Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7797 |
Resumo: | As ciências exatas e naturais enfrentam diversas dificuldades no ensino de alguns conceitos. Uma área em destaque são os circuitos elétricos que carregam problemas de compreensão da funcionalidade de alguns componentes. Diante disso, este trabalho apresenta uma atividade de circuitos elétricos com auxílio de simulação, com base numa sequência de ensino investigativa. Após a apresentação do conteúdo, é apresentado o simulador kit de construção de circuitos do PhET, mostrando sua funcionalidade e alguns exemplos. Os discentes passam a projetar circuitos e cada um tem a liberdade de inserir os componentes montando o circuito desejado. Durante todo o processo, foi possível observar a motivação e interação dos envolvidos com o ambiente de simulação, onde destaca-se que oitenta por cento dos envolvidos estão completamente satisfeitos e os demais estão parcialmente satisfeitos com o roteiro e com a aprendizagem, o que é visto em suas notas na avaliação de aprendizagem. Esses fatos colocam uma estreita relação entre conteúdo, aluno e professor, mostrando que os objetos de aprendizagem são fortes aliados na construção do conhecimento. |
id |
UFER_075187b96970bcc5cf3428ff9cb64138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7797 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHETCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAObjetos de aprendizagemEnsino-aprendizagemCircuito elétricoSimulador PhETAs ciências exatas e naturais enfrentam diversas dificuldades no ensino de alguns conceitos. Uma área em destaque são os circuitos elétricos que carregam problemas de compreensão da funcionalidade de alguns componentes. Diante disso, este trabalho apresenta uma atividade de circuitos elétricos com auxílio de simulação, com base numa sequência de ensino investigativa. Após a apresentação do conteúdo, é apresentado o simulador kit de construção de circuitos do PhET, mostrando sua funcionalidade e alguns exemplos. Os discentes passam a projetar circuitos e cada um tem a liberdade de inserir os componentes montando o circuito desejado. Durante todo o processo, foi possível observar a motivação e interação dos envolvidos com o ambiente de simulação, onde destaca-se que oitenta por cento dos envolvidos estão completamente satisfeitos e os demais estão parcialmente satisfeitos com o roteiro e com a aprendizagem, o que é visto em suas notas na avaliação de aprendizagem. Esses fatos colocam uma estreita relação entre conteúdo, aluno e professor, mostrando que os objetos de aprendizagem são fortes aliados na construção do conhecimento.TCC aprovado para publicação na Revista da REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.10 f.BrasilCentro de Engenharias - CEUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLavor, Otávio PaulinoLavor, Otávio PaulinoFeitosa, Murilo Carvalho2022-11-10T16:29:20Z2022-11-10T16:29:20Z2020-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 10 nov. 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7797Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T17:43:39Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7797Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T17:43:39Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET |
title |
Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET |
spellingShingle |
Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET Feitosa, Murilo Carvalho CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Objetos de aprendizagem Ensino-aprendizagem Circuito elétrico Simulador PhET |
title_short |
Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET |
title_full |
Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET |
title_fullStr |
Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET |
title_full_unstemmed |
Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET |
title_sort |
Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET |
author |
Feitosa, Murilo Carvalho |
author_facet |
Feitosa, Murilo Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lavor, Otávio Paulino Lavor, Otávio Paulino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Murilo Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Objetos de aprendizagem Ensino-aprendizagem Circuito elétrico Simulador PhET |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Objetos de aprendizagem Ensino-aprendizagem Circuito elétrico Simulador PhET |
description |
As ciências exatas e naturais enfrentam diversas dificuldades no ensino de alguns conceitos. Uma área em destaque são os circuitos elétricos que carregam problemas de compreensão da funcionalidade de alguns componentes. Diante disso, este trabalho apresenta uma atividade de circuitos elétricos com auxílio de simulação, com base numa sequência de ensino investigativa. Após a apresentação do conteúdo, é apresentado o simulador kit de construção de circuitos do PhET, mostrando sua funcionalidade e alguns exemplos. Os discentes passam a projetar circuitos e cada um tem a liberdade de inserir os componentes montando o circuito desejado. Durante todo o processo, foi possível observar a motivação e interação dos envolvidos com o ambiente de simulação, onde destaca-se que oitenta por cento dos envolvidos estão completamente satisfeitos e os demais estão parcialmente satisfeitos com o roteiro e com a aprendizagem, o que é visto em suas notas na avaliação de aprendizagem. Esses fatos colocam uma estreita relação entre conteúdo, aluno e professor, mostrando que os objetos de aprendizagem são fortes aliados na construção do conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-07 2022-11-10T16:29:20Z 2022-11-10T16:29:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 10 nov. 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7797 |
identifier_str_mv |
FEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 10 nov. 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Engenharias - CE UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Engenharias - CE UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747479729537024 |