A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Libna Gleisse de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10743
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como finalidade inserir no ambiente da educação formal as pessoas que não tiveram a oportunidade de seguir com os seus estudos no tempo regular e na idade apropriada. Através dessa modalidade de ensino pode-se identificar a prática de leitura e as possíveis dificuldades na condução desse processo. Este artigo teve como objetivo analisar e identificar a prática de leitura na EJA dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que contempla turmas multisseriadas, sendo dividida em dois períodos, o período IV (6° e 7° ano) e o período V (8° e 9° ano) na escola Municipal Jonas Gurgel, no município de Caraúbas/RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma pesquisa exploratória e investigativa onde realizamos uma breve revisão da literatura com base nos conceitos e posicionamentos de autores que abordaram esta temática. Além disso, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Caraúbas-RN, quando foi aplicado um questionário de coleta de dados com 10 alunos da EJA. Os resultados obtidos mostraram que as aulas não são suficientemente exploradas, não envolve a contextualização do dia a dia desses alunos. Verificou-se a falta da inserção de projetos de leitura e metodologias aplicadas de acordo com o interesse dos alunos. Os alunos acreditam na importância da leitura em suas vidas, e apesar deles não serem leitores assíduos é perceptível que existe uma inquietação em torno da inovação nas aulas, porém o professor precisa de materiais de apoio, como um livro didático específico para a EJA.
id UFER_67fcae9e9dbf4b3668a624aa628d3f97
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10743
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAPrática de leituraEJAAnos finais do Ensino FundamentalA Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como finalidade inserir no ambiente da educação formal as pessoas que não tiveram a oportunidade de seguir com os seus estudos no tempo regular e na idade apropriada. Através dessa modalidade de ensino pode-se identificar a prática de leitura e as possíveis dificuldades na condução desse processo. Este artigo teve como objetivo analisar e identificar a prática de leitura na EJA dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que contempla turmas multisseriadas, sendo dividida em dois períodos, o período IV (6° e 7° ano) e o período V (8° e 9° ano) na escola Municipal Jonas Gurgel, no município de Caraúbas/RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma pesquisa exploratória e investigativa onde realizamos uma breve revisão da literatura com base nos conceitos e posicionamentos de autores que abordaram esta temática. Além disso, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Caraúbas-RN, quando foi aplicado um questionário de coleta de dados com 10 alunos da EJA. Os resultados obtidos mostraram que as aulas não são suficientemente exploradas, não envolve a contextualização do dia a dia desses alunos. Verificou-se a falta da inserção de projetos de leitura e metodologias aplicadas de acordo com o interesse dos alunos. Os alunos acreditam na importância da leitura em suas vidas, e apesar deles não serem leitores assíduos é perceptível que existe uma inquietação em torno da inovação nas aulas, porém o professor precisa de materiais de apoio, como um livro didático específico para a EJA.25 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUfersaUniversidade Federal Rural do Semi ÁridoMafra, Luciana DantasMafra, Luciana DantasMuniz, Liebert de AbreuCosta, Mifra Angélica Chaves daOliveira, Libna Gleisse de2024-03-26T12:32:40Z2024-03-26T12:32:40Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Líbna Gleisse de. A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10743CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-26T20:32:40Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10743Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-26T20:32:40Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
title A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
Oliveira, Libna Gleisse de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Prática de leitura
EJA
Anos finais do Ensino Fundamental
title_short A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
title_full A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
title_sort A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
author Oliveira, Libna Gleisse de
author_facet Oliveira, Libna Gleisse de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mafra, Luciana Dantas
Mafra, Luciana Dantas
Muniz, Liebert de Abreu
Costa, Mifra Angélica Chaves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Libna Gleisse de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Prática de leitura
EJA
Anos finais do Ensino Fundamental
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Prática de leitura
EJA
Anos finais do Ensino Fundamental
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como finalidade inserir no ambiente da educação formal as pessoas que não tiveram a oportunidade de seguir com os seus estudos no tempo regular e na idade apropriada. Através dessa modalidade de ensino pode-se identificar a prática de leitura e as possíveis dificuldades na condução desse processo. Este artigo teve como objetivo analisar e identificar a prática de leitura na EJA dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que contempla turmas multisseriadas, sendo dividida em dois períodos, o período IV (6° e 7° ano) e o período V (8° e 9° ano) na escola Municipal Jonas Gurgel, no município de Caraúbas/RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma pesquisa exploratória e investigativa onde realizamos uma breve revisão da literatura com base nos conceitos e posicionamentos de autores que abordaram esta temática. Além disso, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Caraúbas-RN, quando foi aplicado um questionário de coleta de dados com 10 alunos da EJA. Os resultados obtidos mostraram que as aulas não são suficientemente exploradas, não envolve a contextualização do dia a dia desses alunos. Verificou-se a falta da inserção de projetos de leitura e metodologias aplicadas de acordo com o interesse dos alunos. Os alunos acreditam na importância da leitura em suas vidas, e apesar deles não serem leitores assíduos é perceptível que existe uma inquietação em torno da inovação nas aulas, porém o professor precisa de materiais de apoio, como um livro didático específico para a EJA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09
2024-03-26T12:32:40Z
2024-03-26T12:32:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Líbna Gleisse de. A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10743
identifier_str_mv OLIVEIRA, Líbna Gleisse de. A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
Ufersa
Universidade Federal Rural do Semi Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
Ufersa
Universidade Federal Rural do Semi Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747443641745408