O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Juliana Raiane do Nascimento
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10897
Resumo: Os recursos lúdicos são primordiais no ensino de alunos surdos, seja crianças, adolescentes e jovens. É de suma importância que o professor seja dinâmico durante as aulas, use estes meios como forma de engajar o estudante e que, nessa interação, principalmente, a aprendizagem significativa aconteça. Na sala de aula, os alunos precisam de ludicidade na hora de aprender, com o público surdo, isso não é diferente, os recursos visuais é uma alternativa lúdica, prazerosa e eficaz, pois através da visualidade, o discente surdo consegue aprender e construir o conhecimento sobre a sua própria língua. A pesquisa parte do seguinte problema: Como acontece o uso de recursos lúdicos no ensino de Libras para Alunos Surdos visando o seu processo de aprendizagem? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como acontece a utilização dos recursos lúdicos no ensino de Libras para os surdos viabilizando o processo de aprendizagem. Alguns autores que embasam esta pesquisa: Lacerda (2006), Cordula (2013), Dohme (2003), Severino (2001), Gil (2002), Vygotsky (2001). A presente pesquisa e abordagem qualitativa e do tipo exploratória. O instrumento da pesquisa foi através de uma entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), localizado na cidade de Mossoró-RN. Constatamos que a pesquisa proporcionou um momento significativo de conhecimento; saber como ocorre o trabalho dos profissionais de Letras-Libras da instituição; foi possível ainda identificar a importância que os materiais lúdicos exercem no fazer docente como também para a construção do conhecimento pelo aluno, pois estes recursos são facilitadores no momento em sala de aula.
id UFER_12e00da09a779b2704b1d65533591e29
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10897
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASLibrasSurdosRecursos lúdicosProfessorAprendizagemOs recursos lúdicos são primordiais no ensino de alunos surdos, seja crianças, adolescentes e jovens. É de suma importância que o professor seja dinâmico durante as aulas, use estes meios como forma de engajar o estudante e que, nessa interação, principalmente, a aprendizagem significativa aconteça. Na sala de aula, os alunos precisam de ludicidade na hora de aprender, com o público surdo, isso não é diferente, os recursos visuais é uma alternativa lúdica, prazerosa e eficaz, pois através da visualidade, o discente surdo consegue aprender e construir o conhecimento sobre a sua própria língua. A pesquisa parte do seguinte problema: Como acontece o uso de recursos lúdicos no ensino de Libras para Alunos Surdos visando o seu processo de aprendizagem? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como acontece a utilização dos recursos lúdicos no ensino de Libras para os surdos viabilizando o processo de aprendizagem. Alguns autores que embasam esta pesquisa: Lacerda (2006), Cordula (2013), Dohme (2003), Severino (2001), Gil (2002), Vygotsky (2001). A presente pesquisa e abordagem qualitativa e do tipo exploratória. O instrumento da pesquisa foi através de uma entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), localizado na cidade de Mossoró-RN. Constatamos que a pesquisa proporcionou um momento significativo de conhecimento; saber como ocorre o trabalho dos profissionais de Letras-Libras da instituição; foi possível ainda identificar a importância que os materiais lúdicos exercem no fazer docente como também para a construção do conhecimento pelo aluno, pois estes recursos são facilitadores no momento em sala de aula.Playful resources are essential for teaching children, as well as adolescents and young people. It is of paramount importance that the teacher be dynamic during classes, using these means to engage the student and ensuring that meaningful learning occurs in this interaction. In the classroom, students need playfulness when learning, and this is no different for the deaf audience; visual resources are a playful, enjoyable, and effective alternative. Through visuality, deaf students can learn and build knowledge about their own language. The research starts from the following problem: how is the use of playful resources in teaching Libras for Deaf Students aimed at their learning process? Thus, the general objective of the research is to analyze how the use of playful resources occurs in teaching Libras for the deaf, enabling the learning process. Some authors supporting this research are: Lacerda (2006), Cordula (2013), Dohme (2003), Severino (2001), Gil (2002), Vygotsky (2001). This research is qualitative and exploratory in nature; the research instrument was through a semi-structured interview, conducted with two teachers from the State Center for Educator Training and Deaf Assistance (CAS), located in the city of Mossoró-RN. We found that the research provided a significant moment of knowledge; understanding how the work of Libras Language professionals in the institution occurs; it was also possible to identify the importance that playful materials have in teaching as well as in the construction of knowledge by the student, as these resources facilitate classroom moments. From the research data, we realize that, indeed, playful resources contribute significantly to the development and learning of deaf students. Students interact, participate, and build knowledge more easily when the teacher opts for visual resources, making the class more engaging and productive.22 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Mifra Angélica Chaves daViana Neto, Francisco de AcaciBrasil, Maria Ghisleny de PaivaGomes, Juliana Raiane do Nascimento2024-07-05T19:10:25Z2024-07-05T19:10:25Z2024-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Juliana Raiane do Nascimento. O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos. 2024. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10897CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-07T03:00:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10897Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-07T03:00:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos
title O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos
spellingShingle O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos
Gomes, Juliana Raiane do Nascimento
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Libras
Surdos
Recursos lúdicos
Professor
Aprendizagem
title_short O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos
title_full O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos
title_fullStr O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos
title_full_unstemmed O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos
title_sort O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos
author Gomes, Juliana Raiane do Nascimento
author_facet Gomes, Juliana Raiane do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Mifra Angélica Chaves da
Costa, Mifra Angélica Chaves da
Viana Neto, Francisco de Acaci
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Juliana Raiane do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Libras
Surdos
Recursos lúdicos
Professor
Aprendizagem
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Libras
Surdos
Recursos lúdicos
Professor
Aprendizagem
description Os recursos lúdicos são primordiais no ensino de alunos surdos, seja crianças, adolescentes e jovens. É de suma importância que o professor seja dinâmico durante as aulas, use estes meios como forma de engajar o estudante e que, nessa interação, principalmente, a aprendizagem significativa aconteça. Na sala de aula, os alunos precisam de ludicidade na hora de aprender, com o público surdo, isso não é diferente, os recursos visuais é uma alternativa lúdica, prazerosa e eficaz, pois através da visualidade, o discente surdo consegue aprender e construir o conhecimento sobre a sua própria língua. A pesquisa parte do seguinte problema: Como acontece o uso de recursos lúdicos no ensino de Libras para Alunos Surdos visando o seu processo de aprendizagem? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como acontece a utilização dos recursos lúdicos no ensino de Libras para os surdos viabilizando o processo de aprendizagem. Alguns autores que embasam esta pesquisa: Lacerda (2006), Cordula (2013), Dohme (2003), Severino (2001), Gil (2002), Vygotsky (2001). A presente pesquisa e abordagem qualitativa e do tipo exploratória. O instrumento da pesquisa foi através de uma entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), localizado na cidade de Mossoró-RN. Constatamos que a pesquisa proporcionou um momento significativo de conhecimento; saber como ocorre o trabalho dos profissionais de Letras-Libras da instituição; foi possível ainda identificar a importância que os materiais lúdicos exercem no fazer docente como também para a construção do conhecimento pelo aluno, pois estes recursos são facilitadores no momento em sala de aula.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-05T19:10:25Z
2024-07-05T19:10:25Z
2024-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Juliana Raiane do Nascimento. O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos. 2024. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10897
identifier_str_mv GOMES, Juliana Raiane do Nascimento. O uso de recursos lúdicos no ensino e aprendizagem de libras para alunos surdos. 2024. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747460309909504