O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10693 |
Resumo: | A literatura surda é constituída por obras literárias surdas. Dentre elas, destacamos: contos, fábulas, poesias em LIBRAS. Essas produções representam o surdo, sua língua, comunidade e identidade surda. Desse modo, tem-se como pergunta de partida: como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda? O objetivo da pesquisa é analisar como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda. A pesquisa é embasada pelos autores: Mourão (2016); Karnopp (2008); Silva e Cheffer (2006). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, foi uma pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com duas alunas surdas e dois professores do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), na cidade de Mossoró-RN. As discentes surdas apresentaram a experiência de contato com a literatura surda na infância e, atualmente, o processo de criação do livro “O Silêncio de Vivi”, em orientação com os dois docentes. Os resultados são que a literatura surda é importante para as crianças e jovens surdos; eles desenvolveram muitas habilidades ao recontar e criar histórias; fortalece a comunidade surda e contribui para a formação da identidade surda e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Nesse processo, o aluno surdo ser autor da sua própria história, com criatividade, imaginação e competências artísticas consegue produzir seu próprio livro. |
id |
UFER_c60fc2625c5d6d7199f59e9fb955b4e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10693 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RNThe awakening of literature by deaf students in the state center for service to the deaf in the city of Mossoró-RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASLiteratura surdaHistóriaLivroLibrasA literatura surda é constituída por obras literárias surdas. Dentre elas, destacamos: contos, fábulas, poesias em LIBRAS. Essas produções representam o surdo, sua língua, comunidade e identidade surda. Desse modo, tem-se como pergunta de partida: como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda? O objetivo da pesquisa é analisar como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda. A pesquisa é embasada pelos autores: Mourão (2016); Karnopp (2008); Silva e Cheffer (2006). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, foi uma pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com duas alunas surdas e dois professores do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), na cidade de Mossoró-RN. As discentes surdas apresentaram a experiência de contato com a literatura surda na infância e, atualmente, o processo de criação do livro “O Silêncio de Vivi”, em orientação com os dois docentes. Os resultados são que a literatura surda é importante para as crianças e jovens surdos; eles desenvolveram muitas habilidades ao recontar e criar histórias; fortalece a comunidade surda e contribui para a formação da identidade surda e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Nesse processo, o aluno surdo ser autor da sua própria história, com criatividade, imaginação e competências artísticas consegue produzir seu próprio livro.Deaf literature consists of literary works for the deaf. Among them we highlight: stories, fables, poetry in LIBRAS. These productions represent the deaf, their language, community and deaf identity. Therefore, the starting question is: how do teaching strategies using literature contribute to the development and learning of deaf children? The objective of the research is to analyze how teaching strategies using literature contribute to the development and learning of deaf children. The research is based on the authors: Mourão (2016); Karnopp (2008); Silva and Cheffer (2006). The research methodology has a qualitative approach, it was a field investigation, interviews were conducted with two deaf students and two teachers from the State Center for Training and Care of Deaf Educators (CAS), in the city of Mossoró-RN. The deaf students presented their experience of contact with deaf literature in their childhood and, currently, the process of creating the book “O Silêncio de Vivi”, in guidance with the two teachers. The results are that literature for the deaf is important for deaf children and young people; they developed many skills in retelling and creating stories; strengthens the deaf community and contributes to the formation of deaf identity and the spread of LIBRAS. In this process, the deaf student is the author of his own story, with creativity, imagination and artistic skills he can produce his own book.14 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCosta, Mifra Angelica Chaves daCosta, Mifra Angelica Chaves daViana Neto, Francisco de AcacíAzevedo, Maria Márcia Fernandes deOliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de2024-03-12T18:00:45Z2024-03-12T18:00:45Z2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Ludmilla Tayanne Almeida de. O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN. 2023. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10693CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:01:28Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10693Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:01:28Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN The awakening of literature by deaf students in the state center for service to the deaf in the city of Mossoró-RN |
title |
O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN |
spellingShingle |
O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Literatura surda História Livro Libras |
title_short |
O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN |
title_full |
O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN |
title_fullStr |
O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN |
title_full_unstemmed |
O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN |
title_sort |
O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN |
author |
Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de |
author_facet |
Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Mifra Angelica Chaves da Costa, Mifra Angelica Chaves da Viana Neto, Francisco de Acací Azevedo, Maria Márcia Fernandes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Literatura surda História Livro Libras |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Literatura surda História Livro Libras |
description |
A literatura surda é constituída por obras literárias surdas. Dentre elas, destacamos: contos, fábulas, poesias em LIBRAS. Essas produções representam o surdo, sua língua, comunidade e identidade surda. Desse modo, tem-se como pergunta de partida: como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda? O objetivo da pesquisa é analisar como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda. A pesquisa é embasada pelos autores: Mourão (2016); Karnopp (2008); Silva e Cheffer (2006). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, foi uma pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com duas alunas surdas e dois professores do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), na cidade de Mossoró-RN. As discentes surdas apresentaram a experiência de contato com a literatura surda na infância e, atualmente, o processo de criação do livro “O Silêncio de Vivi”, em orientação com os dois docentes. Os resultados são que a literatura surda é importante para as crianças e jovens surdos; eles desenvolveram muitas habilidades ao recontar e criar histórias; fortalece a comunidade surda e contribui para a formação da identidade surda e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Nesse processo, o aluno surdo ser autor da sua própria história, com criatividade, imaginação e competências artísticas consegue produzir seu próprio livro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06 2024-03-12T18:00:45Z 2024-03-12T18:00:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ludmilla Tayanne Almeida de. O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN. 2023. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10693 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ludmilla Tayanne Almeida de. O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN. 2023. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747491199909888 |