Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Maria Analina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10829
Resumo: Nos últimos anos, a Língua Inglesa tem emergido como uma força unificadora num mundo cada vez mais interligado. Presente na música, tecnologia, trabalho e turismo, o inglês transcende fronteiras geográficas e culturais, conectando pessoas de diferentes origens e experiências, o que torna necessário uma prática pedagógica inovadora por parte dos professores. Partindo de tal realidade, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias e metodologias usadas com os alunos por uma professora do ensino de Língua Inglesa de uma escola pública da rede estadual localizada no município de Olho D’agua do Borges-RN. Como fundamentação teórica, nos baseamos nos estudos de Paiva (1996) Leffa (1999), Fernandes (2017), e os três principais documentos oficiais que norteiam o ensino de língua inglesa no Brasil, tais sejam, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996); Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com características de um estudo de caso. Como instrumentos de construção de dados realizamos entrevista e observações da prática pedagógica na sala de aula da professora em estudo. Constatou-se no que se refere aos métodos de ensino e materiais didáticos utilizados, principalmente a presença da gramática e tradução de textos. Percebe-se também que somente o livro didático seguido “à risca” não é suficiente para suprir as condições de ensino, é necessário que o docente faça adaptações ou complemente com outros recursos metodológicos. Com base nas análises, conclui-se que aulas dinâmicas apoiadas em recursos tecnológicos, ou temas que aproximem a língua à realidade do aluno, tendem a despertar mais interesse do aluno pela disciplina, e consequentemente aumenta o desejo de aprender uma segunda língua.
id UFER_8f144285dcce4bb99e1990e881eacd2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10829
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino FundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAEstratégias metodológicasEnsinoPráticasLíngua inglesaNos últimos anos, a Língua Inglesa tem emergido como uma força unificadora num mundo cada vez mais interligado. Presente na música, tecnologia, trabalho e turismo, o inglês transcende fronteiras geográficas e culturais, conectando pessoas de diferentes origens e experiências, o que torna necessário uma prática pedagógica inovadora por parte dos professores. Partindo de tal realidade, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias e metodologias usadas com os alunos por uma professora do ensino de Língua Inglesa de uma escola pública da rede estadual localizada no município de Olho D’agua do Borges-RN. Como fundamentação teórica, nos baseamos nos estudos de Paiva (1996) Leffa (1999), Fernandes (2017), e os três principais documentos oficiais que norteiam o ensino de língua inglesa no Brasil, tais sejam, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996); Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com características de um estudo de caso. Como instrumentos de construção de dados realizamos entrevista e observações da prática pedagógica na sala de aula da professora em estudo. Constatou-se no que se refere aos métodos de ensino e materiais didáticos utilizados, principalmente a presença da gramática e tradução de textos. Percebe-se também que somente o livro didático seguido “à risca” não é suficiente para suprir as condições de ensino, é necessário que o docente faça adaptações ou complemente com outros recursos metodológicos. Com base nas análises, conclui-se que aulas dinâmicas apoiadas em recursos tecnológicos, ou temas que aproximem a língua à realidade do aluno, tendem a despertar mais interesse do aluno pela disciplina, e consequentemente aumenta o desejo de aprender uma segunda língua.In recent years, the English language has emerged as a unifying force in an increasingly interconnected world. Present in music, technology, work, and tourism, English transcends geographical and cultural boundaries, connecting people from different backgrounds and experiences, which makes innovative pedagogical practice by teachers necessary. Based on this reality, this study analyzed the strategies and methodologies used with students by an English language teacher at a public school in the state network located in the municipality of Olho D'agua do Borges-RN. As theoretical foundation, we relied on the studies of Paiva (1996), Leffa (1999), Fernandes (2017), and the three main official documents that guide English language teaching in Brazil, namely, the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB (1996); National Curricular Parameters - PCN (1998) and the National Common Curricular Base - BNCC (2017). This is a qualitative research with characteristics of a case study. As data construction instruments, we conducted interviews and observations of pedagogical practice in the teacher's classroom under study. It was observed that regarding teaching methods and didactic materials used, there was mainly the presence of grammar and translation of texts. It is also noticeable that only strictly following the textbook is not sufficient to meet teaching conditions; it is necessary for the teacher to make adaptations or complement with other methodological resources. Based on the analyses, it is concluded that more dynamic classes supported by technological resources, or topics that bring the language closer to the student's reality, tend to arouse more interest in the subject, and consequently increase the desire to learn a second language.45 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaBrasil, Maria Ghisleny de PaivaSilva, Anderson Romário SouzaCosta, Mifra Angélica Chaves daCavalcante, Maria Analina2024-05-13T16:40:43Z2024-05-13T16:40:43Z2024-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCAVALCANTE, Maria Analina. Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental. 2024. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10829CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:01:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10829Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:01:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental
title Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental
spellingShingle Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental
Cavalcante, Maria Analina
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Estratégias metodológicas
Ensino
Práticas
Língua inglesa
title_short Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental
title_full Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental
title_fullStr Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental
title_sort Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental
author Cavalcante, Maria Analina
author_facet Cavalcante, Maria Analina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Silva, Anderson Romário Souza
Costa, Mifra Angélica Chaves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Maria Analina
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Estratégias metodológicas
Ensino
Práticas
Língua inglesa
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Estratégias metodológicas
Ensino
Práticas
Língua inglesa
description Nos últimos anos, a Língua Inglesa tem emergido como uma força unificadora num mundo cada vez mais interligado. Presente na música, tecnologia, trabalho e turismo, o inglês transcende fronteiras geográficas e culturais, conectando pessoas de diferentes origens e experiências, o que torna necessário uma prática pedagógica inovadora por parte dos professores. Partindo de tal realidade, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias e metodologias usadas com os alunos por uma professora do ensino de Língua Inglesa de uma escola pública da rede estadual localizada no município de Olho D’agua do Borges-RN. Como fundamentação teórica, nos baseamos nos estudos de Paiva (1996) Leffa (1999), Fernandes (2017), e os três principais documentos oficiais que norteiam o ensino de língua inglesa no Brasil, tais sejam, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996); Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com características de um estudo de caso. Como instrumentos de construção de dados realizamos entrevista e observações da prática pedagógica na sala de aula da professora em estudo. Constatou-se no que se refere aos métodos de ensino e materiais didáticos utilizados, principalmente a presença da gramática e tradução de textos. Percebe-se também que somente o livro didático seguido “à risca” não é suficiente para suprir as condições de ensino, é necessário que o docente faça adaptações ou complemente com outros recursos metodológicos. Com base nas análises, conclui-se que aulas dinâmicas apoiadas em recursos tecnológicos, ou temas que aproximem a língua à realidade do aluno, tendem a despertar mais interesse do aluno pela disciplina, e consequentemente aumenta o desejo de aprender uma segunda língua.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-13T16:40:43Z
2024-05-13T16:40:43Z
2024-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Maria Analina. Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental. 2024. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10829
identifier_str_mv CAVALCANTE, Maria Analina. Estratégias metodológicas para o ensino de inglês no Ensino Fundamental. 2024. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747493853855744