Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10832 |
Resumo: | O ensino de língua inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é desafiador para os professores da Educação Básica. O presente estudo teve como problema, quais as dificuldades e possibilidades dos professores de inglês para ensinar alunos com TEA? O objetivo geral investigar quais os caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês que possui aluno com TEA na referida Escola Pública do Rio Grande do Norte (RN). Na perspectiva de proporcionar um ensino mais significativo para o educando. Para tanto, o nosso objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: Conhecer um pouco sobre educação inclusiva e autismo; analisar as dificuldades e possibilidades elencadas pelos professores de inglês para o aluno autista; viabilizar reflexões e proposições para o ensino de inglês de alunos com TEA. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e de campo. Os participantes da pesquisa consistem em dois professores: 1 de língua inglesa e 1 professora de Educação Especial. O corpus da pesquisa foi composto por dois questionários on-line, elaborados pela ferramenta do Google Forms e enviados via e-mail. Para dar sustentação teórica a pesquisa sobre o ensino de língua inglesa tivemos as contribuições de Leffa (2007); para enriquecer pesquisa de ensino inclusivo Mantoan (2003), Santos (2008), Fumegalli (2012), Antunes (2004). Para se fazer uma análise da metodologia, Severino (2007). Os resultados encontrados com a pesquisa foram reflexivos e colaborativos diante dos desafios de formas eficientes com o ensino de discentes com TEA no ensino de inglês. Descobrindo caminhos possíveis para inseri um ensino inclusivo propondo reflexões metodológicas quanto ao ensino e aprendizagem. |
id |
UFER_ab5ee3e9024165f6412fb5935df15ece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10832 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESATranstorno do espectro autistaInclusão escolarEnsino de inglêsProfessor de inglêsEducação BásicaO ensino de língua inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é desafiador para os professores da Educação Básica. O presente estudo teve como problema, quais as dificuldades e possibilidades dos professores de inglês para ensinar alunos com TEA? O objetivo geral investigar quais os caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês que possui aluno com TEA na referida Escola Pública do Rio Grande do Norte (RN). Na perspectiva de proporcionar um ensino mais significativo para o educando. Para tanto, o nosso objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: Conhecer um pouco sobre educação inclusiva e autismo; analisar as dificuldades e possibilidades elencadas pelos professores de inglês para o aluno autista; viabilizar reflexões e proposições para o ensino de inglês de alunos com TEA. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e de campo. Os participantes da pesquisa consistem em dois professores: 1 de língua inglesa e 1 professora de Educação Especial. O corpus da pesquisa foi composto por dois questionários on-line, elaborados pela ferramenta do Google Forms e enviados via e-mail. Para dar sustentação teórica a pesquisa sobre o ensino de língua inglesa tivemos as contribuições de Leffa (2007); para enriquecer pesquisa de ensino inclusivo Mantoan (2003), Santos (2008), Fumegalli (2012), Antunes (2004). Para se fazer uma análise da metodologia, Severino (2007). Os resultados encontrados com a pesquisa foram reflexivos e colaborativos diante dos desafios de formas eficientes com o ensino de discentes com TEA no ensino de inglês. Descobrindo caminhos possíveis para inseri um ensino inclusivo propondo reflexões metodológicas quanto ao ensino e aprendizagem.27 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Mifra Angélica Chaves daBrasil, Maria Ghisleny de PaivaRosa Filho, Jeová A.Morais, Maria Das Graças Martins2024-05-13T18:44:00Z2024-05-13T18:44:00Z2024-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMORAIS, Maria das Graças Martins. Desafios e caminhos possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10832CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:01:15Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10832Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:01:15Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN |
title |
Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN |
spellingShingle |
Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN Morais, Maria Das Graças Martins LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Transtorno do espectro autista Inclusão escolar Ensino de inglês Professor de inglês Educação Básica |
title_short |
Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN |
title_full |
Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN |
title_fullStr |
Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN |
title_full_unstemmed |
Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN |
title_sort |
Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN |
author |
Morais, Maria Das Graças Martins |
author_facet |
Morais, Maria Das Graças Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Mifra Angélica Chaves da Costa, Mifra Angélica Chaves da Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Rosa Filho, Jeová A. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Maria Das Graças Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Transtorno do espectro autista Inclusão escolar Ensino de inglês Professor de inglês Educação Básica |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Transtorno do espectro autista Inclusão escolar Ensino de inglês Professor de inglês Educação Básica |
description |
O ensino de língua inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é desafiador para os professores da Educação Básica. O presente estudo teve como problema, quais as dificuldades e possibilidades dos professores de inglês para ensinar alunos com TEA? O objetivo geral investigar quais os caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês que possui aluno com TEA na referida Escola Pública do Rio Grande do Norte (RN). Na perspectiva de proporcionar um ensino mais significativo para o educando. Para tanto, o nosso objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: Conhecer um pouco sobre educação inclusiva e autismo; analisar as dificuldades e possibilidades elencadas pelos professores de inglês para o aluno autista; viabilizar reflexões e proposições para o ensino de inglês de alunos com TEA. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e de campo. Os participantes da pesquisa consistem em dois professores: 1 de língua inglesa e 1 professora de Educação Especial. O corpus da pesquisa foi composto por dois questionários on-line, elaborados pela ferramenta do Google Forms e enviados via e-mail. Para dar sustentação teórica a pesquisa sobre o ensino de língua inglesa tivemos as contribuições de Leffa (2007); para enriquecer pesquisa de ensino inclusivo Mantoan (2003), Santos (2008), Fumegalli (2012), Antunes (2004). Para se fazer uma análise da metodologia, Severino (2007). Os resultados encontrados com a pesquisa foram reflexivos e colaborativos diante dos desafios de formas eficientes com o ensino de discentes com TEA no ensino de inglês. Descobrindo caminhos possíveis para inseri um ensino inclusivo propondo reflexões metodológicas quanto ao ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-13T18:44:00Z 2024-05-13T18:44:00Z 2024-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAIS, Maria das Graças Martins. Desafios e caminhos possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10832 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Maria das Graças Martins. Desafios e caminhos possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747493506777088 |