Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8100 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral investigar sentidos das crianças sobre suas experiências de aprendizagem com ferramentas digitais na Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar quais ferramentas digitais estão disponíveis às crianças em uma instituição de Educação Infantil; analisar sentidos construídos pelas crianças na interpretação de seus desenhos sobre suas experiências com as ferramentas digitais no cotidiano; e propor experiências de aprendizagem das crianças relativas às ferramentas digitais no contexto da pesquisa. A pesquisa se ancora nos fundamentos de uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e foi desenvolvida na forma de pesquisa de campo em uma instituição pública de Educação Infantil, com crianças da uma turma de Pré I. Os dados construídos foram organizados em três grandes eixos para análise: sentidos das crianças sobre ferramentas digitais; sentidos das crianças sobre suas experiências com ferramentas digitais e experiências com as ferramentas digitais propostas no contexto da pesquisa, a partir da análise de dados com o foco compartilhamento de conhecimentos com criança/sujeito e investigador/mediador da pesquisa, pode¬se observar através das atividades propostas sobre seus desenhos, entrevistas individuais e questionamentos coletivos que seus sentidos e suas experiências às respeito das ferramentas digitais estão bem presentes e são aguçados a medida que são colocados em práticas e utilizados de uma forma ou de outra com o processo de aprendizagem, visando a transmissão de conhecimentos e interações a partir de suas emoções afloradas. |
id |
UFER_88fe162220b95e0f23a40caa42a0bba5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8100 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das criançasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICACriançasFerramentas digitaisEducação infantilSentidosExperiênciasO presente trabalho teve como objetivo geral investigar sentidos das crianças sobre suas experiências de aprendizagem com ferramentas digitais na Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar quais ferramentas digitais estão disponíveis às crianças em uma instituição de Educação Infantil; analisar sentidos construídos pelas crianças na interpretação de seus desenhos sobre suas experiências com as ferramentas digitais no cotidiano; e propor experiências de aprendizagem das crianças relativas às ferramentas digitais no contexto da pesquisa. A pesquisa se ancora nos fundamentos de uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e foi desenvolvida na forma de pesquisa de campo em uma instituição pública de Educação Infantil, com crianças da uma turma de Pré I. Os dados construídos foram organizados em três grandes eixos para análise: sentidos das crianças sobre ferramentas digitais; sentidos das crianças sobre suas experiências com ferramentas digitais e experiências com as ferramentas digitais propostas no contexto da pesquisa, a partir da análise de dados com o foco compartilhamento de conhecimentos com criança/sujeito e investigador/mediador da pesquisa, pode¬se observar através das atividades propostas sobre seus desenhos, entrevistas individuais e questionamentos coletivos que seus sentidos e suas experiências às respeito das ferramentas digitais estão bem presentes e são aguçados a medida que são colocados em práticas e utilizados de uma forma ou de outra com o processo de aprendizagem, visando a transmissão de conhecimentos e interações a partir de suas emoções afloradas.42 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoDantas, Elaine Luciana SobralDantas, Elaine Luciana SobralDantas, Elaine Luciana SobralSouza, Andrezza Cristina da Silva BarrosOliveira, Milena Paula Cabral deSilva, Maria Rita Ribeiro e2023-01-02T17:21:53Z2023-01-02T17:21:53Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8100AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:01:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8100Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:01:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças |
title |
Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças |
spellingShingle |
Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças Silva, Maria Rita Ribeiro e CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Crianças Ferramentas digitais Educação infantil Sentidos Experiências |
title_short |
Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças |
title_full |
Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças |
title_fullStr |
Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças |
title_full_unstemmed |
Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças |
title_sort |
Ferramentas digitais na educação infantil: sentidos e experiências das crianças |
author |
Silva, Maria Rita Ribeiro e |
author_facet |
Silva, Maria Rita Ribeiro e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dantas, Elaine Luciana Sobral Dantas, Elaine Luciana Sobral Dantas, Elaine Luciana Sobral Souza, Andrezza Cristina da Silva Barros Oliveira, Milena Paula Cabral de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Rita Ribeiro e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Crianças Ferramentas digitais Educação infantil Sentidos Experiências |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Crianças Ferramentas digitais Educação infantil Sentidos Experiências |
description |
O presente trabalho teve como objetivo geral investigar sentidos das crianças sobre suas experiências de aprendizagem com ferramentas digitais na Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar quais ferramentas digitais estão disponíveis às crianças em uma instituição de Educação Infantil; analisar sentidos construídos pelas crianças na interpretação de seus desenhos sobre suas experiências com as ferramentas digitais no cotidiano; e propor experiências de aprendizagem das crianças relativas às ferramentas digitais no contexto da pesquisa. A pesquisa se ancora nos fundamentos de uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e foi desenvolvida na forma de pesquisa de campo em uma instituição pública de Educação Infantil, com crianças da uma turma de Pré I. Os dados construídos foram organizados em três grandes eixos para análise: sentidos das crianças sobre ferramentas digitais; sentidos das crianças sobre suas experiências com ferramentas digitais e experiências com as ferramentas digitais propostas no contexto da pesquisa, a partir da análise de dados com o foco compartilhamento de conhecimentos com criança/sujeito e investigador/mediador da pesquisa, pode¬se observar através das atividades propostas sobre seus desenhos, entrevistas individuais e questionamentos coletivos que seus sentidos e suas experiências às respeito das ferramentas digitais estão bem presentes e são aguçados a medida que são colocados em práticas e utilizados de uma forma ou de outra com o processo de aprendizagem, visando a transmissão de conhecimentos e interações a partir de suas emoções afloradas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-13 2023-01-02T17:21:53Z 2023-01-02T17:21:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8100 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747491906650112 |