A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/5145964107339166 http://lattes.cnpq.br/1358864319473068 http://lattes.cnpq.br/3360570680875149 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7902 |
Resumo: | O ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país como um todo. Considerando isso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Para isso, é apresentado um este estudo sobre o estado da arte do ensino da educação financeira, o planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também sobre conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o estudo proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente no ensino da educação básica iniciandose pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmica |
id |
UFER_5f82cf5782634b45a0d75db37812b003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7902 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básicoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação financeiraMatemática FinanceiraSequências DidáticasFinancial EducationFinancial MathematicsDidactic SequencesO ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país como um todo. Considerando isso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Para isso, é apresentado um este estudo sobre o estado da arte do ensino da educação financeira, o planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também sobre conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o estudo proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente no ensino da educação básica iniciandose pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmicaThe teaching of financial education is capable of promoting significant changes in consumption habits, bringing economic benefits to personal expenses and the economy of the country as a whole. Considering this, the main goal of this work is to present didactic sequences involving the teaching of financial education to elementary and high school students, verifying their level of knowledge regarding good habits, savings and investments. For this, a study is presented on the state of the art of teaching financial education, the planning and necessary steps for financial independence and on preliminary concepts of financial mathematics. From the proposed didactic sequences, we seek to break down barriers that keep low-income students away from financial education, encouraging them in their capacity, as long as they receive the correct guidance. We believe that the study proposed in this work can significantly contribute to the teaching of basic education, starting with the guidance of educators, who also probably did not receive these teachings in a specific way throughout their life or academic training119 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaMacêdo, Maria Joseane Felipe GuedesPinheiro, Antônia JocivaniaMacêdo, Maria Joseane Felipe GuedesPinheiro, Antônia JocivaniaSilva, Paulo César Linhares daBernardo, Leomaques Francisco SilvaSilva, Gleisson Barros da2022-12-01T14:14:14Z2022-12-01T14:14:14Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/5145964107339166http://lattes.cnpq.br/1358864319473068SILVA, Gleisson Barros da. A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.http://lattes.cnpq.br/3360570680875149https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7902MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-23T19:57:14Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7902Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-23T19:57:14Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico |
title |
A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico |
spellingShingle |
A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico Silva, Gleisson Barros da CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação financeira Matemática Financeira Sequências Didáticas Financial Education Financial Mathematics Didactic Sequences |
title_short |
A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico |
title_full |
A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico |
title_fullStr |
A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico |
title_sort |
A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico |
author |
Silva, Gleisson Barros da |
author_facet |
Silva, Gleisson Barros da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes Pinheiro, Antônia Jocivania Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes Pinheiro, Antônia Jocivania Silva, Paulo César Linhares da Bernardo, Leomaques Francisco Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gleisson Barros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação financeira Matemática Financeira Sequências Didáticas Financial Education Financial Mathematics Didactic Sequences |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação financeira Matemática Financeira Sequências Didáticas Financial Education Financial Mathematics Didactic Sequences |
description |
O ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país como um todo. Considerando isso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Para isso, é apresentado um este estudo sobre o estado da arte do ensino da educação financeira, o planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também sobre conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o estudo proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente no ensino da educação básica iniciandose pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmica |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01T14:14:14Z 2022-12-01T14:14:14Z 2022-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5145964107339166 http://lattes.cnpq.br/1358864319473068 SILVA, Gleisson Barros da. A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. http://lattes.cnpq.br/3360570680875149 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7902 |
url |
http://lattes.cnpq.br/5145964107339166 http://lattes.cnpq.br/1358864319473068 http://lattes.cnpq.br/3360570680875149 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7902 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gleisson Barros da. A Educação financeira como parte da grade curricular de alunos do ensino básico. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747459696492544 |