O sujeito surdo e a acessibilidade à cultura clássica: o gênero fábula e os desafios da comunidade surda no semiárido brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, ERIVÂNIA DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9447
Resumo: O gênero fábula vem de uma longa tradição narrativa da Grécia Antiga, como também é de suma importância para a sociedade contemporânea de modo geral, pois Esopo (considerado o pai da fábula) através da moral traz o ensinamento, enquanto Fedro, a crítica, tendo como objetivo fazer o leitor refletir, sobre as ações de um determinado personagem. Buscou-se por meio deste trabalho, explorar a realidade da comunidade surda no interior do Rio Grande do Norte com relação ao acesso da fábula, visando a relevância desse grupo ter conhecimento sobre o tema em estudo, podendo trazer contribuições para sua formação escolar ou social. Inicialmente, apresentou-se a importância da fábula para a sociedade; os desafios na educação dos surdos; os principais fabulistas ou seja os criadores desse gênero narrativo, bem como algumas acepções sobre a fábula dos teóricos Portella (1983), Coelho (2009) e Malta (2017). Para isto, realizou-se um levantamento bibliográfico através de livros, artigos científicos e dissertações. Posteriormente, ocorreu a aplicação de um questionário eletrônico, no qual realizou-se a coleta de dados em uma amostra de 10 pessoas surdas, com diferente faixa etária e grau de escolaridade, que se localizam no interior do RN, com a finalidade de conhecer e avaliar o acesso do gênero fábula pelos entrevistados, tendo em vista a pertinência da temática questionada. Dentro dos resultados obtidos, pode-se perceber que maioria do público correspondente tem acesso e entendimento sobre as fábulas, porém, apresentaram dificuldades na escrita, a falta de aspectos cognitivos ao construir a oração, pois a sua língua maternaLibras, tem estrutura diferente da Língua Portuguesa, como também, a maioria deles nem sempre dispuseram de tradutores/intérpretes de Libras na sala de aula ao longo da sua trajetória educacional, com isso acabou ocasionando um déficit na escrita. Portanto, com dados obtidos, pode-se verificar e discutir o acesso do gênero fábula à pessoa com deficiência auditiva, assim como suas dificuldades.
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