Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9514 |
Resumo: | Com a pandemia do novo Coronavírus, o Ensino Remoto impôs-se de modo imprevisto e urgente no contexto da educação, para que, assim, os educandos não perdessem o vínculo com a escola e universidade durante o período de isolamento social, o qual se apresentou como o único meio de combater a proliferação da Covid-19. Nesse cenário, este trabalho discute a realidade dos professores do curso Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, no contexto da pandemia. O objetivo geral do estudo é analisar as dificuldades dos docentes, ao ministrar suas aulas de forma remota, e por conseguinte conhecer as práticas docentes dos colaboradores da pesquisa e refletir de modo colaborativo sobre essas práticas. Para esta finalidade, realizamos encontros reflexivos com dois professores do curso de Libras da UFERSA, um surdo e outro ouvinte. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo através de ciclos reflexivos e observações de duas aulas remotas via plataforma Google Meet com videoconferência online e um bloco de anotações para o registro dos dados. Como fundamentação teórica foram realizados estudos baseados em Freire (1996); Sampaio et.al (2012); Kersch et.al (2021). Dessa forma, observamos que os docentes vivenciaram diversos desafios no ensino da Libras de forma remota, tais sejam: dificuldades para explicar os conteúdos; comunicação entre surdos e ouvintes; acessibilidade limitada, dentre outros. Porém, mesmo diante dos desafios, constatamos que possibilitou a realização de várias atividades de forma continuada no processo de ensino aprendizagem para avaliar o interesse e desempenho dos discentes ao participarem das aulas, proporcionando a inclusão e interação dos alunos surdos na sociedade |
id |
UFER_e1d667be2b1ecc447cff27921145f9fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9514 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemiaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASInclusão; estratégias de ensino; ensino remotoCom a pandemia do novo Coronavírus, o Ensino Remoto impôs-se de modo imprevisto e urgente no contexto da educação, para que, assim, os educandos não perdessem o vínculo com a escola e universidade durante o período de isolamento social, o qual se apresentou como o único meio de combater a proliferação da Covid-19. Nesse cenário, este trabalho discute a realidade dos professores do curso Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, no contexto da pandemia. O objetivo geral do estudo é analisar as dificuldades dos docentes, ao ministrar suas aulas de forma remota, e por conseguinte conhecer as práticas docentes dos colaboradores da pesquisa e refletir de modo colaborativo sobre essas práticas. Para esta finalidade, realizamos encontros reflexivos com dois professores do curso de Libras da UFERSA, um surdo e outro ouvinte. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo através de ciclos reflexivos e observações de duas aulas remotas via plataforma Google Meet com videoconferência online e um bloco de anotações para o registro dos dados. Como fundamentação teórica foram realizados estudos baseados em Freire (1996); Sampaio et.al (2012); Kersch et.al (2021). Dessa forma, observamos que os docentes vivenciaram diversos desafios no ensino da Libras de forma remota, tais sejam: dificuldades para explicar os conteúdos; comunicação entre surdos e ouvintes; acessibilidade limitada, dentre outros. Porém, mesmo diante dos desafios, constatamos que possibilitou a realização de várias atividades de forma continuada no processo de ensino aprendizagem para avaliar o interesse e desempenho dos discentes ao participarem das aulas, proporcionando a inclusão e interação dos alunos surdos na sociedade40 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaBrasil, Maria Ghisleny de PaivaSouza, Niascara Valesca do NascimentoSantos, Gabrielle Leite dosFagundes, Isabelle PinheiroMorais, Marisa Glécia Tavares de2023-07-13T13:55:01Z2023-07-13T13:55:01Z2021-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9514CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T20:46:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9514Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T20:46:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia |
title |
Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia Morais, Marisa Glécia Tavares de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Inclusão; estratégias de ensino; ensino remoto |
title_short |
Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia |
title_full |
Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia |
title_sort |
Desafios no ensino da LIBRAS em tempos de pandemia |
author |
Morais, Marisa Glécia Tavares de |
author_facet |
Morais, Marisa Glécia Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Souza, Niascara Valesca do Nascimento Santos, Gabrielle Leite dos Fagundes, Isabelle Pinheiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Marisa Glécia Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Inclusão; estratégias de ensino; ensino remoto |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Inclusão; estratégias de ensino; ensino remoto |
description |
Com a pandemia do novo Coronavírus, o Ensino Remoto impôs-se de modo imprevisto e urgente no contexto da educação, para que, assim, os educandos não perdessem o vínculo com a escola e universidade durante o período de isolamento social, o qual se apresentou como o único meio de combater a proliferação da Covid-19. Nesse cenário, este trabalho discute a realidade dos professores do curso Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, no contexto da pandemia. O objetivo geral do estudo é analisar as dificuldades dos docentes, ao ministrar suas aulas de forma remota, e por conseguinte conhecer as práticas docentes dos colaboradores da pesquisa e refletir de modo colaborativo sobre essas práticas. Para esta finalidade, realizamos encontros reflexivos com dois professores do curso de Libras da UFERSA, um surdo e outro ouvinte. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo através de ciclos reflexivos e observações de duas aulas remotas via plataforma Google Meet com videoconferência online e um bloco de anotações para o registro dos dados. Como fundamentação teórica foram realizados estudos baseados em Freire (1996); Sampaio et.al (2012); Kersch et.al (2021). Dessa forma, observamos que os docentes vivenciaram diversos desafios no ensino da Libras de forma remota, tais sejam: dificuldades para explicar os conteúdos; comunicação entre surdos e ouvintes; acessibilidade limitada, dentre outros. Porém, mesmo diante dos desafios, constatamos que possibilitou a realização de várias atividades de forma continuada no processo de ensino aprendizagem para avaliar o interesse e desempenho dos discentes ao participarem das aulas, proporcionando a inclusão e interação dos alunos surdos na sociedade |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-11 2023-07-13T13:55:01Z 2023-07-13T13:55:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9514 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747440047226880 |