Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Marisa Glécia Tavares de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9514
Resumo: Com a pandemia do novo Coronavírus, o Ensino Remoto impôs-se de modo imprevisto e urgente no contexto da educação, para que, assim, os educandos não perdessem o vínculo com a escola e universidade durante o período de isolamento social, o qual se apresentou como o único meio de combater a proliferação da Covid-19. Nesse cenário, este trabalho discute a realidade dos professores do curso Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, no contexto da pandemia. O objetivo geral do estudo é analisar as dificuldades dos docentes, ao ministrar suas aulas de forma remota, e por conseguinte conhecer as práticas docentes dos colaboradores da pesquisa e refletir de modo colaborativo sobre essas práticas. Para esta finalidade, realizamos encontros reflexivos com dois professores do curso de Libras da UFERSA, um surdo e outro ouvinte. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo através de ciclos reflexivos e observações de duas aulas remotas via plataforma Google Meet com videoconferência online e um bloco de anotações para o registro dos dados. Como fundamentação teórica foram realizados estudos baseados em Freire (1996); Sampaio et.al (2012); Kersch et.al (2021). Dessa forma, observamos que os docentes vivenciaram diversos desafios no ensino da Libras de forma remota, tais sejam: dificuldades para explicar os conteúdos; comunicação entre surdos e ouvintes; acessibilidade limitada, dentre outros. Porém, mesmo diante dos desafios, constatamos que possibilitou a realização de várias atividades de forma continuada no processo de ensino aprendizagem para avaliar o interesse e desempenho dos discentes ao participarem das aulas, proporcionando a inclusão e interação dos alunos surdos na sociedade
id UFER_e1d667be2b1ecc447cff27921145f9fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9514
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemiaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASInclusão; estratégias de ensino; ensino remotoCom a pandemia do novo Coronavírus, o Ensino Remoto impôs-se de modo imprevisto e urgente no contexto da educação, para que, assim, os educandos não perdessem o vínculo com a escola e universidade durante o período de isolamento social, o qual se apresentou como o único meio de combater a proliferação da Covid-19. Nesse cenário, este trabalho discute a realidade dos professores do curso Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, no contexto da pandemia. O objetivo geral do estudo é analisar as dificuldades dos docentes, ao ministrar suas aulas de forma remota, e por conseguinte conhecer as práticas docentes dos colaboradores da pesquisa e refletir de modo colaborativo sobre essas práticas. Para esta finalidade, realizamos encontros reflexivos com dois professores do curso de Libras da UFERSA, um surdo e outro ouvinte. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo através de ciclos reflexivos e observações de duas aulas remotas via plataforma Google Meet com videoconferência online e um bloco de anotações para o registro dos dados. Como fundamentação teórica foram realizados estudos baseados em Freire (1996); Sampaio et.al (2012); Kersch et.al (2021). Dessa forma, observamos que os docentes vivenciaram diversos desafios no ensino da Libras de forma remota, tais sejam: dificuldades para explicar os conteúdos; comunicação entre surdos e ouvintes; acessibilidade limitada, dentre outros. Porém, mesmo diante dos desafios, constatamos que possibilitou a realização de várias atividades de forma continuada no processo de ensino aprendizagem para avaliar o interesse e desempenho dos discentes ao participarem das aulas, proporcionando a inclusão e interação dos alunos surdos na sociedade40 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaBrasil, Maria Ghisleny de PaivaSouza, Niascara Valesca do NascimentoSantos, Gabrielle Leite dosFagundes, Isabelle PinheiroMorais, Marisa Glécia Tavares de2023-07-13T13:55:01Z2023-07-13T13:55:01Z2021-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9514CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T20:46:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9514Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T20:46:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia
title Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia
spellingShingle Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia
Morais, Marisa Glécia Tavares de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Inclusão; estratégias de ensino; ensino remoto
title_short Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia
title_full Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia
title_fullStr Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia
title_sort Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia
author Morais, Marisa Glécia Tavares de
author_facet Morais, Marisa Glécia Tavares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Souza, Niascara Valesca do Nascimento
Santos, Gabrielle Leite dos
Fagundes, Isabelle Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Marisa Glécia Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Inclusão; estratégias de ensino; ensino remoto
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Inclusão; estratégias de ensino; ensino remoto
description Com a pandemia do novo Coronavírus, o Ensino Remoto impôs-se de modo imprevisto e urgente no contexto da educação, para que, assim, os educandos não perdessem o vínculo com a escola e universidade durante o período de isolamento social, o qual se apresentou como o único meio de combater a proliferação da Covid-19. Nesse cenário, este trabalho discute a realidade dos professores do curso Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, no contexto da pandemia. O objetivo geral do estudo é analisar as dificuldades dos docentes, ao ministrar suas aulas de forma remota, e por conseguinte conhecer as práticas docentes dos colaboradores da pesquisa e refletir de modo colaborativo sobre essas práticas. Para esta finalidade, realizamos encontros reflexivos com dois professores do curso de Libras da UFERSA, um surdo e outro ouvinte. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo através de ciclos reflexivos e observações de duas aulas remotas via plataforma Google Meet com videoconferência online e um bloco de anotações para o registro dos dados. Como fundamentação teórica foram realizados estudos baseados em Freire (1996); Sampaio et.al (2012); Kersch et.al (2021). Dessa forma, observamos que os docentes vivenciaram diversos desafios no ensino da Libras de forma remota, tais sejam: dificuldades para explicar os conteúdos; comunicação entre surdos e ouvintes; acessibilidade limitada, dentre outros. Porém, mesmo diante dos desafios, constatamos que possibilitou a realização de várias atividades de forma continuada no processo de ensino aprendizagem para avaliar o interesse e desempenho dos discentes ao participarem das aulas, proporcionando a inclusão e interação dos alunos surdos na sociedade
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-11
2023-07-13T13:55:01Z
2023-07-13T13:55:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9514
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747440047226880