LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Karla Medeiros da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8207
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no ambiente hospitalar. Foi realizada no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, no município de Caraúbas, estado do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o objetivo principal é o de analisar as percepções dos funcionários da área da saúde acerca do ensino da Libras no ambiente hospitalar, bem como de sua relevância para suas práticas cotidianas. Procuramos também responder aos seguintes questionamentos: quais as possíveis contribuições do docente de Libras no ambiente hospitalar? Quais os espaços de atuação profissional para um docente de Libras no hospital? Existe na política nacional de humanização algo a respeito disso? Nos pressupostos teóricos amparamo-nos nos estudos de Passeggi e Rocha (2016; 2018), acerca da interface educação e saúde, na educação da pessoa surda, Sacks (1990) e Skliar (1998), na Política Nacional de Humanização (BRASIL, 2010) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), para tratar acerca dos direitos humanos, com relação ao ensino de Libras buscamos compreensões e orientações com Rocha e Fagundes (2019). Esta pesquisa desdobra-se do Projeto Educação Também é Saúde, uma parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA e a instituição hospitalar. Unido ao projeto está a disciplina de Estágio Supervisionado em Libras como L2 II – Libras como segunda língua, do curso de Letras Libras da UFERSA Campus Caraúbas. Desta forma, atendendo a uma necessidade do hospital, foi realizado o primeiro curso de Libras para funcionários da saúde, visando prestar uma assistência de qualidade aos surdos que necessitam de atendimento médico, bem como diminuir as dificuldades na comunicação enfrentadas por pacientes surdos e os funcionários que atendem estes pacientes. Para o desenvolvimento do estudo, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo (BOGDAN e BIKLEN, 1994; LÜDKE e ANDRÉ, 1986), como procedimento para a recolha dos dados utilizamos questionários abertos e diário de campo. Participaram 9 profissionais da saúde que atuam no município. Dos resultados: consideramos que os profissionais têm percepções positivas sobre o que é a Língua Brasileira de Sinais, e outros ainda estão desconstruindo percepções oriundas do senso comum. É de suma relevância o ensino-aprendizagem da Libras no ambiente hospitalar, a presença de docentes nesse espaço faz toda a diferença para a formação dos profissionais da saúde na prestação de um serviço de qualidade e dignidade humana aos surdos. Há espaço para o trabalho do docente de Libras no hospital numa interface educação e saúde. A Política Nacional de Humanização deixa a desejar no aspecto de uma inclusão significativa em respeito a acessibilidade linguística. Por fim, há uma iminente necessidade de aproximação entre as áreas da educação e da saúde, nesse sentido a Universidade tem um papel primordial na concretização dos direitos humanos.
id UFER_31924c89baa05e8252dc09bf56af2436
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8207
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASLibras no hospital; Educação e Saúde; Estágio; Inclusão social.Esta pesquisa tem como tema o ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no ambiente hospitalar. Foi realizada no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, no município de Caraúbas, estado do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o objetivo principal é o de analisar as percepções dos funcionários da área da saúde acerca do ensino da Libras no ambiente hospitalar, bem como de sua relevância para suas práticas cotidianas. Procuramos também responder aos seguintes questionamentos: quais as possíveis contribuições do docente de Libras no ambiente hospitalar? Quais os espaços de atuação profissional para um docente de Libras no hospital? Existe na política nacional de humanização algo a respeito disso? Nos pressupostos teóricos amparamo-nos nos estudos de Passeggi e Rocha (2016; 2018), acerca da interface educação e saúde, na educação da pessoa surda, Sacks (1990) e Skliar (1998), na Política Nacional de Humanização (BRASIL, 2010) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), para tratar acerca dos direitos humanos, com relação ao ensino de Libras buscamos compreensões e orientações com Rocha e Fagundes (2019). Esta pesquisa desdobra-se do Projeto Educação Também é Saúde, uma parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA e a instituição hospitalar. Unido ao projeto está a disciplina de Estágio Supervisionado em Libras como L2 II – Libras como segunda língua, do curso de Letras Libras da UFERSA Campus Caraúbas. Desta forma, atendendo a uma necessidade do hospital, foi realizado o primeiro curso de Libras para funcionários da saúde, visando prestar uma assistência de qualidade aos surdos que necessitam de atendimento médico, bem como diminuir as dificuldades na comunicação enfrentadas por pacientes surdos e os funcionários que atendem estes pacientes. Para o desenvolvimento do estudo, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo (BOGDAN e BIKLEN, 1994; LÜDKE e ANDRÉ, 1986), como procedimento para a recolha dos dados utilizamos questionários abertos e diário de campo. Participaram 9 profissionais da saúde que atuam no município. Dos resultados: consideramos que os profissionais têm percepções positivas sobre o que é a Língua Brasileira de Sinais, e outros ainda estão desconstruindo percepções oriundas do senso comum. É de suma relevância o ensino-aprendizagem da Libras no ambiente hospitalar, a presença de docentes nesse espaço faz toda a diferença para a formação dos profissionais da saúde na prestação de um serviço de qualidade e dignidade humana aos surdos. Há espaço para o trabalho do docente de Libras no hospital numa interface educação e saúde. A Política Nacional de Humanização deixa a desejar no aspecto de uma inclusão significativa em respeito a acessibilidade linguística. Por fim, há uma iminente necessidade de aproximação entre as áreas da educação e da saúde, nesse sentido a Universidade tem um papel primordial na concretização dos direitos humanos.47 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRocha, Simone Maria daRocha, Simone Maria daBrasil, Maria Ghisleny de PaivaCordeiro, Fernando da SilvaFagundes, Isabelle PinheiroSilva, Ana Karla Medeiros da2023-01-10T19:27:24Z2023-01-10T19:27:24Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8207CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:09:27Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8207Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:09:27Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
title LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
spellingShingle LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
Silva, Ana Karla Medeiros da
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Libras no hospital; Educação e Saúde; Estágio; Inclusão social.
