CoerÃncia e articulaÃÃo tÃpica: uma anÃlise a partir de

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleiane Bezerra de SÃ
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20423
Resumo: 9 RESUMO Este trabalho, pertencente à Ãrea da LinguÃstica Textual, tem como objetivo redimensionar os fatores que definem a coerÃncia, tendo em vista aspectos pragmÃticodiscursivos e semÃnticos das noÃÃes de tÃpico discursivo e de estratÃgias de articulaÃÃo tÃpica, a partir da anÃlise de redaÃÃes do Enem. Partindo das discussÃes em torno da definiÃÃo de coerÃncia, reconsiderando-a numa dimensÃo sociocognitiva e discursiva, este trabalho estabelece relaÃÃes entre os aspectos de textualidade da coerÃncia - continuidade, progressÃo, articulaÃÃo e nÃo contradiÃÃo â e as noÃÃes de tÃpico discursivo e de coesÃo, aqui analisada apenas na articulaÃÃo de tÃpicos e de subtÃpicos no processo interpretativo da coerÃncia. Reconhecendo a relevÃncia de se tentar estabelecer relaÃÃes teÃricas entre a descriÃÃo da coerÃncia, a coesÃo e a descriÃÃo do tÃpico discursivo, e tendo em vista que princÃpios de textualidade nÃo podem ser avaliados sem a consideraÃÃo das caracterÃsticas das prÃticas discursivas dos gÃneros, sÃo analisadas 27 redaÃÃes que integram o caderno de treinamento de corretores do Enem, das ediÃÃes de 2013, 2014 e 2015, a fim de elaborar um quadro de critÃrios em que esses parÃmetros analÃticos se articulem, conjugados ao contexto de p roduÃÃo e de avaliaÃÃo do Enem. Investiga-se a hipÃtese de que à possÃvel e pertinente relacionar a coerÃncia e a coesÃo à anÃlise da organizaÃÃo tÃpica, a fim de articular os parÃmetros de avaliaÃÃo dos aspectos textuais em redaÃÃes do Enem. Essa proposta de quadro avaliativo dos aspectos textuais pode beneficiar os candidatos do Enem e colaborar para a formaÃÃo de professores que lidam com o desenvolvimento da habilidade de reconhecimento da organizaÃÃo de ideias nos textos e de compreensÃo dos mecanismos articulatÃrios que viabilizam a manutenÃÃo e a progressÃo dos tÃpicos e subtÃpicos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCoerÃncia e articulaÃÃo tÃpica: uma anÃlise a partir de2018-07-00MÃnica MagalhÃes Cavalcante2205279831501625060319http://lattes.cnpq.br/4424006275070421Kleiane Bezerra de Sà Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRCoerÃncia TÃpico discursivo CoesÃoCoherence Discursive topic Cohesion Enem essaysLINGUISTICA9 RESUMO Este trabalho, pertencente à Ãrea da LinguÃstica Textual, tem como objetivo redimensionar os fatores que definem a coerÃncia, tendo em vista aspectos pragmÃticodiscursivos e semÃnticos das noÃÃes de tÃpico discursivo e de estratÃgias de articulaÃÃo tÃpica, a partir da anÃlise de redaÃÃes do Enem. Partindo das discussÃes em torno da definiÃÃo de coerÃncia, reconsiderando-a numa dimensÃo sociocognitiva e discursiva, este trabalho estabelece relaÃÃes entre os aspectos de textualidade da coerÃncia - continuidade, progressÃo, articulaÃÃo e nÃo contradiÃÃo â e as noÃÃes de tÃpico discursivo e de coesÃo, aqui analisada apenas na articulaÃÃo de tÃpicos e de subtÃpicos no processo interpretativo da coerÃncia. Reconhecendo a relevÃncia de se tentar estabelecer relaÃÃes teÃricas entre a descriÃÃo da coerÃncia, a coesÃo e a descriÃÃo do tÃpico discursivo, e tendo em vista que princÃpios de textualidade nÃo podem ser avaliados sem a consideraÃÃo das caracterÃsticas das prÃticas discursivas dos gÃneros, sÃo analisadas 27 redaÃÃes que integram o caderno de treinamento de corretores do Enem, das ediÃÃes de 2013, 2014 e 2015, a fim de elaborar um quadro de critÃrios em que esses parÃmetros analÃticos se articulem, conjugados ao contexto de p roduÃÃo e de avaliaÃÃo do Enem. Investiga-se a hipÃtese de que à possÃvel e pertinente relacionar a coerÃncia e a coesÃo à anÃlise da organizaÃÃo tÃpica, a fim de articular os parÃmetros de avaliaÃÃo dos aspectos textuais em redaÃÃes do Enem. Essa proposta de quadro avaliativo dos aspectos textuais pode beneficiar os candidatos do Enem e colaborar para a formaÃÃo de professores que lidam com o desenvolvimento da habilidade de reconhecimento da organizaÃÃo de ideias nos textos e de compreensÃo dos mecanismos articulatÃrios que viabilizam a manutenÃÃo e a progressÃo dos tÃpicos e subtÃpicos. This paper belongs to the Textual Linguistics area and aims to reshape the defining factors of coherence taking into consideration pragmatic-discursive and semantic aspects from the discursive topic concepts and from the topic articulation strategies by analyzing Enem essays. Starting with discussions around the definition of coherence, reconsidering it in a sociocognitive and discursive dimension, this work establishes connections between the textual aspects of coherence â continuity, progression, articulation and non-contradiction â and the concepts of discursive topic, cohesion and topic articulation mechanisms. Therefore, it is proposed that the analysis of coherence in Enem essays genre should be taken in a broad sense, articulated with the discursive topic and cohesion concepts. Recognizing the relevance of trying to establish theoretical connections between the description of coherence, the cohesion and also the description of the discursive topic, and considering that textual principles cannot be evaluated apart from the genre discursive practices characteristics, 27 essays belonging to the corrector training notebook, from 2013, 2014 and 2015 editions, will be analyzed in order to elaborate a criteria framework in which these analytical parameters can be articulated, combined to Enemâs production and evaluation context. We explore the hypothesis that it is possible and pertinent to relate coherence and cohesion to the topic organization analyses, in order to articulate the evaluation parameters of textual aspects in Enem essays. This evaluative framework of textual aspects proposal can benefit Enem candidates and collaborate to the qualification of teachers who deal with the development of abilities to recognize the construction of ideas in texts and comprehension of articulatory mechanisms that enable the maintenance and progression of topics and subtopics. CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20423application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:52Zmail@mail.com -
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