Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Carolainne Dayane da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10671
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o desenvolvimento linguístico, educacional e social dos surdos de Caraúbas-RN, compreendendo as relações com a educação, a família, o associativismo surdo e a acessibilidade. Analisando falas de surdos conterrâneos que foram fundamentais e contribuíram na construção dessa pesquisa. Para melhor organizar o nosso corpus, abordamos os seguintes objetivos específicos, (1) compreender como a educação de surdos acontece em Caraúbas-RN, (2) sondar junto aos surdos como se deu o processo de desenvolvimento linguístico familiar, (3) entender o associativismo para o desenvolvimento dos surdos de Caraúbas-RN e sua comunidade, (4) averiguar como os surdos concebem a acessibilidade durante seu processo de desenvolvimento linguístico. No desenvolvimento da nossa pesquisa, fizemos uso da entrevista semiestruturada para coleta de dados, esses que foram analisados e exibidos nos tópicos seguintes. Nossa pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo descritivo e exploratório. O lócus da pesquisa aconteceu na cidade de Caraúbas-RN, junto com a comunidade surda local. Nos baseando em nossos resultados, podemos perceber a importância dos quatro elos educação, família, associativismo e acessibilidade no desenvolvimento linguístico e vida do povo surdo. Ao concluir, podemos perceber que, tivemos muitas conquistas, mas, na realidade, as barreiras acessíveis ainda precisam ser reparadas, efetivando assim a inclusão dos surdos em sociedade.
id UFER_5b84e99381b1c34525decb845ced1c33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10671
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizadosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASDesenvolvimento linguísticoSocializaçãoCultura surdaEsporteEsta pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o desenvolvimento linguístico, educacional e social dos surdos de Caraúbas-RN, compreendendo as relações com a educação, a família, o associativismo surdo e a acessibilidade. Analisando falas de surdos conterrâneos que foram fundamentais e contribuíram na construção dessa pesquisa. Para melhor organizar o nosso corpus, abordamos os seguintes objetivos específicos, (1) compreender como a educação de surdos acontece em Caraúbas-RN, (2) sondar junto aos surdos como se deu o processo de desenvolvimento linguístico familiar, (3) entender o associativismo para o desenvolvimento dos surdos de Caraúbas-RN e sua comunidade, (4) averiguar como os surdos concebem a acessibilidade durante seu processo de desenvolvimento linguístico. No desenvolvimento da nossa pesquisa, fizemos uso da entrevista semiestruturada para coleta de dados, esses que foram analisados e exibidos nos tópicos seguintes. Nossa pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo descritivo e exploratório. O lócus da pesquisa aconteceu na cidade de Caraúbas-RN, junto com a comunidade surda local. Nos baseando em nossos resultados, podemos perceber a importância dos quatro elos educação, família, associativismo e acessibilidade no desenvolvimento linguístico e vida do povo surdo. Ao concluir, podemos perceber que, tivemos muitas conquistas, mas, na realidade, as barreiras acessíveis ainda precisam ser reparadas, efetivando assim a inclusão dos surdos em sociedade.The research presented here aims to analyze how the linguistic, educational and social development of deaf people in Caraúbas-RN happens, understanding the relationships with education, family, deaf associations and accessibility, analyzing speeches from deaf people who come from the same place, which were fundamental and contributed to the construction of this research. To better organize our corpus, we addressed the following specific objectives, (1) understand how deaf education happens in Caraúbas-RN, (2) probe with deaf people how the process of family linguistic development took place, (3) understand the associations for the development of deaf people in Caraúbas-RN and their community, (4) to investigate how deaf people conceive accessibility during their linguistic development process. To develop our research, we used semi-structured interviews to collect data, which were analyzed and presented in the following topics. Our research was of a qualitative nature in a descriptive and exploratory study. The locus of the research took place in the city of Caraúbas-RN, together with the local deaf community. Based on our results, we were able to see the importance of the four links education, family, deaf associations and accessibility in the linguistic development and life of deaf people. In conclusion, we can see that we have had many achievements, but, in reality, the accessible barriers still need to be repaired, thus achieving the inclusion of deaf people in society.84 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoViana Neto, Francisco de AcacíViana Neto, Francisco de AcacíSousa, Francisco Ebson GomesCosta, Izabela Apolinario daMacedo, Carolainne Dayane da Silva2024-03-12T17:24:58Z2024-03-12T17:24:58Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMACEDO, Carolainne Dayane da Silva. A libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10671CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:33Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10671Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:33Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados
title Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados
spellingShingle Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados
Macedo, Carolainne Dayane da Silva
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Desenvolvimento linguístico
Socialização
Cultura surda
Esporte
title_short Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados
title_full Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados
title_fullStr Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados
title_full_unstemmed Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados
title_sort Libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados
author Macedo, Carolainne Dayane da Silva
author_facet Macedo, Carolainne Dayane da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana Neto, Francisco de Acací
Viana Neto, Francisco de Acací
Sousa, Francisco Ebson Gomes
Costa, Izabela Apolinario da
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Carolainne Dayane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Desenvolvimento linguístico
Socialização
Cultura surda
Esporte
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Desenvolvimento linguístico
Socialização
Cultura surda
Esporte
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o desenvolvimento linguístico, educacional e social dos surdos de Caraúbas-RN, compreendendo as relações com a educação, a família, o associativismo surdo e a acessibilidade. Analisando falas de surdos conterrâneos que foram fundamentais e contribuíram na construção dessa pesquisa. Para melhor organizar o nosso corpus, abordamos os seguintes objetivos específicos, (1) compreender como a educação de surdos acontece em Caraúbas-RN, (2) sondar junto aos surdos como se deu o processo de desenvolvimento linguístico familiar, (3) entender o associativismo para o desenvolvimento dos surdos de Caraúbas-RN e sua comunidade, (4) averiguar como os surdos concebem a acessibilidade durante seu processo de desenvolvimento linguístico. No desenvolvimento da nossa pesquisa, fizemos uso da entrevista semiestruturada para coleta de dados, esses que foram analisados e exibidos nos tópicos seguintes. Nossa pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo descritivo e exploratório. O lócus da pesquisa aconteceu na cidade de Caraúbas-RN, junto com a comunidade surda local. Nos baseando em nossos resultados, podemos perceber a importância dos quatro elos educação, família, associativismo e acessibilidade no desenvolvimento linguístico e vida do povo surdo. Ao concluir, podemos perceber que, tivemos muitas conquistas, mas, na realidade, as barreiras acessíveis ainda precisam ser reparadas, efetivando assim a inclusão dos surdos em sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
2024-03-12T17:24:58Z
2024-03-12T17:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, Carolainne Dayane da Silva. A libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10671
identifier_str_mv MACEDO, Carolainne Dayane da Silva. A libras no empoderamento da comunidade surda caraubense: aprendizagens e relatos sinalizados. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747452690956288