ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis mellifera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dyego da Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moreira, Angelita da Silveira, Oliveira, Emanuel Neto Alves de, Santos, Yvana Maria Gomes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3092
Resumo: O objetivo do presente estudo foi elaborar bebidas tipo néctares de graviola adoçadas com mel de Apis mellifera, mediante utilização de planejamento experimental, variando-se as concentrações de polpa e teor de sólidos solúveis e avaliar o efeito destes nas características físicas e químicas das bebidas processadas. Foi utilizado um planejamento fatorial 22 com 3 experimentos no ponto central resultando em 7 experimentos. A polpa de graviola foi diluída com água potável para obtenção de produtos nas concentrações de 25, 30 e 35% (m/m) de polpa. A correção dos sólidos solúveis para 11, 12 e 13 °Brix foi feita utilizando-se mel de A. mellifera. Observou-se que todas as formulações das bebidas tipo néctar de graviola adoçadas com mel apresentaram-se em conformidade com a legislação brasileira. As equações matemáticas ajustadas aos dados experimentais de acidez total titulável, açúcares totais, ratio, luminosidade e intensidade de amarelo foram significativas, sendo que somente os modelos ajustados aos valores de acidez total titulável, açúcares totais e ratio foram preditivos. As respostas acidez total titulável, açúcares totais, ratio, luminosidade e intensidade de amarelo foram influenciadas pelos fatores concentração de polpa e teor de sólidos solúveis totais, em que a concentração de polpa de graviola apresentou maior influencia sobre a acidez e o ratio e o teor de sólidos solúveis totais final das bebidas, modificado mediante adição de mel, apresentou maior influencia sobre os conteúdos de açúcares totais e os valores de luminosidade. A reposta intensidade de amarelo apresentou influencia de ambos os fatores.
id UFERSA-1_5b9f223a611c9f6f9354f8e17a91651b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/3092
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis melliferaNéctar. Fruta tropical. Adoçante natural. Caracterização física e química.O objetivo do presente estudo foi elaborar bebidas tipo néctares de graviola adoçadas com mel de Apis mellifera, mediante utilização de planejamento experimental, variando-se as concentrações de polpa e teor de sólidos solúveis e avaliar o efeito destes nas características físicas e químicas das bebidas processadas. Foi utilizado um planejamento fatorial 22 com 3 experimentos no ponto central resultando em 7 experimentos. A polpa de graviola foi diluída com água potável para obtenção de produtos nas concentrações de 25, 30 e 35% (m/m) de polpa. A correção dos sólidos solúveis para 11, 12 e 13 °Brix foi feita utilizando-se mel de A. mellifera. Observou-se que todas as formulações das bebidas tipo néctar de graviola adoçadas com mel apresentaram-se em conformidade com a legislação brasileira. As equações matemáticas ajustadas aos dados experimentais de acidez total titulável, açúcares totais, ratio, luminosidade e intensidade de amarelo foram significativas, sendo que somente os modelos ajustados aos valores de acidez total titulável, açúcares totais e ratio foram preditivos. As respostas acidez total titulável, açúcares totais, ratio, luminosidade e intensidade de amarelo foram influenciadas pelos fatores concentração de polpa e teor de sólidos solúveis totais, em que a concentração de polpa de graviola apresentou maior influencia sobre a acidez e o ratio e o teor de sólidos solúveis totais final das bebidas, modificado mediante adição de mel, apresentou maior influencia sobre os conteúdos de açúcares totais e os valores de luminosidade. A reposta intensidade de amarelo apresentou influencia de ambos os fatores.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3092REVISTA CAATINGA; Vol. 27 No. 4 (2014); 216-225Revista Caatinga; v. 27 n. 4 (2014); 216-2251983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3092/pdf_189Santos, Dyego da CostaMoreira, Angelita da SilveiraOliveira, Emanuel Neto Alves deSantos, Yvana Maria Gomes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:15:14Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/3092Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:46:04.499920Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis mellifera
title ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis mellifera
spellingShingle ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis mellifera
Santos, Dyego da Costa
Néctar. Fruta tropical. Adoçante natural. Caracterização física e química.
title_short ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis mellifera
title_full ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis mellifera
title_fullStr ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis mellifera
title_full_unstemmed ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis mellifera
title_sort ELABORAÇÃO DE BEBIDA TIPO NÉCTAR DE GRAVIOLA ADOÇADA COM MEL DE Apis mellifera
author Santos, Dyego da Costa
author_facet Santos, Dyego da Costa
Moreira, Angelita da Silveira
Oliveira, Emanuel Neto Alves de
Santos, Yvana Maria Gomes dos
author_role author
author2 Moreira, Angelita da Silveira
Oliveira, Emanuel Neto Alves de
Santos, Yvana Maria Gomes dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dyego da Costa
Moreira, Angelita da Silveira
Oliveira, Emanuel Neto Alves de
Santos, Yvana Maria Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Néctar. Fruta tropical. Adoçante natural. Caracterização física e química.
topic Néctar. Fruta tropical. Adoçante natural. Caracterização física e química.
description O objetivo do presente estudo foi elaborar bebidas tipo néctares de graviola adoçadas com mel de Apis mellifera, mediante utilização de planejamento experimental, variando-se as concentrações de polpa e teor de sólidos solúveis e avaliar o efeito destes nas características físicas e químicas das bebidas processadas. Foi utilizado um planejamento fatorial 22 com 3 experimentos no ponto central resultando em 7 experimentos. A polpa de graviola foi diluída com água potável para obtenção de produtos nas concentrações de 25, 30 e 35% (m/m) de polpa. A correção dos sólidos solúveis para 11, 12 e 13 °Brix foi feita utilizando-se mel de A. mellifera. Observou-se que todas as formulações das bebidas tipo néctar de graviola adoçadas com mel apresentaram-se em conformidade com a legislação brasileira. As equações matemáticas ajustadas aos dados experimentais de acidez total titulável, açúcares totais, ratio, luminosidade e intensidade de amarelo foram significativas, sendo que somente os modelos ajustados aos valores de acidez total titulável, açúcares totais e ratio foram preditivos. As respostas acidez total titulável, açúcares totais, ratio, luminosidade e intensidade de amarelo foram influenciadas pelos fatores concentração de polpa e teor de sólidos solúveis totais, em que a concentração de polpa de graviola apresentou maior influencia sobre a acidez e o ratio e o teor de sólidos solúveis totais final das bebidas, modificado mediante adição de mel, apresentou maior influencia sobre os conteúdos de açúcares totais e os valores de luminosidade. A reposta intensidade de amarelo apresentou influencia de ambos os fatores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3092
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3092/pdf_189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 27 No. 4 (2014); 216-225
Revista Caatinga; v. 27 n. 4 (2014); 216-225
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674024294154240