Navegando mares de amores inconclusos: a afetividade expressa na sobrelevação poética de Marta Quiñónez
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/18812 |
Resumo: | Este artigo se debruça sobre a obra poética da poeta colombiana Marta Quiñónez (1970), cuja vasta produção literária apenas começa a ser reconhecida. Nos centramos principalmente na abordagem contra hegemônica que autora desenvolve em seus poemas, em que a figura central de suas perdas e realizações afetivas é o feminino. Retomando elementos e símbolos da dominação masculina, como os mares e sua simbologia de conquista, a autora subverte seus contornos de submissão quando os associa ao feminino. Em uma poesia que celebra e evidencia o amor homoafetivo entre mulheres, Quiñónez parte de sua experiência para a ressignificação do amor para a mulher negra que não se encaixa nos padrões heteronormativos. Sendo assim, lançamos mão de toda sua obra, obedecendo a uma seleção de poemas para fins desse trabalho, retirados dos seguintes volumes: Noctívago (1998), Acantilado (1999), Eva (2001), Kartalá (2002), Arcanos (2007) e Continente Mohíno (2016), originalmente publicado em 1996.PALAVRAS-CHAVE: Marta Quiñónez. Poesia feminina afro-colombiana. Amor feminino. |
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Navegando mares de amores inconclusos: a afetividade expressa na sobrelevação poética de Marta QuiñónezEste artigo se debruça sobre a obra poética da poeta colombiana Marta Quiñónez (1970), cuja vasta produção literária apenas começa a ser reconhecida. Nos centramos principalmente na abordagem contra hegemônica que autora desenvolve em seus poemas, em que a figura central de suas perdas e realizações afetivas é o feminino. Retomando elementos e símbolos da dominação masculina, como os mares e sua simbologia de conquista, a autora subverte seus contornos de submissão quando os associa ao feminino. Em uma poesia que celebra e evidencia o amor homoafetivo entre mulheres, Quiñónez parte de sua experiência para a ressignificação do amor para a mulher negra que não se encaixa nos padrões heteronormativos. Sendo assim, lançamos mão de toda sua obra, obedecendo a uma seleção de poemas para fins desse trabalho, retirados dos seguintes volumes: Noctívago (1998), Acantilado (1999), Eva (2001), Kartalá (2002), Arcanos (2007) e Continente Mohíno (2016), originalmente publicado em 1996.PALAVRAS-CHAVE: Marta Quiñónez. Poesia feminina afro-colombiana. Amor feminino.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2018-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1881210.47456/contexto.v%vi%i.18812Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 33 (2018): Dossiê: LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA ESPANHOLAContexto; No. 33 (2018): Dossiê: LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA ESPANHOLAContexto; Núm. 33 (2018): Dossiê: LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA ESPANHOLA2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i33reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/18812/12811Gonçalves, Ana Beatriz RodriguesMartinhão, Marcela Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T21:57:06Zoai:periodicos.ufes.br:article/18812Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:07.889474Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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