Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Murilo Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7797
Resumo: As ciências exatas e naturais enfrentam diversas dificuldades no ensino de alguns conceitos. Uma área em destaque são os circuitos elétricos que carregam problemas de compreensão da funcionalidade de alguns componentes. Diante disso, este trabalho apresenta uma atividade de circuitos elétricos com auxílio de simulação, com base numa sequência de ensino investigativa. Após a apresentação do conteúdo, é apresentado o simulador kit de construção de circuitos do PhET, mostrando sua funcionalidade e alguns exemplos. Os discentes passam a projetar circuitos e cada um tem a liberdade de inserir os componentes montando o circuito desejado. Durante todo o processo, foi possível observar a motivação e interação dos envolvidos com o ambiente de simulação, onde destaca-se que oitenta por cento dos envolvidos estão completamente satisfeitos e os demais estão parcialmente satisfeitos com o roteiro e com a aprendizagem, o que é visto em suas notas na avaliação de aprendizagem. Esses fatos colocam uma estreita relação entre conteúdo, aluno e professor, mostrando que os objetos de aprendizagem são fortes aliados na construção do conhecimento.
id UFER_075187b96970bcc5cf3428ff9cb64138
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7797
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHETCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAObjetos de aprendizagemEnsino-aprendizagemCircuito elétricoSimulador PhETAs ciências exatas e naturais enfrentam diversas dificuldades no ensino de alguns conceitos. Uma área em destaque são os circuitos elétricos que carregam problemas de compreensão da funcionalidade de alguns componentes. Diante disso, este trabalho apresenta uma atividade de circuitos elétricos com auxílio de simulação, com base numa sequência de ensino investigativa. Após a apresentação do conteúdo, é apresentado o simulador kit de construção de circuitos do PhET, mostrando sua funcionalidade e alguns exemplos. Os discentes passam a projetar circuitos e cada um tem a liberdade de inserir os componentes montando o circuito desejado. Durante todo o processo, foi possível observar a motivação e interação dos envolvidos com o ambiente de simulação, onde destaca-se que oitenta por cento dos envolvidos estão completamente satisfeitos e os demais estão parcialmente satisfeitos com o roteiro e com a aprendizagem, o que é visto em suas notas na avaliação de aprendizagem. Esses fatos colocam uma estreita relação entre conteúdo, aluno e professor, mostrando que os objetos de aprendizagem são fortes aliados na construção do conhecimento.TCC aprovado para publicação na Revista da REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.10 f.BrasilCentro de Engenharias - CEUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLavor, Otávio PaulinoLavor, Otávio PaulinoFeitosa, Murilo Carvalho2022-11-10T16:29:20Z2022-11-10T16:29:20Z2020-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 10 nov. 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7797Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T17:43:39Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7797Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T17:43:39Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET
title Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET
spellingShingle Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET
Feitosa, Murilo Carvalho
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Objetos de aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Circuito elétrico
Simulador PhET
title_short Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET
title_full Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET
title_fullStr Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET
title_full_unstemmed Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET
title_sort Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET
author Feitosa, Murilo Carvalho
author_facet Feitosa, Murilo Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lavor, Otávio Paulino
Lavor, Otávio Paulino
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Murilo Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Objetos de aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Circuito elétrico
Simulador PhET
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Objetos de aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Circuito elétrico
Simulador PhET
description As ciências exatas e naturais enfrentam diversas dificuldades no ensino de alguns conceitos. Uma área em destaque são os circuitos elétricos que carregam problemas de compreensão da funcionalidade de alguns componentes. Diante disso, este trabalho apresenta uma atividade de circuitos elétricos com auxílio de simulação, com base numa sequência de ensino investigativa. Após a apresentação do conteúdo, é apresentado o simulador kit de construção de circuitos do PhET, mostrando sua funcionalidade e alguns exemplos. Os discentes passam a projetar circuitos e cada um tem a liberdade de inserir os componentes montando o circuito desejado. Durante todo o processo, foi possível observar a motivação e interação dos envolvidos com o ambiente de simulação, onde destaca-se que oitenta por cento dos envolvidos estão completamente satisfeitos e os demais estão parcialmente satisfeitos com o roteiro e com a aprendizagem, o que é visto em suas notas na avaliação de aprendizagem. Esses fatos colocam uma estreita relação entre conteúdo, aluno e professor, mostrando que os objetos de aprendizagem são fortes aliados na construção do conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
2022-11-10T16:29:20Z
2022-11-10T16:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 10 nov. 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7797
identifier_str_mv FEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 10 nov. 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Engenharias - CE
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Engenharias - CE
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747479729537024