Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Antonia Tiffany Dantas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9914
Resumo: As empresas precisam estar atentas as mudanças que ocorrem em seu mercado de atuação. Um plano de marketing, possibilita a criação de um posicionamento do negócio mediante a concorrência no mercado, assim como auxilia na criação de estratégias para sobreviver no ambiente externo e manter-se competitivo. O presente estudo teve como objetivo propor um plano de marketing para uma indústria do ramo ceramista, através de uma análise de mercado e descrição dos processos da mesma. A metodologia aplicada foi o modelo de Osterwalder (2010), o Business Model Canvas, associado a uma matriz SWOT, onde foi possível propor possíveis melhorias para o setor e para a empresa. A escolha de realizar o estudo nessa indústria, justifica-se como uma forma de aprimoramento nos conhecimentos nesse ramo, assim como a intenção de auxiliar na melhoria contínua de sua gestão. Com o estudo, conclui-se que o potencial da indústria é relevante, com grandes possibilidades de expansão e desenvolvimento, podendo tornar-se mais competitiva tomando decisões mais estratégicas.
id UFER_10dc20c2dcc743c62bb244d1117e2f92
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9914
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método CanvasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketingPlano de marketingCanvasIndustria ceramistaAs empresas precisam estar atentas as mudanças que ocorrem em seu mercado de atuação. Um plano de marketing, possibilita a criação de um posicionamento do negócio mediante a concorrência no mercado, assim como auxilia na criação de estratégias para sobreviver no ambiente externo e manter-se competitivo. O presente estudo teve como objetivo propor um plano de marketing para uma indústria do ramo ceramista, através de uma análise de mercado e descrição dos processos da mesma. A metodologia aplicada foi o modelo de Osterwalder (2010), o Business Model Canvas, associado a uma matriz SWOT, onde foi possível propor possíveis melhorias para o setor e para a empresa. A escolha de realizar o estudo nessa indústria, justifica-se como uma forma de aprimoramento nos conhecimentos nesse ramo, assim como a intenção de auxiliar na melhoria contínua de sua gestão. Com o estudo, conclui-se que o potencial da indústria é relevante, com grandes possibilidades de expansão e desenvolvimento, podendo tornar-se mais competitiva tomando decisões mais estratégicas.44 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGurgel, Judson da CruzGurgel, Judson da CruzSantos, Suely Xavier dosSilva, Paulo Gustavo daMacedo, Antonia Tiffany Dantas2023-12-14T14:47:46Z2023-12-14T14:47:46Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMACEDO, Antonia Tiffany Dantas. Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 14 dez. 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9914MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-14T22:47:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9914Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-14T22:47:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
title Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
spellingShingle Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
Macedo, Antonia Tiffany Dantas
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing
Plano de marketing
Canvas
Industria ceramista
title_short Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
title_full Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
title_fullStr Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
title_full_unstemmed Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
title_sort Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
author Macedo, Antonia Tiffany Dantas
author_facet Macedo, Antonia Tiffany Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gurgel, Judson da Cruz
Gurgel, Judson da Cruz
Santos, Suely Xavier dos
Silva, Paulo Gustavo da
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Antonia Tiffany Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing
Plano de marketing
Canvas
Industria ceramista
topic CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing
Plano de marketing
Canvas
Industria ceramista
description As empresas precisam estar atentas as mudanças que ocorrem em seu mercado de atuação. Um plano de marketing, possibilita a criação de um posicionamento do negócio mediante a concorrência no mercado, assim como auxilia na criação de estratégias para sobreviver no ambiente externo e manter-se competitivo. O presente estudo teve como objetivo propor um plano de marketing para uma indústria do ramo ceramista, através de uma análise de mercado e descrição dos processos da mesma. A metodologia aplicada foi o modelo de Osterwalder (2010), o Business Model Canvas, associado a uma matriz SWOT, onde foi possível propor possíveis melhorias para o setor e para a empresa. A escolha de realizar o estudo nessa indústria, justifica-se como uma forma de aprimoramento nos conhecimentos nesse ramo, assim como a intenção de auxiliar na melhoria contínua de sua gestão. Com o estudo, conclui-se que o potencial da indústria é relevante, com grandes possibilidades de expansão e desenvolvimento, podendo tornar-se mais competitiva tomando decisões mais estratégicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T14:47:46Z
2023-12-14T14:47:46Z
2023-10-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, Antonia Tiffany Dantas. Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 14 dez. 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9914
identifier_str_mv MACEDO, Antonia Tiffany Dantas. Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 14 dez. 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747456284426240