DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8206 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o relato de experiência do ensino de LIBRAS, assim como os desafios encontrados durante a produção das videoaulas e ensino remoto para uma aluna surda do 1o ano do ensino fundamental I de uma escola da rede municipal Caraúbas – RN. Tendo como objetivos analisar e refletir sobre a importância do uso de videoaulas como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, mostrando como essas ferramentas podem contribuir na transformação da maneira como os professores ensinam e acompanham a aprendizagem de seus alunos surdos. Além de criar e executar metodologias para a elaboração das videoaulas em LIBRAS, visando a melhor forma de repasse a assimilação dos conteúdos para a criança surda, de forma a estimular visualmente criativa e atrativa através das atividades passadas. Para tanto, apresentamos um relato de experiência da principal autora que trabalha na docência do ensino regular de ensino, por meio do estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa. Como referências, buscamos suporte teórico com: Quadros (2017), Schallenberger (2012), Negromonte e Silva (2018), Strobel (2009), Souza (2020), Quadros e Cruz (2011). Os objetivos esperados foram atingidos durante as aulas e a internalização dos conteúdos. Portanto esta pesquisa trouxe reflexões relacionadas à temática do ensino para surdos com o auxílio de Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), através de videoaulas; espera-se possibilitar outras discussões e estimulo de novos estudos, de inserções dessa metodologia na Educação de Surdos e, principalmente, da divulgação dos seus resultados, para que outros educadores do país possam compartilhar e multiplicar essas experiências. |
id |
UFER_62ba8d40a863307ecd4ef568d39fc4ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8206 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRASLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASvideoaula; Ensino; visualidade; LIBRAS; Metodologia.Este trabalho apresenta o relato de experiência do ensino de LIBRAS, assim como os desafios encontrados durante a produção das videoaulas e ensino remoto para uma aluna surda do 1o ano do ensino fundamental I de uma escola da rede municipal Caraúbas – RN. Tendo como objetivos analisar e refletir sobre a importância do uso de videoaulas como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, mostrando como essas ferramentas podem contribuir na transformação da maneira como os professores ensinam e acompanham a aprendizagem de seus alunos surdos. Além de criar e executar metodologias para a elaboração das videoaulas em LIBRAS, visando a melhor forma de repasse a assimilação dos conteúdos para a criança surda, de forma a estimular visualmente criativa e atrativa através das atividades passadas. Para tanto, apresentamos um relato de experiência da principal autora que trabalha na docência do ensino regular de ensino, por meio do estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa. Como referências, buscamos suporte teórico com: Quadros (2017), Schallenberger (2012), Negromonte e Silva (2018), Strobel (2009), Souza (2020), Quadros e Cruz (2011). Os objetivos esperados foram atingidos durante as aulas e a internalização dos conteúdos. Portanto esta pesquisa trouxe reflexões relacionadas à temática do ensino para surdos com o auxílio de Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), através de videoaulas; espera-se possibilitar outras discussões e estimulo de novos estudos, de inserções dessa metodologia na Educação de Surdos e, principalmente, da divulgação dos seus resultados, para que outros educadores do país possam compartilhar e multiplicar essas experiências.56 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, João Batista NevesFerreira, João Batista NevesSouza, Niascara Valesca Do NascimentoBrasil, Maria Ghisleny De PaivaFreitas, Daniela Maria de2023-01-10T18:09:51Z2023-01-10T18:09:51Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8206CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T20:46:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8206Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T20:46:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS |
title |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS |
spellingShingle |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS Freitas, Daniela Maria de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS videoaula; Ensino; visualidade; LIBRAS; Metodologia. |
title_short |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS |
title_full |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS |
title_fullStr |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS |
title_sort |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS |
author |
Freitas, Daniela Maria de |
author_facet |
Freitas, Daniela Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, João Batista Neves Ferreira, João Batista Neves Souza, Niascara Valesca Do Nascimento Brasil, Maria Ghisleny De Paiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Daniela Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS videoaula; Ensino; visualidade; LIBRAS; Metodologia. |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS videoaula; Ensino; visualidade; LIBRAS; Metodologia. |
description |
Este trabalho apresenta o relato de experiência do ensino de LIBRAS, assim como os desafios encontrados durante a produção das videoaulas e ensino remoto para uma aluna surda do 1o ano do ensino fundamental I de uma escola da rede municipal Caraúbas – RN. Tendo como objetivos analisar e refletir sobre a importância do uso de videoaulas como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, mostrando como essas ferramentas podem contribuir na transformação da maneira como os professores ensinam e acompanham a aprendizagem de seus alunos surdos. Além de criar e executar metodologias para a elaboração das videoaulas em LIBRAS, visando a melhor forma de repasse a assimilação dos conteúdos para a criança surda, de forma a estimular visualmente criativa e atrativa através das atividades passadas. Para tanto, apresentamos um relato de experiência da principal autora que trabalha na docência do ensino regular de ensino, por meio do estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa. Como referências, buscamos suporte teórico com: Quadros (2017), Schallenberger (2012), Negromonte e Silva (2018), Strobel (2009), Souza (2020), Quadros e Cruz (2011). Os objetivos esperados foram atingidos durante as aulas e a internalização dos conteúdos. Portanto esta pesquisa trouxe reflexões relacionadas à temática do ensino para surdos com o auxílio de Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), através de videoaulas; espera-se possibilitar outras discussões e estimulo de novos estudos, de inserções dessa metodologia na Educação de Surdos e, principalmente, da divulgação dos seus resultados, para que outros educadores do país possam compartilhar e multiplicar essas experiências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-28 2023-01-10T18:09:51Z 2023-01-10T18:09:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8206 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747490548744192 |