Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Narielly Honorato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8413
Resumo: O presente estudo apresenta notas de pesquisa relacionadas ao ensino remoto nas escolas do campo, abordando especificamente a produção de trabalhos desenvolvidos no espaço-tempo entre 2020 e 2021. Buscamos identificar através do Google Acadêmico, as principais questões apresentadas nos trabalhos garimpados. O objetivo principal da pesquisa foi realizar o mapeamento das produções acadêmicas que tratassem diretamente sobre aos impactos da pandemia na educação do campo no ensino remoto, procurando identificar quais os principais desafios enfrentados pelas escolas do campo, quais as estratégias didáticas utilizadas no ensino-aprendizagem, quais as condições de acesso digital. Utilizamos os descritores “educação do campo e pandemia”, as buscas revelaram um total de 69.400 trabalhos, dos quais analisamos os 30 primeiros dessa lista, para assim poder obter uma análise mais precisa que fosse possível realizar a referente pesquisa. Dos 30 trabalhos, 08 são sobre ensino remoto nas escolas do campo, sendo três deles de áreas específicas de ensino (História e Ciências da Natureza) e os demais referem-se ao contexto geral do ensino remoto na educação do campo em escolas de diferentes regiões do país. Foi possível verificar que o ensino remoto gerou uma brusca mudança na forma de trabalho dos professores, gerando dúvidas, intensificação do trabalho e urgência para adaptações pedagógicas. Houve impacto nas aprendizagens, evidenciando também que os menos favorecidos socialmente foram afetados pela falta de cumprimento das políticas educacionais de inclusão digital, pela falta de estrutura tanto das escolas como dos domicílios e grupo familiar
id UFER_821df8f29d0576f52e0363077ba1cba9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8413
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEducação do CampoEnsino RemotoPandemiaO presente estudo apresenta notas de pesquisa relacionadas ao ensino remoto nas escolas do campo, abordando especificamente a produção de trabalhos desenvolvidos no espaço-tempo entre 2020 e 2021. Buscamos identificar através do Google Acadêmico, as principais questões apresentadas nos trabalhos garimpados. O objetivo principal da pesquisa foi realizar o mapeamento das produções acadêmicas que tratassem diretamente sobre aos impactos da pandemia na educação do campo no ensino remoto, procurando identificar quais os principais desafios enfrentados pelas escolas do campo, quais as estratégias didáticas utilizadas no ensino-aprendizagem, quais as condições de acesso digital. Utilizamos os descritores “educação do campo e pandemia”, as buscas revelaram um total de 69.400 trabalhos, dos quais analisamos os 30 primeiros dessa lista, para assim poder obter uma análise mais precisa que fosse possível realizar a referente pesquisa. Dos 30 trabalhos, 08 são sobre ensino remoto nas escolas do campo, sendo três deles de áreas específicas de ensino (História e Ciências da Natureza) e os demais referem-se ao contexto geral do ensino remoto na educação do campo em escolas de diferentes regiões do país. Foi possível verificar que o ensino remoto gerou uma brusca mudança na forma de trabalho dos professores, gerando dúvidas, intensificação do trabalho e urgência para adaptações pedagógicas. Houve impacto nas aprendizagens, evidenciando também que os menos favorecidos socialmente foram afetados pela falta de cumprimento das políticas educacionais de inclusão digital, pela falta de estrutura tanto das escolas como dos domicílios e grupo familiar50 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAmorim, Jamira Lopes deAmorim, Jamira Lopes deCastro, Késia Kelly Vieira deCarvalho, Sandra Maria Gadelha deLopes, Narielly Honorato2023-01-20T13:19:44Z2023-01-20T13:19:44Z2022-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLOPES, Narielly Honorato. Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8413MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:55:26Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8413Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:55:26Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo
title Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo
spellingShingle Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo
Lopes, Narielly Honorato
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Educação do Campo
Ensino Remoto
Pandemia
title_short Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo
title_full Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo
title_fullStr Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo
title_full_unstemmed Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo
title_sort Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo
author Lopes, Narielly Honorato
author_facet Lopes, Narielly Honorato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Jamira Lopes de
Amorim, Jamira Lopes de
Castro, Késia Kelly Vieira de
Carvalho, Sandra Maria Gadelha de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Narielly Honorato
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Educação do Campo
Ensino Remoto
Pandemia
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Educação do Campo
Ensino Remoto
Pandemia
description O presente estudo apresenta notas de pesquisa relacionadas ao ensino remoto nas escolas do campo, abordando especificamente a produção de trabalhos desenvolvidos no espaço-tempo entre 2020 e 2021. Buscamos identificar através do Google Acadêmico, as principais questões apresentadas nos trabalhos garimpados. O objetivo principal da pesquisa foi realizar o mapeamento das produções acadêmicas que tratassem diretamente sobre aos impactos da pandemia na educação do campo no ensino remoto, procurando identificar quais os principais desafios enfrentados pelas escolas do campo, quais as estratégias didáticas utilizadas no ensino-aprendizagem, quais as condições de acesso digital. Utilizamos os descritores “educação do campo e pandemia”, as buscas revelaram um total de 69.400 trabalhos, dos quais analisamos os 30 primeiros dessa lista, para assim poder obter uma análise mais precisa que fosse possível realizar a referente pesquisa. Dos 30 trabalhos, 08 são sobre ensino remoto nas escolas do campo, sendo três deles de áreas específicas de ensino (História e Ciências da Natureza) e os demais referem-se ao contexto geral do ensino remoto na educação do campo em escolas de diferentes regiões do país. Foi possível verificar que o ensino remoto gerou uma brusca mudança na forma de trabalho dos professores, gerando dúvidas, intensificação do trabalho e urgência para adaptações pedagógicas. Houve impacto nas aprendizagens, evidenciando também que os menos favorecidos socialmente foram afetados pela falta de cumprimento das políticas educacionais de inclusão digital, pela falta de estrutura tanto das escolas como dos domicílios e grupo familiar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-16
2023-01-20T13:19:44Z
2023-01-20T13:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Narielly Honorato. Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8413
identifier_str_mv LOPES, Narielly Honorato. Notas de pesquisa sobre o ensino remoto no contexto da educação do campo. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747467032330240