Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10671 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o desenvolvimento linguístico, educacional e social dos surdos de Caraúbas-RN, compreendendo as relações com a educação, a família, o associativismo surdo e a acessibilidade. Analisando falas de surdos conterrâneos que foram fundamentais e contribuíram na construção dessa pesquisa. Para melhor organizar o nosso corpus, abordamos os seguintes objetivos específicos, (1) compreender como a educação de surdos acontece em Caraúbas-RN, (2) sondar junto aos surdos como se deu o processo de desenvolvimento linguístico familiar, (3) entender o associativismo para o desenvolvimento dos surdos de Caraúbas-RN e sua comunidade, (4) averiguar como os surdos concebem a acessibilidade durante seu processo de desenvolvimento linguístico. No desenvolvimento da nossa pesquisa, fizemos uso da entrevista semiestruturada para coleta de dados, esses que foram analisados e exibidos nos tópicos seguintes. Nossa pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo descritivo e exploratório. O lócus da pesquisa aconteceu na cidade de Caraúbas-RN, junto com a comunidade surda local. Nos baseando em nossos resultados, podemos perceber a importância dos quatro elos educação, família, associativismo e acessibilidade no desenvolvimento linguístico e vida do povo surdo. Ao concluir, podemos perceber que, tivemos muitas conquistas, mas, na realidade, as barreiras acessíveis ainda precisam ser reparadas, efetivando assim a inclusão dos surdos em sociedade. |
id |
UFER_5b84e99381b1c34525decb845ced1c33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10671 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizadosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASDesenvolvimento linguísticoSocializaçãoCultura surdaEsporteEsta pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o desenvolvimento linguístico, educacional e social dos surdos de Caraúbas-RN, compreendendo as relações com a educação, a família, o associativismo surdo e a acessibilidade. Analisando falas de surdos conterrâneos que foram fundamentais e contribuíram na construção dessa pesquisa. Para melhor organizar o nosso corpus, abordamos os seguintes objetivos específicos, (1) compreender como a educação de surdos acontece em Caraúbas-RN, (2) sondar junto aos surdos como se deu o processo de desenvolvimento linguístico familiar, (3) entender o associativismo para o desenvolvimento dos surdos de Caraúbas-RN e sua comunidade, (4) averiguar como os surdos concebem a acessibilidade durante seu processo de desenvolvimento linguístico. No desenvolvimento da nossa pesquisa, fizemos uso da entrevista semiestruturada para coleta de dados, esses que foram analisados e exibidos nos tópicos seguintes. Nossa pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo descritivo e exploratório. O lócus da pesquisa aconteceu na cidade de Caraúbas-RN, junto com a comunidade surda local. Nos baseando em nossos resultados, podemos perceber a importância dos quatro elos educação, família, associativismo e acessibilidade no desenvolvimento linguístico e vida do povo surdo. Ao concluir, podemos perceber que, tivemos muitas conquistas, mas, na realidade, as barreiras acessíveis ainda precisam ser reparadas, efetivando assim a inclusão dos surdos em sociedade.The research presented here aims to analyze how the linguistic, educational and social development of deaf people in Caraúbas-RN happens, understanding the relationships with education, family, deaf associations and accessibility, analyzing speeches from deaf people who come from the same place, which were fundamental and contributed to the construction of this research. To better organize our corpus, we addressed the following specific objectives, (1) understand how deaf education happens in Caraúbas-RN, (2) probe with deaf people how the process of family linguistic development took place, (3) understand the associations for the development of deaf people in Caraúbas-RN and their community, (4) to investigate how deaf people conceive accessibility during their linguistic development process. To develop our research, we used semi-structured interviews to collect data, which were analyzed and presented in the following topics. Our research was of a qualitative nature in a descriptive and exploratory study. The locus of the research took place in the city of Caraúbas-RN, together with the local deaf community. Based on our results, we were able to see the importance of the four links education, family, deaf associations and accessibility in the linguistic development and life of deaf people. In conclusion, we can see that we have had many achievements, but, in reality, the accessible barriers still need to be repaired, thus achieving the inclusion of deaf people in society.84 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoViana Neto, Francisco de AcacíViana Neto, Francisco de AcacíSousa, Francisco Ebson GomesCosta, Izabela Apolinario daMacedo, Carolainne Dayane da Silva2024-03-12T17:24:58Z2024-03-12T17:24:58Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMACEDO, Carolainne Dayane da Silva. A libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10671CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:33Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10671Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:33Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados |
title |
Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados |
spellingShingle |
Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados Macedo, Carolainne Dayane da Silva LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Desenvolvimento linguístico Socialização Cultura surda Esporte |
title_short |
Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados |
title_full |
Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados |
title_fullStr |
Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados |
title_full_unstemmed |
Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados |
title_sort |
Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados |
author |
Macedo, Carolainne Dayane da Silva |
author_facet |
Macedo, Carolainne Dayane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana Neto, Francisco de Acací Viana Neto, Francisco de Acací Sousa, Francisco Ebson Gomes Costa, Izabela Apolinario da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Carolainne Dayane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Desenvolvimento linguístico Socialização Cultura surda Esporte |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Desenvolvimento linguístico Socialização Cultura surda Esporte |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o desenvolvimento linguístico, educacional e social dos surdos de Caraúbas-RN, compreendendo as relações com a educação, a família, o associativismo surdo e a acessibilidade. Analisando falas de surdos conterrâneos que foram fundamentais e contribuíram na construção dessa pesquisa. Para melhor organizar o nosso corpus, abordamos os seguintes objetivos específicos, (1) compreender como a educação de surdos acontece em Caraúbas-RN, (2) sondar junto aos surdos como se deu o processo de desenvolvimento linguístico familiar, (3) entender o associativismo para o desenvolvimento dos surdos de Caraúbas-RN e sua comunidade, (4) averiguar como os surdos concebem a acessibilidade durante seu processo de desenvolvimento linguístico. No desenvolvimento da nossa pesquisa, fizemos uso da entrevista semiestruturada para coleta de dados, esses que foram analisados e exibidos nos tópicos seguintes. Nossa pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo descritivo e exploratório. O lócus da pesquisa aconteceu na cidade de Caraúbas-RN, junto com a comunidade surda local. Nos baseando em nossos resultados, podemos perceber a importância dos quatro elos educação, família, associativismo e acessibilidade no desenvolvimento linguístico e vida do povo surdo. Ao concluir, podemos perceber que, tivemos muitas conquistas, mas, na realidade, as barreiras acessíveis ainda precisam ser reparadas, efetivando assim a inclusão dos surdos em sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-13 2024-03-12T17:24:58Z 2024-03-12T17:24:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACEDO, Carolainne Dayane da Silva. A libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10671 |
identifier_str_mv |
MACEDO, Carolainne Dayane da Silva. A libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747452690956288 |