Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10829 |
Resumo: | Nos últimos anos, a Língua Inglesa tem emergido como uma força unificadora num mundo cada vez mais interligado. Presente na música, tecnologia, trabalho e turismo, o inglês transcende fronteiras geográficas e culturais, conectando pessoas de diferentes origens e experiências, o que torna necessário uma prática pedagógica inovadora por parte dos professores. Partindo de tal realidade, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias e metodologias usadas com os alunos por uma professora do ensino de Língua Inglesa de uma escola pública da rede estadual localizada no município de Olho D’agua do Borges-RN. Como fundamentação teórica, nos baseamos nos estudos de Paiva (1996) Leffa (1999), Fernandes (2017), e os três principais documentos oficiais que norteiam o ensino de língua inglesa no Brasil, tais sejam, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996); Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com características de um estudo de caso. Como instrumentos de construção de dados realizamos entrevista e observações da prática pedagógica na sala de aula da professora em estudo. Constatou-se no que se refere aos métodos de ensino e materiais didáticos utilizados, principalmente a presença da gramática e tradução de textos. Percebe-se também que somente o livro didático seguido “à risca” não é suficiente para suprir as condições de ensino, é necessário que o docente faça adaptações ou complemente com outros recursos metodológicos. Com base nas análises, conclui-se que aulas dinâmicas apoiadas em recursos tecnológicos, ou temas que aproximem a língua à realidade do aluno, tendem a despertar mais interesse do aluno pela disciplina, e consequentemente aumenta o desejo de aprender uma segunda língua. |
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Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino FundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAEstratégias metodológicasEnsinoPráticasLíngua inglesaNos últimos anos, a Língua Inglesa tem emergido como uma força unificadora num mundo cada vez mais interligado. Presente na música, tecnologia, trabalho e turismo, o inglês transcende fronteiras geográficas e culturais, conectando pessoas de diferentes origens e experiências, o que torna necessário uma prática pedagógica inovadora por parte dos professores. Partindo de tal realidade, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias e metodologias usadas com os alunos por uma professora do ensino de Língua Inglesa de uma escola pública da rede estadual localizada no município de Olho D’agua do Borges-RN. Como fundamentação teórica, nos baseamos nos estudos de Paiva (1996) Leffa (1999), Fernandes (2017), e os três principais documentos oficiais que norteiam o ensino de língua inglesa no Brasil, tais sejam, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996); Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com características de um estudo de caso. Como instrumentos de construção de dados realizamos entrevista e observações da prática pedagógica na sala de aula da professora em estudo. Constatou-se no que se refere aos métodos de ensino e materiais didáticos utilizados, principalmente a presença da gramática e tradução de textos. Percebe-se também que somente o livro didático seguido “à risca” não é suficiente para suprir as condições de ensino, é necessário que o docente faça adaptações ou complemente com outros recursos metodológicos. Com base nas análises, conclui-se que aulas dinâmicas apoiadas em recursos tecnológicos, ou temas que aproximem a língua à realidade do aluno, tendem a despertar mais interesse do aluno pela disciplina, e consequentemente aumenta o desejo de aprender uma segunda língua.In recent years, the English language has emerged as a unifying force in an increasingly interconnected world. Present in music, technology, work, and tourism, English transcends geographical and cultural boundaries, connecting people from different backgrounds and experiences, which makes innovative pedagogical practice by teachers necessary. Based on this reality, this study analyzed the strategies and methodologies used with students by an English language teacher at a public school in the state network located in the municipality of Olho D'agua do Borges-RN. As theoretical foundation, we relied on the studies of Paiva (1996), Leffa (1999), Fernandes (2017), and the three main official documents that guide English language teaching in Brazil, namely, the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB (1996); National Curricular Parameters - PCN (1998) and the National Common Curricular Base - BNCC (2017). This is a qualitative research with characteristics of a case study. As data construction instruments, we conducted interviews and observations of pedagogical practice in the teacher's classroom under study. It was observed that regarding teaching methods and didactic materials used, there was mainly the presence of grammar and translation of texts. It is also noticeable that only strictly following the textbook is not sufficient to meet teaching conditions; it is necessary for the teacher to make adaptations or complement with other methodological resources. Based on the analyses, it is concluded that more dynamic classes supported by technological resources, or topics that bring the language closer to the student's reality, tend to arouse more interest in the subject, and consequently increase the desire to learn a second language.45 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaBrasil, Maria Ghisleny de PaivaSilva, Anderson Romário SouzaCosta, Mifra Angélica Chaves daCavalcante, Maria Analina2024-05-13T16:40:43Z2024-05-13T16:40:43Z2024-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCAVALCANTE, Maria Analina. Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental. 2024. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10829CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:01:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10829Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:01:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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