Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10833 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade investigar como alunos surdos fazem sentido de suas experiências escolares de aprendizagem de língua inglesa, tendo como princípio o paradigma do ensino inclusivo. A pesquisa foi embasada teoricamente em documentos oficiais que orientam sobre educação inclusiva e direitos de pessoas surdas, bem como em autores seminais sobre pedagogia crítica e inclusiva, a exemplo da Constituição de 1988; Decreto nº 5.626/02; Lei nº 10.436/02; Freire (1987) e Mantoan (2015). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa. A geração de dados desenvolveu-se a partir da participação de três alunos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Ufersa Caraúbas, os quais responderam a um questionário que os estimulou à produção de narrativas de aprendizagem. Os resultados apontam para uma complexa teia de narrativas que indicam êxitos e dificuldades de aprendizagem, sendo as dificuldades mais recorrentes. As experiências de êxito têm relação com vivências dentro e fora do ambiente escolar, nos permitindo observar contrastes entre instituições de ensino públicas e privadas, além da relevância do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo-CAS. Além disso, as narrativas são repletas de denúncias de exclusão, o que nos faz refletir sobre o panorama atual da educação inclusiva no Brasil. |
id |
UFER_97bec64db9e59d14d1fbaf5f34c9ddc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10833 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAAprendizagem de inglêsInclusãoPessoas surdasO presente artigo tem por finalidade investigar como alunos surdos fazem sentido de suas experiências escolares de aprendizagem de língua inglesa, tendo como princípio o paradigma do ensino inclusivo. A pesquisa foi embasada teoricamente em documentos oficiais que orientam sobre educação inclusiva e direitos de pessoas surdas, bem como em autores seminais sobre pedagogia crítica e inclusiva, a exemplo da Constituição de 1988; Decreto nº 5.626/02; Lei nº 10.436/02; Freire (1987) e Mantoan (2015). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa. A geração de dados desenvolveu-se a partir da participação de três alunos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Ufersa Caraúbas, os quais responderam a um questionário que os estimulou à produção de narrativas de aprendizagem. Os resultados apontam para uma complexa teia de narrativas que indicam êxitos e dificuldades de aprendizagem, sendo as dificuldades mais recorrentes. As experiências de êxito têm relação com vivências dentro e fora do ambiente escolar, nos permitindo observar contrastes entre instituições de ensino públicas e privadas, além da relevância do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo-CAS. Além disso, as narrativas são repletas de denúncias de exclusão, o que nos faz refletir sobre o panorama atual da educação inclusiva no Brasil.The purpose of this article is to investigate how deaf students make sense of their English language learning experiences at school, based on the paradigm of inclusive education. The research was theoretically based on official documents that provide guidance on inclusive education and the rights of deaf people, as well as seminal authors on critical and inclusive pedagogy, such as the 1988 Constitution; Decree No. 5.626/02; Law No. 10.436/02; Freire (1987) and Mantoan (2015). Methodologically, the research is characterized as a case study, following a qualitative approach. Data generation was based on the participation of three deaf students on the Languages/Libras course at the Federal Rural University of the Semi-Arid Region - Ufersa Caraúbas, who answered a questionnaire that encouraged them to produce learning narratives. The results point to a complex web of narratives that indicate learning successes and difficulties, with the difficulties being more recurrent. The experiences of success are related to experiences inside and outside the school environment, allowing us to observe contrasts between public and private educational institutions, as well as the relevance of the State Center for Training Educators and Care for the Deaf-CAS. In addition, the narratives are full of denunciations of exclusion, which makes us reflect on the current panorama of inclusive education in Brazil.24 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRosa Filho, Jeová AraújoRosa Filho, Jeová AraújoSilva, Francisco Vieira daCosta, Mifra Angélica Chaves daOliveira, Antônia Genilma da Costa2024-05-13T18:53:10Z2024-05-13T18:53:10Z2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Antônia Genilma da Costa. Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de Língua Inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10833CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:00:49Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10833Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:00:49Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo |
title |
Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo |
spellingShingle |
Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo Oliveira, Antônia Genilma da Costa LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Aprendizagem de inglês Inclusão Pessoas surdas |
title_short |
Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo |
title_full |
Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo |
title_fullStr |
Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo |
title_full_unstemmed |
Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo |
title_sort |
Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo |
author |
Oliveira, Antônia Genilma da Costa |
author_facet |
Oliveira, Antônia Genilma da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa Filho, Jeová Araújo Rosa Filho, Jeová Araújo Silva, Francisco Vieira da Costa, Mifra Angélica Chaves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Antônia Genilma da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Aprendizagem de inglês Inclusão Pessoas surdas |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Aprendizagem de inglês Inclusão Pessoas surdas |
description |
O presente artigo tem por finalidade investigar como alunos surdos fazem sentido de suas experiências escolares de aprendizagem de língua inglesa, tendo como princípio o paradigma do ensino inclusivo. A pesquisa foi embasada teoricamente em documentos oficiais que orientam sobre educação inclusiva e direitos de pessoas surdas, bem como em autores seminais sobre pedagogia crítica e inclusiva, a exemplo da Constituição de 1988; Decreto nº 5.626/02; Lei nº 10.436/02; Freire (1987) e Mantoan (2015). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa. A geração de dados desenvolveu-se a partir da participação de três alunos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Ufersa Caraúbas, os quais responderam a um questionário que os estimulou à produção de narrativas de aprendizagem. Os resultados apontam para uma complexa teia de narrativas que indicam êxitos e dificuldades de aprendizagem, sendo as dificuldades mais recorrentes. As experiências de êxito têm relação com vivências dentro e fora do ambiente escolar, nos permitindo observar contrastes entre instituições de ensino públicas e privadas, além da relevância do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo-CAS. Além disso, as narrativas são repletas de denúncias de exclusão, o que nos faz refletir sobre o panorama atual da educação inclusiva no Brasil. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-13T18:53:10Z 2024-05-13T18:53:10Z 2024-04-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Antônia Genilma da Costa. Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de Língua Inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10833 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Antônia Genilma da Costa. Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de Língua Inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747466445127680 |