DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Daniela Maria de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8206
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de experiência do ensino de LIBRAS, assim como os desafios encontrados durante a produção das videoaulas e ensino remoto para uma aluna surda do 1o ano do ensino fundamental I de uma escola da rede municipal Caraúbas – RN. Tendo como objetivos analisar e refletir sobre a importância do uso de videoaulas como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, mostrando como essas ferramentas podem contribuir na transformação da maneira como os professores ensinam e acompanham a aprendizagem de seus alunos surdos. Além de criar e executar metodologias para a elaboração das videoaulas em LIBRAS, visando a melhor forma de repasse a assimilação dos conteúdos para a criança surda, de forma a estimular visualmente criativa e atrativa através das atividades passadas. Para tanto, apresentamos um relato de experiência da principal autora que trabalha na docência do ensino regular de ensino, por meio do estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa. Como referências, buscamos suporte teórico com: Quadros (2017), Schallenberger (2012), Negromonte e Silva (2018), Strobel (2009), Souza (2020), Quadros e Cruz (2011). Os objetivos esperados foram atingidos durante as aulas e a internalização dos conteúdos. Portanto esta pesquisa trouxe reflexões relacionadas à temática do ensino para surdos com o auxílio de Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), através de videoaulas; espera-se possibilitar outras discussões e estimulo de novos estudos, de inserções dessa metodologia na Educação de Surdos e, principalmente, da divulgação dos seus resultados, para que outros educadores do país possam compartilhar e multiplicar essas experiências.
id UFER_62ba8d40a863307ecd4ef568d39fc4ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8206
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRASLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASvideoaula; Ensino; visualidade; LIBRAS; Metodologia.Este trabalho apresenta o relato de experiência do ensino de LIBRAS, assim como os desafios encontrados durante a produção das videoaulas e ensino remoto para uma aluna surda do 1o ano do ensino fundamental I de uma escola da rede municipal Caraúbas – RN. Tendo como objetivos analisar e refletir sobre a importância do uso de videoaulas como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, mostrando como essas ferramentas podem contribuir na transformação da maneira como os professores ensinam e acompanham a aprendizagem de seus alunos surdos. Além de criar e executar metodologias para a elaboração das videoaulas em LIBRAS, visando a melhor forma de repasse a assimilação dos conteúdos para a criança surda, de forma a estimular visualmente criativa e atrativa através das atividades passadas. Para tanto, apresentamos um relato de experiência da principal autora que trabalha na docência do ensino regular de ensino, por meio do estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa. Como referências, buscamos suporte teórico com: Quadros (2017), Schallenberger (2012), Negromonte e Silva (2018), Strobel (2009), Souza (2020), Quadros e Cruz (2011). Os objetivos esperados foram atingidos durante as aulas e a internalização dos conteúdos. Portanto esta pesquisa trouxe reflexões relacionadas à temática do ensino para surdos com o auxílio de Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), através de videoaulas; espera-se possibilitar outras discussões e estimulo de novos estudos, de inserções dessa metodologia na Educação de Surdos e, principalmente, da divulgação dos seus resultados, para que outros educadores do país possam compartilhar e multiplicar essas experiências.56 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, João Batista NevesFerreira, João Batista NevesSouza, Niascara Valesca Do NascimentoBrasil, Maria Ghisleny De PaivaFreitas, Daniela Maria de2023-01-10T18:09:51Z2023-01-10T18:09:51Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8206CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T20:46:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8206Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T20:46:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS
title DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS
spellingShingle DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS
Freitas, Daniela Maria de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
videoaula; Ensino; visualidade; LIBRAS; Metodologia.
title_short DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS
title_full DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS
title_fullStr DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS
title_full_unstemmed DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS
title_sort DESAFIOS NO ENSINO REMOTO PARA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: USO VÍDEOAULA EM LIBRAS
author Freitas, Daniela Maria de
author_facet Freitas, Daniela Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João Batista Neves
Ferreira, João Batista Neves
Souza, Niascara Valesca Do Nascimento
Brasil, Maria Ghisleny De Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Daniela Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
videoaula; Ensino; visualidade; LIBRAS; Metodologia.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
videoaula; Ensino; visualidade; LIBRAS; Metodologia.
description Este trabalho apresenta o relato de experiência do ensino de LIBRAS, assim como os desafios encontrados durante a produção das videoaulas e ensino remoto para uma aluna surda do 1o ano do ensino fundamental I de uma escola da rede municipal Caraúbas – RN. Tendo como objetivos analisar e refletir sobre a importância do uso de videoaulas como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, mostrando como essas ferramentas podem contribuir na transformação da maneira como os professores ensinam e acompanham a aprendizagem de seus alunos surdos. Além de criar e executar metodologias para a elaboração das videoaulas em LIBRAS, visando a melhor forma de repasse a assimilação dos conteúdos para a criança surda, de forma a estimular visualmente criativa e atrativa através das atividades passadas. Para tanto, apresentamos um relato de experiência da principal autora que trabalha na docência do ensino regular de ensino, por meio do estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa. Como referências, buscamos suporte teórico com: Quadros (2017), Schallenberger (2012), Negromonte e Silva (2018), Strobel (2009), Souza (2020), Quadros e Cruz (2011). Os objetivos esperados foram atingidos durante as aulas e a internalização dos conteúdos. Portanto esta pesquisa trouxe reflexões relacionadas à temática do ensino para surdos com o auxílio de Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), através de videoaulas; espera-se possibilitar outras discussões e estimulo de novos estudos, de inserções dessa metodologia na Educação de Surdos e, principalmente, da divulgação dos seus resultados, para que outros educadores do país possam compartilhar e multiplicar essas experiências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
2023-01-10T18:09:51Z
2023-01-10T18:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8206
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747490548744192