A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gleisson Barros da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/5145964107339166
http://lattes.cnpq.br/1358864319473068
http://lattes.cnpq.br/3360570680875149
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7902
Resumo: O ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país como um todo. Considerando isso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Para isso, é apresentado um este estudo sobre o estado da arte do ensino da educação financeira, o planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também sobre conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o estudo proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente no ensino da educação básica iniciandose pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmica
id UFER_5f82cf5782634b45a0d75db37812b003
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7902
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básicoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação financeiraMatemática FinanceiraSequências DidáticasFinancial EducationFinancial MathematicsDidactic SequencesO ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país como um todo. Considerando isso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Para isso, é apresentado um este estudo sobre o estado da arte do ensino da educação financeira, o planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também sobre conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o estudo proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente no ensino da educação básica iniciandose pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmicaThe teaching of financial education is capable of promoting significant changes in consumption habits, bringing economic benefits to personal expenses and the economy of the country as a whole. Considering this, the main goal of this work is to present didactic sequences involving the teaching of financial education to elementary and high school students, verifying their level of knowledge regarding good habits, savings and investments. For this, a study is presented on the state of the art of teaching financial education, the planning and necessary steps for financial independence and on preliminary concepts of financial mathematics. From the proposed didactic sequences, we seek to break down barriers that keep low-income students away from financial education, encouraging them in their capacity, as long as they receive the correct guidance. We believe that the study proposed in this work can significantly contribute to the teaching of basic education, starting with the guidance of educators, who also probably did not receive these teachings in a specific way throughout their life or academic training119 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaMacêdo, Maria Joseane Felipe GuedesPinheiro, Antônia JocivaniaMacêdo, Maria Joseane Felipe GuedesPinheiro, Antônia JocivaniaSilva, Paulo César Linhares daBernardo, Leomaques Francisco SilvaSilva, Gleisson Barros da2022-12-01T14:14:14Z2022-12-01T14:14:14Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/5145964107339166http://lattes.cnpq.br/1358864319473068SILVA, Gleisson Barros da. A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.http://lattes.cnpq.br/3360570680875149https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7902MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-23T19:57:14Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7902Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-23T19:57:14Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
title A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
spellingShingle A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
Silva, Gleisson Barros da
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação financeira
Matemática Financeira
Sequências Didáticas
Financial Education
Financial Mathematics
Didactic Sequences
title_short A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
title_full A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
title_fullStr A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
title_full_unstemmed A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
title_sort A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
author Silva, Gleisson Barros da
author_facet Silva, Gleisson Barros da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes
Pinheiro, Antônia Jocivania
Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes
Pinheiro, Antônia Jocivania
Silva, Paulo César Linhares da
Bernardo, Leomaques Francisco Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gleisson Barros da
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação financeira
Matemática Financeira
Sequências Didáticas
Financial Education
Financial Mathematics
Didactic Sequences
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação financeira
Matemática Financeira
Sequências Didáticas
Financial Education
Financial Mathematics
Didactic Sequences
description O ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país como um todo. Considerando isso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Para isso, é apresentado um este estudo sobre o estado da arte do ensino da educação financeira, o planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também sobre conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o estudo proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente no ensino da educação básica iniciandose pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmica
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01T14:14:14Z
2022-12-01T14:14:14Z
2022-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5145964107339166
http://lattes.cnpq.br/1358864319473068
SILVA, Gleisson Barros da. A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
http://lattes.cnpq.br/3360570680875149
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7902
url http://lattes.cnpq.br/5145964107339166
http://lattes.cnpq.br/1358864319473068
http://lattes.cnpq.br/3360570680875149
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7902
identifier_str_mv SILVA, Gleisson Barros da. A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747459696492544