bate-papos educativos e dentre estes, selecionamos nove para anÃlise deste trabalho. Observamos algumas situaÃÃes pertinentes a uma atividade pedagÃgica, entre elas podemos citar: participaÃÃo dos alunos durante as discussÃes realizadas no bate-papo; interaÃÃo (colaborativa e cooperativa) entre professor e alunos que enriquece a aprendizagem; quatro momentos de discussÃo proporcionados pelo bate-papo: apreensÃo (leitura de mensagem), seleÃÃo (interpretaÃÃo), compreensÃo (aspectos crÃticos sobre a informaÃÃo) e processamento de informaÃÃes (reflexÃo). Relatamos a partir das nossas experiÃncias, quais foram as possibilidades educativas encontradas no bate-papo - como por exemplo, colaboraÃÃo e cooperaÃÃo entre os sujeitos envolvidos na discussÃo - mostrando como à possÃvel trabalhar com esta tecnologia e, principalmente, o retorno pedagÃgico, do qual tanto o professor quanto o aluno poderÃo usufruir.This work aims to elicit some discussion on the pedagogical use of Internet chat. Chat sessions have been frequently used with educational goals in distance learning courses, as well as in teaching institutions to provide interaction between the learners. Starting from an experience with chat at the College of Education â UFC, we could observe that it was possible to use this resource in the classroom. The main objective research is to verify which pedagogical contributions the chat sessions offer to teachers and students. Besides, we intend to specify which skills are developed when we use this resource and the similarities and differences in relation to moments and situations that happen in classroom or in distance learning. During the research we joined some educational chat sessions, nine of which were chosen to be analised. Some situations, related to pedagogical activities were observed, such as: of students participation during the chat session; teacher and students interaction (collaborative and cooperative) allowing a learning environment; four moments of interaction provided by chatting sessions: apprehension (message reading), selection (interpretation), comprehension (critical aspects about the information) and information processing (reflection). We present, based on our experiences, the educational possibilities found in the chatting sessions, presenting how it is possible to work with this technological device and, mainly, the pedagogical gains of which even the teacher and the learner would benefit.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19618application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Internet chat: some educational perspectives
title Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas
spellingShingle Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas
Viviane de Oliveira Pereira
Grupos de bate-papo pela internet
EducaÃÃo - Fortaleza
Internet chat groups
Education - Fortaleza
EDUCACAO
title_short Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas
title_full Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas
title_fullStr Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas
title_full_unstemmed Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas
title_sort Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas
author Viviane de Oliveira Pereira
author_facet Viviane de Oliveira Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 10656731249
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2308920362072312
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eliane Dayse Pontes Furtado
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 49264222391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 61372560300
dc.contributor.author.fl_str_mv Viviane de Oliveira Pereira
contributor_str_mv Herminio Borges Neto
Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
Josà Aires de Castro Filho
Eliane Dayse Pontes Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos de bate-papo pela internet
EducaÃÃo - Fortaleza
topic Grupos de bate-papo pela internet
EducaÃÃo - Fortaleza
Internet chat groups
Education - Fortaleza
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Internet chat groups
