A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Cíntia Chaves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6006
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o art. 385 do Código de Processo Penal, verificar se este foi recepcionado pela CRFB/88, analisar se há limitação para o convencimento do magistrado e se é possível que este profira sentença condenatória ante o pedido de absolvição formulado pelo Ministério Público. O trabalho foi divido em quatro tópicos, sendo utilizado a pesquisa teórica, com análise bibliográfica, jurisprudencial e legislativa. O primeiro tópico, com caráter expositivo, trata de definir o Brasil como um Estado Democrático de Direito, após a promulgação da Constituição Federal de 1988 com direitos e garantias, bem como definir a função do Ministério Público - sendo este órgão essencial da justiça e titular da ação penal pública - trazendo conceitos e características do Ministério Público. Em seguida, analisa-se quais são os sistemas processuais penais existentes, bem como suas características e qual o sistema aplicável ao ordenamento jurídico brasileiro. No terceiro tópico, foram demonstradas as espécies de ação penal, detendo-se a explicar as ações penais públicas e os princípios aplicáveis a elas. Por fim, examina-se o art. 385 do Código de Processo Penal, analisando correntes doutrinárias antagônicas e concluindo se existe ou não limite para o convencimento do juiz e se este ao não se vincular a manifestação do Ministério Público estaria violando limites ou princípios constitucionais.
id UFER_fb75decb0c23f9058f269d31daf284bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6006
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério PúblicoMinistério PúblicoAbsolviçãoSistema acusatórioCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOO presente artigo tem como objetivo analisar o art. 385 do Código de Processo Penal, verificar se este foi recepcionado pela CRFB/88, analisar se há limitação para o convencimento do magistrado e se é possível que este profira sentença condenatória ante o pedido de absolvição formulado pelo Ministério Público. O trabalho foi divido em quatro tópicos, sendo utilizado a pesquisa teórica, com análise bibliográfica, jurisprudencial e legislativa. O primeiro tópico, com caráter expositivo, trata de definir o Brasil como um Estado Democrático de Direito, após a promulgação da Constituição Federal de 1988 com direitos e garantias, bem como definir a função do Ministério Público - sendo este órgão essencial da justiça e titular da ação penal pública - trazendo conceitos e características do Ministério Público. Em seguida, analisa-se quais são os sistemas processuais penais existentes, bem como suas características e qual o sistema aplicável ao ordenamento jurídico brasileiro. No terceiro tópico, foram demonstradas as espécies de ação penal, detendo-se a explicar as ações penais públicas e os princípios aplicáveis a elas. Por fim, examina-se o art. 385 do Código de Processo Penal, analisando correntes doutrinárias antagônicas e concluindo se existe ou não limite para o convencimento do juiz e se este ao não se vincular a manifestação do Ministério Público estaria violando limites ou princípios constitucionais.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAPaiva, Wallton Pereira de SouzaPaiva, Wallton Pereira de SouzaBezerra Júnior, José AlbenesLeite, Rodrigo de AlmeidaLobo, Cíntia Chaves2021-03-18T16:58:23Z2020-02-062021-03-18T16:58:23Z2020-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6006porLOBO, Cíntia Chaves. A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público. 2020. 27 f. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T20:36:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6006Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T20:36:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público
title A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público
spellingShingle A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público
Lobo, Cíntia Chaves
Ministério Público
Absolvição
Sistema acusatório
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público
title_full A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público
title_fullStr A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público
title_full_unstemmed A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público
title_sort A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público
author Lobo, Cíntia Chaves
author_facet Lobo, Cíntia Chaves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Wallton Pereira de Souza
Paiva, Wallton Pereira de Souza
Bezerra Júnior, José Albenes
Leite, Rodrigo de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Cíntia Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Ministério Público
Absolvição
Sistema acusatório
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
topic Ministério Público
Absolvição
Sistema acusatório
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description O presente artigo tem como objetivo analisar o art. 385 do Código de Processo Penal, verificar se este foi recepcionado pela CRFB/88, analisar se há limitação para o convencimento do magistrado e se é possível que este profira sentença condenatória ante o pedido de absolvição formulado pelo Ministério Público. O trabalho foi divido em quatro tópicos, sendo utilizado a pesquisa teórica, com análise bibliográfica, jurisprudencial e legislativa. O primeiro tópico, com caráter expositivo, trata de definir o Brasil como um Estado Democrático de Direito, após a promulgação da Constituição Federal de 1988 com direitos e garantias, bem como definir a função do Ministério Público - sendo este órgão essencial da justiça e titular da ação penal pública - trazendo conceitos e características do Ministério Público. Em seguida, analisa-se quais são os sistemas processuais penais existentes, bem como suas características e qual o sistema aplicável ao ordenamento jurídico brasileiro. No terceiro tópico, foram demonstradas as espécies de ação penal, detendo-se a explicar as ações penais públicas e os princípios aplicáveis a elas. Por fim, examina-se o art. 385 do Código de Processo Penal, analisando correntes doutrinárias antagônicas e concluindo se existe ou não limite para o convencimento do juiz e se este ao não se vincular a manifestação do Ministério Público estaria violando limites ou princípios constitucionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-06
2020-01-21
2021-03-18T16:58:23Z
2021-03-18T16:58:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6006
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LOBO, Cíntia Chaves. A vinculação do juiz ao pedido de absolvição do Ministério Público. 2020. 27 f. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747492729782272