A importância da escola e da família na inclusão da criança com transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8086 |
Resumo: | O artigo ora apresentado intitulado “A importância da escola e da família na inclusão da criança com transtorno do espectro autista (TEA)”, aborda a temática da Educação Inclusiva como um lugar de compartilhamento de reflexões e diálogos no campo da educação escolar. A educação inclusiva se constitui como um profícuo campo educacional, de luta, desafios e perspectivas, no entanto reconhecemos a necessidade de ampliação de estudos e pesquisas que possam colaborar com os processos inclusivos no âmbito da família e da escola. Elencamos como interlocução teórica, Freire (1980), Paiva (2003), Moro (2010), Varella (2014), Santos (1999). No percurso metodológico nos amparamos nos estudos de Pinheiro (2007) e Ibiapina (2007). As nossas hipóteses ou pressupostos nos apontam que por se tratar de uma síndrome que afeta principalmente a interação social, dificultando iniciar ou manter uma conversa, o autista é considerado muitas vezes pela sociedade como um ser incapaz de se relacionar ou conviver em sociedade. A pesquisa aconteceu em três espaços distintos: a escola, a família e a Associação de Mães e Amigos dos Autistas do Vale do Assu – AMAAVA. O objetivo geral, ou mais amplo, que se constitui em compreender a importância da relação escola e família no que diz respeito à inclusão da criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos mais diversos espaços sociais. A pesquisa nos fez entender como é complexa a relação que as crianças com TEA estabelecem com a escola e com o professor. Esta complexidade requer o estabelecimento de laços de afetividade e de respeito entre estas crianças e seus professores. No entanto percebemos igualmente como a parceria estabelecida entre a escola e a família são benéficas para o desenvolvimento das crianças autistas. Em suma, este trabalho nos instigou a prosseguir em outras atividades investigativas na temática da Educação Inclusiva. Intencionamos construir outros trabalhos que possam colaborar com as famílias e com a escola no processo de ensino e aprendizagem e a na inserção social das crianças que vivenciam o Transtorno do Espectro Autista. |
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