Education - Fortaleza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como finalidade promover uma investigaÃÃo acerca da utilizaÃÃo do bate-papo na Internet na EducaÃÃo. Cada vez mais o bate-papo vem sendo utilizado em cursos a distÃncia, como tambÃm em instituiÃÃes de ensino, para algumas finalidades educativas, como por exemplo, proporcionar interaÃÃo entre os participantes. A partir de uma experiÃncia vivida na Faculdade de EducaÃÃo â UFC, observamos que era possÃvel utilizar este recurso em sala de aula. O objetivo principal da pesquisa à verificar quais contribuiÃÃes pedagÃgicas o bate-papo oferece para professores e alunos. Pretendemos especificar quais habilidades sÃo desenvolvidas quando usamos este recurso e as semelhanÃas e diferenÃas com relaÃÃo a momentos e situaÃÃes que acontecem em aulas presenciais e a distÃncia. Durante esta pesquisa, participamos de alguns bate-papos educativos e dentre estes, selecionamos nove para anÃlise deste trabalho. Observamos algumas situaÃÃes pertinentes a uma atividade pedagÃgica, entre elas podemos citar: participaÃÃo dos alunos durante as discussÃes realizadas no bate-papo; interaÃÃo (colaborativa e cooperativa) entre professor e alunos que enriquece a aprendizagem; quatro momentos de discussÃo proporcionados pelo bate-papo: apreensÃo (leitura de mensagem), seleÃÃo (interpretaÃÃo), compreensÃo (aspectos crÃticos sobre a informaÃÃo) e processamento de informaÃÃes (reflexÃo). Relatamos a partir das nossas experiÃncias, quais foram as possibilidades educativas encontradas no bate-papo - como por exemplo, colaboraÃÃo e cooperaÃÃo entre os sujeitos envolvidos na discussÃo - mostrando como à possÃvel trabalhar com esta tecnologia e, principalmente, o retorno pedagÃgico, do qual tanto o professor quanto o aluno poderÃo usufruir.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work aims to elicit some discussion on the pedagogical use of Internet chat. Chat sessions have been frequently used with educational goals in distance learning courses, as well as in teaching institutions to provide interaction between the learners. Starting from an experience with chat at the College of Education â UFC, we could observe that it was possible to use this resource in the classroom. The main objective research is to verify which pedagogical contributions the chat sessions offer to teachers and students. Besides, we intend to specify which skills are developed when we use this resource and the similarities and differences in relation to moments and situations that happen in classroom or in distance learning. During the research we joined some educational chat sessions, nine of which were chosen to be analised. Some situations, related to pedagogical activities were observed, such as: of students participation during the chat session; teacher and students interaction (collaborative and cooperative) allowing a learning environment; four moments of interaction provided by chatting sessions: apprehension (message reading), selection (interpretation), comprehension (critical aspects about the information) and information processing (reflection). We present, based on our experiences, the educational possibilities found in the chatting sessions, presenting how it is possible to work with this technological device and, mainly, the pedagogical gains of which even the teacher and the learner would benefit.
description Este trabalho tem como finalidade promover uma investigaÃÃo acerca da utilizaÃÃo do bate-papo na Internet na EducaÃÃo. Cada vez mais o bate-papo vem sendo utilizado em cursos a distÃncia, como tambÃm em instituiÃÃes de ensino, para algumas finalidades educativas, como por exemplo, proporcionar interaÃÃo entre os participantes. A partir de uma experiÃncia vivida na Faculdade de EducaÃÃo â UFC, observamos que era possÃvel utilizar este recurso em sala de aula. O objetivo principal da pesquisa à verificar quais contribuiÃÃes pedagÃgicas o bate-papo oferece para professores e alunos. Pretendemos especificar quais habilidades sÃo desenvolvidas quando usamos este recurso e as semelhanÃas e diferenÃas com relaÃÃo a momentos e situaÃÃes que acontecem em aulas presenciais e a distÃncia. Durante esta pesquisa, participamos de alguns bate-papos educativos e dentre estes, selecionamos nove para anÃlise deste trabalho. Observamos algumas situaÃÃes pertinentes a uma atividade pedagÃgica, entre elas podemos citar: participaÃÃo dos alunos durante as discussÃes realizadas no bate-papo; interaÃÃo (colaborativa e cooperativa) entre professor e alunos que enriquece a aprendizagem; quatro momentos de discussÃo proporcionados pelo bate-papo: apreensÃo (leitura de mensagem), seleÃÃo (interpretaÃÃo), compreensÃo (aspectos crÃticos sobre a informaÃÃo) e processamento de informaÃÃes (reflexÃo). Relatamos a partir das nossas experiÃncias, quais foram as possibilidades educativas encontradas no bate-papo - como por exemplo, colaboraÃÃo e cooperaÃÃo entre os sujeitos envolvidos na discussÃo - mostrando como à possÃvel trabalhar com esta tecnologia e, principalmente, o retorno pedagÃgico, do qual tanto o professor quanto o aluno poderÃo usufruir.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19618
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295234397831168