DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428 |
Resumo: | As reflexões que apresento neste texto são oriundas da aplicação de um projeto alocado no terreno das práticas da leitura, cujo foco incidiu sobre a inserção, no ambiente escolar, do “círculo de leitura”, ancorado por teorias contemporâneas da literatura, da leitura e da cultura. Ciente de que a leitura nos obriga a acatar diferentes campos disciplinares para com eles dialogar, proponho pensar esta prática na horizontalidade dos campos citados, para, com isto, potencializar leituras e gerar sentidos, alcançando, assim, os leitores de carne e osso, presentes nos bancos escolares. Alguns dados obtidos com estas reflexões, geradas na dinâmica das práticas, são considerados capazes de subsidiar um trabalho mais profícuo para o fomento à formação do leitor.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitura. Cultura. Escola. “Círculo de leitura”. |
id |
UFES-1_d038fc653a0344ee27ef3194600db05f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10428 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA”As reflexões que apresento neste texto são oriundas da aplicação de um projeto alocado no terreno das práticas da leitura, cujo foco incidiu sobre a inserção, no ambiente escolar, do “círculo de leitura”, ancorado por teorias contemporâneas da literatura, da leitura e da cultura. Ciente de que a leitura nos obriga a acatar diferentes campos disciplinares para com eles dialogar, proponho pensar esta prática na horizontalidade dos campos citados, para, com isto, potencializar leituras e gerar sentidos, alcançando, assim, os leitores de carne e osso, presentes nos bancos escolares. Alguns dados obtidos com estas reflexões, geradas na dinâmica das práticas, são considerados capazes de subsidiar um trabalho mais profícuo para o fomento à formação do leitor.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitura. Cultura. Escola. “Círculo de leitura”.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1042810.47456/contexto.v%vi%i.10428Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428/7360Pereira, Valéria Cristina Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10428Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.251227Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA” |
title |
DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA” |
spellingShingle |
DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA” Pereira, Valéria Cristina Ribeiro |
title_short |
DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA” |
title_full |
DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA” |
title_fullStr |
DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA” |
title_full_unstemmed |
DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA” |
title_sort |
DADOS PARA O SUBSÍDIO A PRÁTICAS DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: UM “CÍRCULO DE LEITURA” |
author |
Pereira, Valéria Cristina Ribeiro |
author_facet |
Pereira, Valéria Cristina Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Valéria Cristina Ribeiro |
description |
As reflexões que apresento neste texto são oriundas da aplicação de um projeto alocado no terreno das práticas da leitura, cujo foco incidiu sobre a inserção, no ambiente escolar, do “círculo de leitura”, ancorado por teorias contemporâneas da literatura, da leitura e da cultura. Ciente de que a leitura nos obriga a acatar diferentes campos disciplinares para com eles dialogar, proponho pensar esta prática na horizontalidade dos campos citados, para, com isto, potencializar leituras e gerar sentidos, alcançando, assim, os leitores de carne e osso, presentes nos bancos escolares. Alguns dados obtidos com estas reflexões, geradas na dinâmica das práticas, são considerados capazes de subsidiar um trabalho mais profícuo para o fomento à formação do leitor.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitura. Cultura. Escola. “Círculo de leitura”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428 10.47456/contexto.v%vi%i.10428 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10428/7360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399278690304 |