title_short LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
title_full LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
title_fullStr LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
title_full_unstemmed LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
title_sort LIBRAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
author Silva, Ana Karla Medeiros da
author_facet Silva, Ana Karla Medeiros da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Simone Maria da
Rocha, Simone Maria da
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Cordeiro, Fernando da Silva
Fagundes, Isabelle Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Karla Medeiros da
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Libras no hospital; Educação e Saúde; Estágio; Inclusão social.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Libras no hospital; Educação e Saúde; Estágio; Inclusão social.
description Esta pesquisa tem como tema o ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no ambiente hospitalar. Foi realizada no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, no município de Caraúbas, estado do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o objetivo principal é o de analisar as percepções dos funcionários da área da saúde acerca do ensino da Libras no ambiente hospitalar, bem como de sua relevância para suas práticas cotidianas. Procuramos também responder aos seguintes questionamentos: quais as possíveis contribuições do docente de Libras no ambiente hospitalar? Quais os espaços de atuação profissional para um docente de Libras no hospital? Existe na política nacional de humanização algo a respeito disso? Nos pressupostos teóricos amparamo-nos nos estudos de Passeggi e Rocha (2016; 2018), acerca da interface educação e saúde, na educação da pessoa surda, Sacks (1990) e Skliar (1998), na Política Nacional de Humanização (BRASIL, 2010) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), para tratar acerca dos direitos humanos, com relação ao ensino de Libras buscamos compreensões e orientações com Rocha e Fagundes (2019). Esta pesquisa desdobra-se do Projeto Educação Também é Saúde, uma parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA e a instituição hospitalar. Unido ao projeto está a disciplina de Estágio Supervisionado em Libras como L2 II – Libras como segunda língua, do curso de Letras Libras da UFERSA Campus Caraúbas. Desta forma, atendendo a uma necessidade do hospital, foi realizado o primeiro curso de Libras para funcionários da saúde, visando prestar uma assistência de qualidade aos surdos que necessitam de atendimento médico, bem como diminuir as dificuldades na comunicação enfrentadas por pacientes surdos e os funcionários que atendem estes pacientes. Para o desenvolvimento do estudo, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo (BOGDAN e BIKLEN, 1994; LÜDKE e ANDRÉ, 1986), como procedimento para a recolha dos dados utilizamos questionários abertos e diário de campo. Participaram 9 profissionais da saúde que atuam no município. Dos resultados: consideramos que os profissionais têm percepções positivas sobre o que é a Língua Brasileira de Sinais, e outros ainda estão desconstruindo percepções oriundas do senso comum. É de suma relevância o ensino-aprendizagem da Libras no ambiente hospitalar, a presença de docentes nesse espaço faz toda a diferença para a formação dos profissionais da saúde na prestação de um serviço de qualidade e dignidade humana aos surdos. Há espaço para o trabalho do docente de Libras no hospital numa interface educação e saúde. A Política Nacional de Humanização deixa a desejar no aspecto de uma inclusão significativa em respeito a acessibilidade linguística. Por fim, há uma iminente necessidade de aproximação entre as áreas da educação e da saúde, nesse sentido a Universidade tem um papel primordial na concretização dos direitos humanos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
2023-01-10T19:27:24Z
2023-01-10T19:27:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8207
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747449536839680