Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8413 |
Resumo: | O presente estudo apresenta notas de pesquisa relacionadas ao ensino remoto nas escolas do campo, abordando especificamente a produção de trabalhos desenvolvidos no espaço-tempo entre 2020 e 2021. Buscamos identificar através do Google Acadêmico, as principais questões apresentadas nos trabalhos garimpados. O objetivo principal da pesquisa foi realizar o mapeamento das produções acadêmicas que tratassem diretamente sobre aos impactos da pandemia na educação do campo no ensino remoto, procurando identificar quais os principais desafios enfrentados pelas escolas do campo, quais as estratégias didáticas utilizadas no ensino-aprendizagem, quais as condições de acesso digital. Utilizamos os descritores “educação do campo e pandemia”, as buscas revelaram um total de 69.400 trabalhos, dos quais analisamos os 30 primeiros dessa lista, para assim poder obter uma análise mais precisa que fosse possível realizar a referente pesquisa. Dos 30 trabalhos, 08 são sobre ensino remoto nas escolas do campo, sendo três deles de áreas específicas de ensino (História e Ciências da Natureza) e os demais referem-se ao contexto geral do ensino remoto na educação do campo em escolas de diferentes regiões do país. Foi possível verificar que o ensino remoto gerou uma brusca mudança na forma de trabalho dos professores, gerando dúvidas, intensificação do trabalho e urgência para adaptações pedagógicas. Houve impacto nas aprendizagens, evidenciando também que os menos favorecidos socialmente foram afetados pela falta de cumprimento das políticas educacionais de inclusão digital, pela falta de estrutura tanto das escolas como dos domicílios e grupo familiar |
id |
UFER_821df8f29d0576f52e0363077ba1cba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8413 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEducação do CampoEnsino RemotoPandemiaO presente estudo apresenta notas de pesquisa relacionadas ao ensino remoto nas escolas do campo, abordando especificamente a produção de trabalhos desenvolvidos no espaço-tempo entre 2020 e 2021. Buscamos identificar através do Google Acadêmico, as principais questões apresentadas nos trabalhos garimpados. O objetivo principal da pesquisa foi realizar o mapeamento das produções acadêmicas que tratassem diretamente sobre aos impactos da pandemia na educação do campo no ensino remoto, procurando identificar quais os principais desafios enfrentados pelas escolas do campo, quais as estratégias didáticas utilizadas no ensino-aprendizagem, quais as condições de acesso digital. Utilizamos os descritores “educação do campo e pandemia”, as buscas revelaram um total de 69.400 trabalhos, dos quais analisamos os 30 primeiros dessa lista, para assim poder obter uma análise mais precisa que fosse possível realizar a referente pesquisa. Dos 30 trabalhos, 08 são sobre ensino remoto nas escolas do campo, sendo três deles de áreas específicas de ensino (História e Ciências da Natureza) e os demais referem-se ao contexto geral do ensino remoto na educação do campo em escolas de diferentes regiões do país. Foi possível verificar que o ensino remoto gerou uma brusca mudança na forma de trabalho dos professores, gerando dúvidas, intensificação do trabalho e urgência para adaptações pedagógicas. Houve impacto nas aprendizagens, evidenciando também que os menos favorecidos socialmente foram afetados pela falta de cumprimento das políticas educacionais de inclusão digital, pela falta de estrutura tanto das escolas como dos domicílios e grupo familiar50 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAmorim, Jamira Lopes deAmorim, Jamira Lopes deCastro, Késia Kelly Vieira deCarvalho, Sandra Maria Gadelha deLopes, Narielly Honorato2023-01-20T13:19:44Z2023-01-20T13:19:44Z2022-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLOPES, Narielly Honorato. Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8413MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:55:26Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8413Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:55:26Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo |
title |
Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo |
spellingShingle |
Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo Lopes, Narielly Honorato CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do Campo Ensino Remoto Pandemia |
title_short |
Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo |
title_full |
Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo |
title_fullStr |
Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo |
title_full_unstemmed |
Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo |
title_sort |
Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo |
author |
Lopes, Narielly Honorato |
author_facet |
Lopes, Narielly Honorato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amorim, Jamira Lopes de Amorim, Jamira Lopes de Castro, Késia Kelly Vieira de Carvalho, Sandra Maria Gadelha de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Narielly Honorato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do Campo Ensino Remoto Pandemia |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do Campo Ensino Remoto Pandemia |
description |
O presente estudo apresenta notas de pesquisa relacionadas ao ensino remoto nas escolas do campo, abordando especificamente a produção de trabalhos desenvolvidos no espaço-tempo entre 2020 e 2021. Buscamos identificar através do Google Acadêmico, as principais questões apresentadas nos trabalhos garimpados. O objetivo principal da pesquisa foi realizar o mapeamento das produções acadêmicas que tratassem diretamente sobre aos impactos da pandemia na educação do campo no ensino remoto, procurando identificar quais os principais desafios enfrentados pelas escolas do campo, quais as estratégias didáticas utilizadas no ensino-aprendizagem, quais as condições de acesso digital. Utilizamos os descritores “educação do campo e pandemia”, as buscas revelaram um total de 69.400 trabalhos, dos quais analisamos os 30 primeiros dessa lista, para assim poder obter uma análise mais precisa que fosse possível realizar a referente pesquisa. Dos 30 trabalhos, 08 são sobre ensino remoto nas escolas do campo, sendo três deles de áreas específicas de ensino (História e Ciências da Natureza) e os demais referem-se ao contexto geral do ensino remoto na educação do campo em escolas de diferentes regiões do país. Foi possível verificar que o ensino remoto gerou uma brusca mudança na forma de trabalho dos professores, gerando dúvidas, intensificação do trabalho e urgência para adaptações pedagógicas. Houve impacto nas aprendizagens, evidenciando também que os menos favorecidos socialmente foram afetados pela falta de cumprimento das políticas educacionais de inclusão digital, pela falta de estrutura tanto das escolas como dos domicílios e grupo familiar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-16 2023-01-20T13:19:44Z 2023-01-20T13:19:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Narielly Honorato. Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8413 |
identifier_str_mv |
LOPES, Narielly Honorato. Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747467032330240 |