O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joelma Linhares de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/3256764275787933
http://lattes.cnpq.br/0967604959604232
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11136
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo as práticas educativas das professoras de um Núcleo de Educação Rural do município de Mossoró/RN durante a pandemia causada pelo vírus SARS-coV-2, que resultou no fechamento das escolas por um tempo indeterminado. O objetivo geral é compreender as narrativas das professoras sobre suas práticas educativas no contexto do ensino remoto online de um Núcleo de Educação Rural de Mossoró-RN, os objetivos específicos, discutir as ações pedagógicas realizadas pelas professoras do Núcleo de Educação Rural Neci Campos; avaliar, a partir da perspectiva das professoras, as transformações nas práticas educativas no contexto da pandemia; analisar a percepção das professoras acerca de seus sentimentos e significações relacionados ao trabalho docente. O trabalho se justifica pela necessidade de priorizar os estudos que envolvam as práticas educativas da escola no período de pandemia. Também se fundamenta pela necessidade de os(as) professores(as) se reconhecerem como autores(as) do trabalho docente em que as experiências vividas e narradas sejam postas como objeto de investigação e estudo. Nesse sentido, emergiu a seguinte problemática de pesquisa: como ocorreu a atuação das docentes de um Núcleo de Educação Rural (NMRCN) do município de Mossoró/RN na articulação com as tecnologias no contexto da pandemia da covid-19? A pesquisa é de abordagem qualitativa, inclui a revisão de literatura e dados construídos a partir do diálogo com as participantes da pesquisa em roda de conversa, que são quatro professoras de duas escolas do campo que constituem o NMRNC. No contexto das experiências vividas em rodas de conversa, o trabalho foi referenciado pela pesquisa narrativa, em que a professora autora da pesquisa narra também seu processo formativo, bem como o seu trabalho em duas turmas ao longo do ano de 2020. A roda de conversa foi gravada em vídeo, o que colaborou para a reconstrução das narrativas. Para a interpretação desses dados construídos, foi utilizada a técnica da análise temática, com uso do Iramuteq, o qual nos apresentou quatro classes, que foram divididas em dois corpus: Ensino remoto, com as categorias recursos digitais e práticas pedagógicas; e o corpus sentimentos e significações, com as categorias medo na pandemia e sentimentos aflorados. A partir da leitura das fontes narrativas de memórias e de rodas, foi possível retirar lições do vivido. Compreendeu-se que as professoras e os alunos sentiram dificuldade com o manuseio das ferramentas tecnológicas, com a falta de recursos para acesso, dentre outros, o que prejudicou a aprendizagem das crianças. Esta pesquisa foi construída através do sentir, carrega na escrita narrativas de sentimentos vividos que se apresentam nos relatos com muita coragem e resiliência, apresentando ainda a transformação a partir da experiência
id UFER_f155432a048716c4b82afd887f3bbbcd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11136
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RNTeaching and digital technologies in the context of the Covid-19 pandemic: a study on the educational practices of a rural education center in Mossoró-RNOUTROS::CIENCIA COGNITIVATDICspráticas Educativasensino remotonarrativasICTseducational practicesremote learningnarrativesA presente pesquisa tem como objeto de estudo as práticas educativas das professoras de um Núcleo de Educação Rural do município de Mossoró/RN durante a pandemia causada pelo vírus SARS-coV-2, que resultou no fechamento das escolas por um tempo indeterminado. O objetivo geral é compreender as narrativas das professoras sobre suas práticas educativas no contexto do ensino remoto online de um Núcleo de Educação Rural de Mossoró-RN, os objetivos específicos, discutir as ações pedagógicas realizadas pelas professoras do Núcleo de Educação Rural Neci Campos; avaliar, a partir da perspectiva das professoras, as transformações nas práticas educativas no contexto da pandemia; analisar a percepção das professoras acerca de seus sentimentos e significações relacionados ao trabalho docente. O trabalho se justifica pela necessidade de priorizar os estudos que envolvam as práticas educativas da escola no período de pandemia. Também se fundamenta pela necessidade de os(as) professores(as) se reconhecerem como autores(as) do trabalho docente em que as experiências vividas e narradas sejam postas como objeto de investigação e estudo. Nesse sentido, emergiu a seguinte problemática de pesquisa: como ocorreu a atuação das docentes de um Núcleo de Educação Rural (NMRCN) do município de Mossoró/RN na articulação com as tecnologias no contexto da pandemia da covid-19? A pesquisa é de abordagem qualitativa, inclui a revisão de literatura e dados construídos a partir do diálogo