O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10693
Resumo: A literatura surda é constituída por obras literárias surdas. Dentre elas, destacamos: contos, fábulas, poesias em LIBRAS. Essas produções representam o surdo, sua língua, comunidade e identidade surda. Desse modo, tem-se como pergunta de partida: como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda? O objetivo da pesquisa é analisar como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda. A pesquisa é embasada pelos autores: Mourão (2016); Karnopp (2008); Silva e Cheffer (2006). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, foi uma pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com duas alunas surdas e dois professores do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), na cidade de Mossoró-RN. As discentes surdas apresentaram a experiência de contato com a literatura surda na infância e, atualmente, o processo de criação do livro “O Silêncio de Vivi”, em orientação com os dois docentes. Os resultados são que a literatura surda é importante para as crianças e jovens surdos; eles desenvolveram muitas habilidades ao recontar e criar histórias; fortalece a comunidade surda e contribui para a formação da identidade surda e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Nesse processo, o aluno surdo ser autor da sua própria história, com criatividade, imaginação e competências artísticas consegue produzir seu próprio livro.
id UFER_c60fc2625c5d6d7199f59e9fb955b4e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10693
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RNThe awakening of literature by deaf students in the state center for service to the deaf in the city of Mossoró-RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASLiteratura surdaHistóriaLivroLibrasA literatura surda é constituída por obras literárias surdas. Dentre elas, destacamos: contos, fábulas, poesias em LIBRAS. Essas produções representam o surdo, sua língua, comunidade e identidade surda. Desse modo, tem-se como pergunta de partida: como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda? O objetivo da pesquisa é analisar como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda. A pesquisa é embasada pelos autores: Mourão (2016); Karnopp (2008); Silva e Cheffer (2006). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, foi uma pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com duas alunas surdas e dois professores do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), na cidade de Mossoró-RN. As discentes surdas apresentaram a experiência de contato com a literatura surda na infância e, atualmente, o processo de criação do livro “O Silêncio de Vivi”, em orientação com os dois docentes. Os resultados são que a literatura surda é importante para as crianças e jovens surdos; eles desenvolveram muitas habilidades ao recontar e criar histórias; fortalece a comunidade surda e contribui para a formação da identidade surda e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Nesse processo, o aluno surdo ser autor da sua própria história, com criatividade, imaginação e competências artísticas consegue produzir seu próprio livro.Deaf literature consists of literary works for the deaf. Among them we highlight: stories, fables, poetry in LIBRAS. These productions represent the deaf, their language, community and deaf identity. Therefore, the starting question is: how do teaching strategies using literature contribute to the development and learning of deaf children? The objective of the research is to analyze how teaching strategies using literature contribute to the development and learning of deaf children. The research is based on the authors: Mourão (2016); Karnopp (2008); Silva and Cheffer (2006). The research methodology has a qualitative approach, it was a field investigation, interviews were conducted with two deaf students and two teachers from the State Center for Training and Care of Deaf Educators (CAS), in the city of Mossoró-RN. The deaf students presented their experience of contact with deaf literature in their childhood and, currently, the process of creating the book “O Silêncio de Vivi”, in guidance with the two teachers. The results are that literature for the deaf is important for deaf children and young people; they developed many skills in retelling and creating stories; strengthens the deaf community and contributes to the formation of deaf identity and the spread of LIBRAS. In this process, the deaf student is the author of his own story, with creativity, imagination and artistic skills he can produce his own book.14 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCosta, Mifra Angelica Chaves daCosta, Mifra Angelica Chaves daViana Neto, Francisco de AcacíAzevedo, Maria Márcia Fernandes deOliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de2024-03-12T18:00:45Z2024-03-12T18:00:45Z2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Ludmilla Tayanne Almeida de. O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN. 2023. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10693CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:01:28Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10693Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:01:28Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
The awakening of literature by deaf students in the state center for service to the deaf in the city of Mossoró-RN
title O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
spellingShingle O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Literatura surda
História
Livro
Libras
title_short O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
title_full O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
title_fullStr O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
title_full_unstemmed O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
title_sort O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
author Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de
author_facet Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Mifra Angelica Chaves da
Costa, Mifra Angelica Chaves da
Viana Neto, Francisco de Acací
Azevedo, Maria Márcia Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Literatura surda
História
Livro
Libras
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Literatura surda
História
Livro
Libras
description A literatura surda é constituída por obras literárias surdas. Dentre elas, destacamos: contos, fábulas, poesias em LIBRAS. Essas produções representam o surdo, sua língua, comunidade e identidade surda. Desse modo, tem-se como pergunta de partida: como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda? O objetivo da pesquisa é analisar como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda. A pesquisa é embasada pelos autores: Mourão (2016); Karnopp (2008); Silva e Cheffer (2006). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, foi uma pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com duas alunas surdas e dois professores do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), na cidade de Mossoró-RN. As discentes surdas apresentaram a experiência de contato com a literatura surda na infância e, atualmente, o processo de criação do livro “O Silêncio de Vivi”, em orientação com os dois docentes. Os resultados são que a literatura surda é importante para as crianças e jovens surdos; eles desenvolveram muitas habilidades ao recontar e criar histórias; fortalece a comunidade surda e contribui para a formação da identidade surda e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Nesse processo, o aluno surdo ser autor da sua própria história, com criatividade, imaginação e competências artísticas consegue produzir seu próprio livro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
2024-03-12T18:00:45Z
2024-03-12T18:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ludmilla Tayanne Almeida de. O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN. 2023. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10693
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ludmilla Tayanne Almeida de. O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN. 2023. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747491199909888