DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Valéria Cristina Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428
Resumo: As reflexões que apresento neste texto são oriundas da aplicação de um projeto alocado no terreno das práticas da leitura, cujo foco incidiu sobre a inserção, no ambiente escolar, do “círculo de leitura”, ancorado por teorias contemporâneas da literatura, da leitura e da cultura. Ciente de que a leitura nos obriga a acatar diferentes campos disciplinares para com eles dialogar, proponho pensar esta prática na horizontalidade dos campos citados, para, com isto, potencializar leituras e gerar sentidos, alcançando, assim, os leitores de carne e osso, presentes nos bancos escolares. Alguns dados obtidos com estas reflexões, geradas na dinâmica das práticas, são considerados capazes de subsidiar um trabalho mais profícuo para o fomento à formação do leitor.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitura. Cultura. Escola. “Círculo de leitura”.
id UFES-1_d038fc653a0344ee27ef3194600db05f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10428
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”As reflexões que apresento neste texto são oriundas da aplicação de um projeto alocado no terreno das práticas da leitura, cujo foco incidiu sobre a inserção, no ambiente escolar, do “círculo de leitura”, ancorado por teorias contemporâneas da literatura, da leitura e da cultura. Ciente de que a leitura nos obriga a acatar diferentes campos disciplinares para com eles dialogar, proponho pensar esta prática na horizontalidade dos campos citados, para, com isto, potencializar leituras e gerar sentidos, alcançando, assim, os leitores de carne e osso, presentes nos bancos escolares. Alguns dados obtidos com estas reflexões, geradas na dinâmica das práticas, são considerados capazes de subsidiar um trabalho mais profícuo para o fomento à formação do leitor.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitura. Cultura. Escola. “Círculo de leitura”.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1042810.47456/contexto.v%vi%i.10428Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428/7360Pereira, Valéria Cristina Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10428Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.251227Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
title DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
spellingShingle DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
Pereira, Valéria Cristina Ribeiro
title_short DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
title_full DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
title_fullStr DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
title_full_unstemmed DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
title_sort DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
author Pereira, Valéria Cristina Ribeiro
author_facet Pereira, Valéria Cristina Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Valéria Cristina Ribeiro
description As reflexões que apresento neste texto são oriundas da aplicação de um projeto alocado no terreno das práticas da leitura, cujo foco incidiu sobre a inserção, no ambiente escolar, do “círculo de leitura”, ancorado por teorias contemporâneas da literatura, da leitura e da cultura. Ciente de que a leitura nos obriga a acatar diferentes campos disciplinares para com eles dialogar, proponho pensar esta prática na horizontalidade dos campos citados, para, com isto, potencializar leituras e gerar sentidos, alcançando, assim, os leitores de carne e osso, presentes nos bancos escolares. Alguns dados obtidos com estas reflexões, geradas na dinâmica das práticas, são considerados capazes de subsidiar um trabalho mais profícuo para o fomento à formação do leitor.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitura. Cultura. Escola. “Círculo de leitura”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428
10.47456/contexto.v%vi%i.10428
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.10428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428/7360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i27
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399278690304