com as participantes da pesquisa em roda de conversa, que são quatro professoras de duas escolas do campo que constituem o NMRNC. No contexto das experiências vividas em rodas de conversa, o trabalho foi referenciado pela pesquisa narrativa, em que a professora autora da pesquisa narra também seu processo formativo, bem como o seu trabalho em duas turmas ao longo do ano de 2020. A roda de conversa foi gravada em vídeo, o que colaborou para a reconstrução das narrativas. Para a interpretação desses dados construídos, foi utilizada a técnica da análise temática, com uso do Iramuteq, o qual nos apresentou quatro classes, que foram divididas em dois corpus: Ensino remoto, com as categorias recursos digitais e práticas pedagógicas; e o corpus sentimentos e significações, com as categorias medo na pandemia e sentimentos aflorados. A partir da leitura das fontes narrativas de memórias e de rodas, foi possível retirar lições do vivido. Compreendeu-se que as professoras e os alunos sentiram dificuldade com o manuseio das ferramentas tecnológicas, com a falta de recursos para acesso, dentre outros, o que prejudicou a aprendizagem das crianças. Esta pesquisa foi construída através do sentir, carrega na escrita narrativas de sentimentos vividos que se apresentam nos relatos com muita coragem e resiliência, apresentando ainda a transformação a partir da experiênciaThe object of the present research is the educational practices of the teachers of a Rural Education Center in the municipality of Mossoró/RN during the pandemic caused by the SARScoV- 2 virus, which resulted in the closure of schools for an indefinite period of time. The general objective is to understand the narratives of teachers about their educational practices in the context of online remote teaching in a Rural Education Center of Mossoró-RN, the specific objectives, discuss the pedagogical actions performed by teachers of the Neci Campos Rural Education Center; evaluate, from the perspective of teachers, the changes in educational practices in the context of the pandemic; analyze the perception of teachers about their feelings and meanings related to the teaching work. This work is justified by the need to prioritize studies that involve the school's educational practices during the pandemic period. It is also based on the need for teachers to recognize themselves as authors of the teaching work in which their lived and narrated experiences are put as an object of investigation and study. In this sense, the following research problematic emerged: how did the performance of teachers from a Rural Education Center (NMRCN) in the city of Mossoró/RN occur in the articulation with technologies in the context of the covid-19 pandemic? The research has a qualitative approach, includes a literature review and data constructed from the dialogue with the research participants in a conversation circle, who are four teachers from two rural schools that constitute the NMRNC. In the context of the experiences lived in conversation wheels, the work was referenced by narrative research, in which the teacher author of the research also narrates her formative process, as well as her work in two classes throughout the year 2020. The conversation circle was videotaped, which contributed to the reconstruction of the narratives. To interpret the constructed data, we used the thematic analysis technique, with the use of Iramuteq, which presented us with four classes, which were divided into two corpuses: Remote teaching, with the categories digital resources and pedagogical practices; and the corpus feelings and meanings, with the categories fear in the pandemic and feelings surfaced. From the reading of the narrative sources of memories and wheels, it was possible to draw lessons from what was lived. It was understood that the teachers and the students had difficulties with the handling of technological tools, with the lack of resources for access, among others, which impaired the children's learning. This research was built through feeling; it carries in its writing narratives of feelings experienced that are presented in the reports with a lot of courage and resilience, also presenting the transformation from the experience105 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e InstituiçõesFrancisco, Deise JulianaOliveira, Joelma Linhares deFrancisco, Deise JulianaDemoly, Karla Rosane do AmaralOliveira, Joelma Linhares de2024-08-06T15:27:17Z2024-08-06T15:27:17Z2023-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/3256764275787933http://lattes.cnpq.br/0967604959604232OLIVEIRA, Joelma Linhares de. O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11136MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-07T23:15:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11136Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-07T23:15:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN
Teaching and digital technologies in the context of the Covid-19 pandemic: a study on the educational practices of a rural education center in Mossoró-RN
