Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9914 |
Resumo: | As empresas precisam estar atentas as mudanças que ocorrem em seu mercado de atuação. Um plano de marketing, possibilita a criação de um posicionamento do negócio mediante a concorrência no mercado, assim como auxilia na criação de estratégias para sobreviver no ambiente externo e manter-se competitivo. O presente estudo teve como objetivo propor um plano de marketing para uma indústria do ramo ceramista, através de uma análise de mercado e descrição dos processos da mesma. A metodologia aplicada foi o modelo de Osterwalder (2010), o Business Model Canvas, associado a uma matriz SWOT, onde foi possível propor possíveis melhorias para o setor e para a empresa. A escolha de realizar o estudo nessa indústria, justifica-se como uma forma de aprimoramento nos conhecimentos nesse ramo, assim como a intenção de auxiliar na melhoria contínua de sua gestão. Com o estudo, conclui-se que o potencial da indústria é relevante, com grandes possibilidades de expansão e desenvolvimento, podendo tornar-se mais competitiva tomando decisões mais estratégicas. |
id |
UFER_10dc20c2dcc743c62bb244d1117e2f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9914 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método CanvasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketingPlano de marketingCanvasIndustria ceramistaAs empresas precisam estar atentas as mudanças que ocorrem em seu mercado de atuação. Um plano de marketing, possibilita a criação de um posicionamento do negócio mediante a concorrência no mercado, assim como auxilia na criação de estratégias para sobreviver no ambiente externo e manter-se competitivo. O presente estudo teve como objetivo propor um plano de marketing para uma indústria do ramo ceramista, através de uma análise de mercado e descrição dos processos da mesma. A metodologia aplicada foi o modelo de Osterwalder (2010), o Business Model Canvas, associado a uma matriz SWOT, onde foi possível propor possíveis melhorias para o setor e para a empresa. A escolha de realizar o estudo nessa indústria, justifica-se como uma forma de aprimoramento nos conhecimentos nesse ramo, assim como a intenção de auxiliar na melhoria contínua de sua gestão. Com o estudo, conclui-se que o potencial da indústria é relevante, com grandes possibilidades de expansão e desenvolvimento, podendo tornar-se mais competitiva tomando decisões mais estratégicas.44 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGurgel, Judson da CruzGurgel, Judson da CruzSantos, Suely Xavier dosSilva, Paulo Gustavo daMacedo, Antonia Tiffany Dantas2023-12-14T14:47:46Z2023-12-14T14:47:46Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMACEDO, Antonia Tiffany Dantas. Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 14 dez. 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9914MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-14T22:47:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9914Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-14T22:47:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas |
title |
Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas |
spellingShingle |
Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas Macedo, Antonia Tiffany Dantas CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Marketing Plano de marketing Canvas Industria ceramista |
title_short |
Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas |
title_full |
Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas |
title_fullStr |
Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas |
title_full_unstemmed |
Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas |
title_sort |
Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas |
author |
Macedo, Antonia Tiffany Dantas |
author_facet |
Macedo, Antonia Tiffany Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gurgel, Judson da Cruz Gurgel, Judson da Cruz Santos, Suely Xavier dos Silva, Paulo Gustavo da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Antonia Tiffany Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Marketing Plano de marketing Canvas Industria ceramista |
topic |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Marketing Plano de marketing Canvas Industria ceramista |
description |
As empresas precisam estar atentas as mudanças que ocorrem em seu mercado de atuação. Um plano de marketing, possibilita a criação de um posicionamento do negócio mediante a concorrência no mercado, assim como auxilia na criação de estratégias para sobreviver no ambiente externo e manter-se competitivo. O presente estudo teve como objetivo propor um plano de marketing para uma indústria do ramo ceramista, através de uma análise de mercado e descrição dos processos da mesma. A metodologia aplicada foi o modelo de Osterwalder (2010), o Business Model Canvas, associado a uma matriz SWOT, onde foi possível propor possíveis melhorias para o setor e para a empresa. A escolha de realizar o estudo nessa indústria, justifica-se como uma forma de aprimoramento nos conhecimentos nesse ramo, assim como a intenção de auxiliar na melhoria contínua de sua gestão. Com o estudo, conclui-se que o potencial da indústria é relevante, com grandes possibilidades de expansão e desenvolvimento, podendo tornar-se mais competitiva tomando decisões mais estratégicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T14:47:46Z 2023-12-14T14:47:46Z 2023-10-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACEDO, Antonia Tiffany Dantas. Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 14 dez. 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9914 |
identifier_str_mv |
MACEDO, Antonia Tiffany Dantas. Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 14 dez. 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747456284426240 |