Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Rita Ribeiro e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8100
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral investigar sentidos das crianças sobre suas experiências de aprendizagem com ferramentas digitais na Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar quais ferramentas digitais estão disponíveis às crianças em uma instituição de Educação Infantil; analisar sentidos construídos pelas crianças na interpretação de seus desenhos sobre suas experiências com as ferramentas digitais no cotidiano; e propor experiências de aprendizagem das crianças relativas às ferramentas digitais no contexto da pesquisa. A pesquisa se ancora nos fundamentos de uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e foi desenvolvida na forma de pesquisa de campo em uma instituição pública de Educação Infantil, com crianças da uma turma de Pré I. Os dados construídos foram organizados em três grandes eixos para análise: sentidos das crianças sobre ferramentas digitais; sentidos das crianças sobre suas experiências com ferramentas digitais e experiências com as ferramentas digitais propostas no contexto da pesquisa, a partir da análise de dados com o foco compartilhamento de conhecimentos com criança/sujeito e investigador/mediador da pesquisa, pode¬se observar através das atividades propostas sobre seus desenhos, entrevistas individuais e questionamentos coletivos que seus sentidos e suas experiências às respeito das ferramentas digitais estão bem presentes e são aguçados a medida que são colocados em práticas e utilizados de uma forma ou de outra com o processo de aprendizagem, visando a transmissão de conhecimentos e interações a partir de suas emoções afloradas.
id UFER_88fe162220b95e0f23a40caa42a0bba5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8100
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das criançasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICACriançasFerramentas digitaisEducação infantilSentidosExperiênciasO presente trabalho teve como objetivo geral investigar sentidos das crianças sobre suas experiências de aprendizagem com ferramentas digitais na Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar quais ferramentas digitais estão disponíveis às crianças em uma instituição de Educação Infantil; analisar sentidos construídos pelas crianças na interpretação de seus desenhos sobre suas experiências com as ferramentas digitais no cotidiano; e propor experiências de aprendizagem das crianças relativas às ferramentas digitais no contexto da pesquisa. A pesquisa se ancora nos fundamentos de uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e foi desenvolvida na forma de pesquisa de campo em uma instituição pública de Educação Infantil, com crianças da uma turma de Pré I. Os dados construídos foram organizados em três grandes eixos para análise: sentidos das crianças sobre ferramentas digitais; sentidos das crianças sobre suas experiências com ferramentas digitais e experiências com as ferramentas digitais propostas no contexto da pesquisa, a partir da análise de dados com o foco compartilhamento de conhecimentos com criança/sujeito e investigador/mediador da pesquisa, pode¬se observar através das atividades propostas sobre seus desenhos, entrevistas individuais e questionamentos coletivos que seus sentidos e suas experiências às respeito das ferramentas digitais estão bem presentes e são aguçados a medida que são colocados em práticas e utilizados de uma forma ou de outra com o processo de aprendizagem, visando a transmissão de conhecimentos e interações a partir de suas emoções afloradas.42 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoDantas, Elaine Luciana SobralDantas, Elaine Luciana SobralDantas, Elaine Luciana SobralSouza, Andrezza Cristina da Silva BarrosOliveira, Milena Paula Cabral deSilva, Maria Rita Ribeiro e2023-01-02T17:21:53Z2023-01-02T17:21:53Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8100AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:01:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8100Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:01:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças
title Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças
spellingShingle Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças
Silva, Maria Rita Ribeiro e
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
Crianças
Ferramentas digitais
Educação infantil
Sentidos
Experiências
title_short Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças
title_full Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças
title_fullStr Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças
title_full_unstemmed Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças
title_sort Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças
author Silva, Maria Rita Ribeiro e
author_facet Silva, Maria Rita Ribeiro e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Elaine Luciana Sobral
Dantas, Elaine Luciana Sobral
Dantas, Elaine Luciana Sobral
Souza, Andrezza Cristina da Silva Barros
Oliveira, Milena Paula Cabral de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Rita Ribeiro e
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
Crianças
Ferramentas digitais
Educação infantil
Sentidos
Experiências
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
Crianças
Ferramentas digitais
Educação infantil
Sentidos
Experiências
description O presente trabalho teve como objetivo geral investigar sentidos das crianças sobre suas experiências de aprendizagem com ferramentas digitais na Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar quais ferramentas digitais estão disponíveis às crianças em uma instituição de Educação Infantil; analisar sentidos construídos pelas crianças na interpretação de seus desenhos sobre suas experiências com as ferramentas digitais no cotidiano; e propor experiências de aprendizagem das crianças relativas às ferramentas digitais no contexto da pesquisa. A pesquisa se ancora nos fundamentos de uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e foi desenvolvida na forma de pesquisa de campo em uma instituição pública de Educação Infantil, com crianças da uma turma de Pré I. Os dados construídos foram organizados em três grandes eixos para análise: sentidos das crianças sobre ferramentas digitais; sentidos das crianças sobre suas experiências com ferramentas digitais e experiências com as ferramentas digitais propostas no contexto da pesquisa, a partir da análise de dados com o foco compartilhamento de conhecimentos com criança/sujeito e investigador/mediador da pesquisa, pode¬se observar através das atividades propostas sobre seus desenhos, entrevistas individuais e questionamentos coletivos que seus sentidos e suas experiências às respeito das ferramentas digitais estão bem presentes e são aguçados a medida que são colocados em práticas e utilizados de uma forma ou de outra com o processo de aprendizagem, visando a transmissão de conhecimentos e interações a partir de suas emoções afloradas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-13
2023-01-02T17:21:53Z
2023-01-02T17:21:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8100
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747491906650112