O sujeito surdo e a acessibilidade à cultura clássica: o gênero fábula e os desafios da comunidade surda no semiárido brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9447 |
Resumo: | O gênero fábula vem de uma longa tradição narrativa da Grécia Antiga, como também é de suma importância para a sociedade contemporânea de modo geral, pois Esopo (considerado o pai da fábula) através da moral traz o ensinamento, enquanto Fedro, a crítica, tendo como objetivo fazer o leitor refletir, sobre as ações de um determinado personagem. Buscou-se por meio deste trabalho, explorar a realidade da comunidade surda no interior do Rio Grande do Norte com relação ao acesso da fábula, visando a relevância desse grupo ter conhecimento sobre o tema em estudo, podendo trazer contribuições para sua formação escolar ou social. Inicialmente, apresentou-se a importância da fábula para a sociedade; os desafios na educação dos surdos; os principais fabulistas ou seja os criadores desse gênero narrativo, bem como algumas acepções sobre a fábula dos teóricos Portella (1983), Coelho (2009) e Malta (2017). Para isto, realizou-se um levantamento bibliográfico através de livros, artigos científicos e dissertações. Posteriormente, ocorreu a aplicação de um questionário eletrônico, no qual realizou-se a coleta de dados em uma amostra de 10 pessoas surdas, com diferente faixa etária e grau de escolaridade, que se localizam no interior do RN, com a finalidade de conhecer e avaliar o acesso do gênero fábula pelos entrevistados, tendo em vista a pertinência da temática questionada. Dentro dos resultados obtidos, pode-se perceber que maioria do público correspondente tem acesso e entendimento sobre as fábulas, porém, apresentaram dificuldades na escrita, a falta de aspectos cognitivos ao construir a oração, pois a sua língua maternaLibras, tem estrutura diferente da Língua Portuguesa, como também, a maioria deles nem sempre dispuseram de tradutores/intérpretes de Libras na sala de aula ao longo da sua trajetória educacional, com isso acabou ocasionando um déficit na escrita. Portanto, com dados obtidos, pode-se verificar e discutir o acesso do gênero fábula à pessoa com deficiência auditiva, assim como suas dificuldades. |
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O sujeito surdo e a acessibilidade à cultura clássica: o gênero fábula e os desafios da comunidade surda no semiárido brasileiroLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASGênero fábula; Comunidade surda; Libras; FormaçãoO gênero fábula vem de uma longa tradição narrativa da Grécia Antiga, como também é de suma importância para a sociedade contemporânea de modo geral, pois Esopo (considerado o pai da fábula) através da moral traz o ensinamento, enquanto Fedro, a crítica, tendo como objetivo fazer o leitor refletir, sobre as ações de um determinado personagem. Buscou-se por meio deste trabalho, explorar a realidade da comunidade surda no interior do Rio Grande do Norte com relação ao acesso da fábula, visando a relevância desse grupo ter conhecimento sobre o tema em estudo, podendo trazer contribuições para sua formação escolar ou social. Inicialmente, apresentou-se a importância da fábula para a sociedade; os desafios na educação dos surdos; os principais fabulistas ou seja os criadores desse gênero narrativo, bem como algumas acepções sobre a fábula dos teóricos Portella (1983), Coelho (2009) e Malta (2017). Para isto, realizou-se um levantamento bibliográfico através de livros, artigos científicos e dissertações. Posteriormente, ocorreu a aplicação de um questionário eletrônico, no qual realizou-se a coleta de dados em uma amostra de 10 pessoas surdas, com diferente faixa etária e grau de escolaridade, que se localizam no interior do RN, com a finalidade de conhecer e avaliar o acesso do gênero fábula pelos entrevistados, tendo em vista a pertinência da temática questionada. Dentro dos resultados obtidos, pode-se perceber que maioria do público correspondente tem acesso e entendimento sobre as fábulas, porém, apresentaram dificuldades na escrita, a falta de aspectos cognitivos ao construir a oração, pois a sua língua maternaLibras, tem estrutura diferente da Língua Portuguesa, como também, a maioria deles nem sempre dispuseram de tradutores/intérpretes de Libras na sala de aula ao longo da sua trajetória educacional, com isso acabou ocasionando um déficit na escrita. Portanto, com dados obtidos, pode-se verificar e discutir o acesso do gênero fábula à pessoa com deficiência auditiva, assim como suas dificuldades.46 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMuniz, Liebert de AbreuMuniz, Liebert de AbreuFagundes, Isabelle PinheiroSousa, Francisco Ebson GomesARAÚJO, ERIVÂNIA DE OLIVEIRA2023-07-12T19:36:56Z2023-07-12T19:36:56Z2021-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9447CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:32:54Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9447Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:32:54Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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