title O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN
spellingShingle O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN
Oliveira, Joelma Linhares de
OUTROS::CIENCIA COGNITIVA
TDICs
práticas Educativas
ensino remoto
narrativas
ICTs
educational practices
remote learning
narratives
title_short O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN
title_full O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN
title_fullStr O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN
title_full_unstemmed O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN
title_sort O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN
author Oliveira, Joelma Linhares de
author_facet Oliveira, Joelma Linhares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Deise Juliana
Oliveira, Joelma Linhares de
Francisco, Deise Juliana
Demoly, Karla Rosane do Amaral
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joelma Linhares de
dc.subject.por.fl_str_mv OUTROS::CIENCIA COGNITIVA
TDICs
práticas Educativas
ensino remoto
narrativas
ICTs
educational practices
remote learning
narratives
topic OUTROS::CIENCIA COGNITIVA
TDICs
práticas Educativas
ensino remoto
narrativas
ICTs
educational practices
remote learning
narratives
description A presente pesquisa tem como objeto de estudo as práticas educativas das professoras de um Núcleo de Educação Rural do município de Mossoró/RN durante a pandemia causada pelo vírus SARS-coV-2, que resultou no fechamento das escolas por um tempo indeterminado. O objetivo geral é compreender as narrativas das professoras sobre suas práticas educativas no contexto do ensino remoto online de um Núcleo de Educação Rural de Mossoró-RN, os objetivos específicos, discutir as ações pedagógicas realizadas pelas professoras do Núcleo de Educação Rural Neci Campos; avaliar, a partir da perspectiva das professoras, as transformações nas práticas educativas no contexto da pandemia; analisar a percepção das professoras acerca de seus sentimentos e significações relacionados ao trabalho docente. O trabalho se justifica pela necessidade de priorizar os estudos que envolvam as práticas educativas da escola no período de pandemia. Também se fundamenta pela necessidade de os(as) professores(as) se reconhecerem como autores(as) do trabalho docente em que as experiências vividas e narradas sejam postas como objeto de investigação e estudo. Nesse sentido, emergiu a seguinte problemática de pesquisa: como ocorreu a atuação das docentes de um Núcleo de Educação Rural (NMRCN) do município de Mossoró/RN na articulação com as tecnologias no contexto da pandemia da covid-19? A pesquisa é de abordagem qualitativa, inclui a revisão de literatura e dados construídos a partir do diálogo com as participantes da pesquisa em roda de conversa, que são quatro professoras de duas escolas do campo que constituem o NMRNC. No contexto das experiências vividas em rodas de conversa, o trabalho foi referenciado pela pesquisa narrativa, em que a professora autora da pesquisa narra também seu processo formativo, bem como o seu trabalho em duas turmas ao longo do ano de 2020. A roda de conversa foi gravada em vídeo, o que colaborou para a reconstrução das narrativas. Para a interpretação desses dados construídos, foi utilizada a técnica da análise temática, com uso do Iramuteq, o qual nos apresentou quatro classes, que foram divididas em dois corpus: Ensino remoto, com as categorias recursos digitais e práticas pedagógicas; e o corpus sentimentos e significações, com as categorias medo na pandemia e sentimentos aflorados. A partir da leitura das fontes narrativas de memórias e de rodas, foi possível retirar lições do vivido. Compreendeu-se que as professoras e os alunos sentiram dificuldade com o manuseio das ferramentas tecnológicas, com a falta de recursos para acesso, dentre outros, o que prejudicou a aprendizagem das crianças. Esta pesquisa foi construída através do sentir, carrega na escrita narrativas de sentimentos vividos que se apresentam nos relatos com muita coragem e resiliência, apresentando ainda a transformação a partir da experiência
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
2024-08-06T15:27:17Z
2024-08-06T15:27:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3256764275787933
http://lattes.cnpq.br/0967604959604232
OLIVEIRA, Joelma Linhares de. O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11136
url http://lattes.cnpq.br/3256764275787933
http://lattes.cnpq.br/0967604959604232
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11136
identifier_str_mv OLIVEIRA, Joelma Linhares de. O fazer docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo sobre as práticas educativas de um núcleo de educação rural de Mossoró-RN. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv CCSAH
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições
publisher.none.fl_str_mv CCSAH
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747473588027392