Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Antônia Genilma da Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10833
Resumo: O presente artigo tem por finalidade investigar como alunos surdos fazem sentido de suas experiências escolares de aprendizagem de língua inglesa, tendo como princípio o paradigma do ensino inclusivo. A pesquisa foi embasada teoricamente em documentos oficiais que orientam sobre educação inclusiva e direitos de pessoas surdas, bem como em autores seminais sobre pedagogia crítica e inclusiva, a exemplo da Constituição de 1988; Decreto nº 5.626/02; Lei nº 10.436/02; Freire (1987) e Mantoan (2015). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa. A geração de dados desenvolveu-se a partir da participação de três alunos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Ufersa Caraúbas, os quais responderam a um questionário que os estimulou à produção de narrativas de aprendizagem. Os resultados apontam para uma complexa teia de narrativas que indicam êxitos e dificuldades de aprendizagem, sendo as dificuldades mais recorrentes. As experiências de êxito têm relação com vivências dentro e fora do ambiente escolar, nos permitindo observar contrastes entre instituições de ensino públicas e privadas, além da relevância do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo-CAS. Além disso, as narrativas são repletas de denúncias de exclusão, o que nos faz refletir sobre o panorama atual da educação inclusiva no Brasil.
id UFER_97bec64db9e59d14d1fbaf5f34c9ddc6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10833
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAAprendizagem de inglêsInclusãoPessoas surdasO presente artigo tem por finalidade investigar como alunos surdos fazem sentido de suas experiências escolares de aprendizagem de língua inglesa, tendo como princípio o paradigma do ensino inclusivo. A pesquisa foi embasada teoricamente em documentos oficiais que orientam sobre educação inclusiva e direitos de pessoas surdas, bem como em autores seminais sobre pedagogia crítica e inclusiva, a exemplo da Constituição de 1988; Decreto nº 5.626/02; Lei nº 10.436/02; Freire (1987) e Mantoan (2015). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa. A geração de dados desenvolveu-se a partir da participação de três alunos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Ufersa Caraúbas, os quais responderam a um questionário que os estimulou à produção de narrativas de aprendizagem. Os resultados apontam para uma complexa teia de narrativas que indicam êxitos e dificuldades de aprendizagem, sendo as dificuldades mais recorrentes. As experiências de êxito têm relação com vivências dentro e fora do ambiente escolar, nos permitindo observar contrastes entre instituições de ensino públicas e privadas, além da relevância do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo-CAS. Além disso, as narrativas são repletas de denúncias de exclusão, o que nos faz refletir sobre o panorama atual da educação inclusiva no Brasil.The purpose of this article is to investigate how deaf students make sense of their English language learning experiences at school, based on the paradigm of inclusive education. The research was theoretically based on official documents that provide guidance on inclusive education and the rights of deaf people, as well as seminal authors on critical and inclusive pedagogy, such as the 1988 Constitution; Decree No. 5.626/02; Law No. 10.436/02; Freire (1987) and Mantoan (2015). Methodologically, the research is characterized as a case study, following a qualitative approach. Data generation was based on the participation of three deaf students on the Languages/Libras course at the Federal Rural University of the Semi-Arid Region - Ufersa Caraúbas, who answered a questionnaire that encouraged them to produce learning narratives. The results point to a complex web of narratives that indicate learning successes and difficulties, with the difficulties being more recurrent. The experiences of success are related to experiences inside and outside the school environment, allowing us to observe contrasts between public and private educational institutions, as well as the relevance of the State Center for Training Educators and Care for the Deaf-CAS. In addition, the narratives are full of denunciations of exclusion, which makes us reflect on the current panorama of inclusive education in Brazil.24 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRosa Filho, Jeová AraújoRosa Filho, Jeová AraújoSilva, Francisco Vieira daCosta, Mifra Angélica Chaves daOliveira, Antônia Genilma da Costa2024-05-13T18:53:10Z2024-05-13T18:53:10Z2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Antônia Genilma da Costa. Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de Língua Inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10833CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:00:49Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10833Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:00:49Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo
title Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo
spellingShingle Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo
Oliveira, Antônia Genilma da Costa
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Aprendizagem de inglês
Inclusão
Pessoas surdas
title_short Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo
title_full Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo
title_fullStr Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo
title_full_unstemmed Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo
title_sort Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de língua inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo
author Oliveira, Antônia Genilma da Costa
author_facet Oliveira, Antônia Genilma da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa Filho, Jeová Araújo
Rosa Filho, Jeová Araújo
Silva, Francisco Vieira da
Costa, Mifra Angélica Chaves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Antônia Genilma da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Aprendizagem de inglês
Inclusão
Pessoas surdas
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Aprendizagem de inglês
Inclusão
Pessoas surdas
description O presente artigo tem por finalidade investigar como alunos surdos fazem sentido de suas experiências escolares de aprendizagem de língua inglesa, tendo como princípio o paradigma do ensino inclusivo. A pesquisa foi embasada teoricamente em documentos oficiais que orientam sobre educação inclusiva e direitos de pessoas surdas, bem como em autores seminais sobre pedagogia crítica e inclusiva, a exemplo da Constituição de 1988; Decreto nº 5.626/02; Lei nº 10.436/02; Freire (1987) e Mantoan (2015). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa. A geração de dados desenvolveu-se a partir da participação de três alunos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Ufersa Caraúbas, os quais responderam a um questionário que os estimulou à produção de narrativas de aprendizagem. Os resultados apontam para uma complexa teia de narrativas que indicam êxitos e dificuldades de aprendizagem, sendo as dificuldades mais recorrentes. As experiências de êxito têm relação com vivências dentro e fora do ambiente escolar, nos permitindo observar contrastes entre instituições de ensino públicas e privadas, além da relevância do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo-CAS. Além disso, as narrativas são repletas de denúncias de exclusão, o que nos faz refletir sobre o panorama atual da educação inclusiva no Brasil.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-13T18:53:10Z
2024-05-13T18:53:10Z
2024-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Antônia Genilma da Costa. Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de Língua Inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10833
identifier_str_mv OLIVEIRA, Antônia Genilma da Costa. Narrativas de alunos surdos sobre aprendizagem de Língua Inglesa: uma investigação à luz do ensino inclusivo. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747466445127680