PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Janaina Lopes do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471
Resumo: Atualmente, a educação superior vem se constituindo como parte integrante do projeto de mundialização do capital, o que vêm alterando o sentido da produção do conhecimento, a universidade pública e o trabalho docente, mais intensificado e pautado por uma lógica empresarial. O objetivo deste texto é problematizar o trabalho docente do assistente social na pós-graduação, considerando seus dilemas e desafios atuais. Assim e como resultado de pesquisa de doutorado, realizada com 52 docentes assistentes sociais inseridos em IES federais, discutiremos: a pós-graduação strito sensu na área do Serviço Social, origens e questões atuais; as atividades docentes como expressões da intensificação do trabalho atual; a produção intelectual e o produtivismo acadêmico em questão; por fim, apresentaremos considerações finais na direção da defesa da educação superior e da resistência coletiva.
id UFES-4_96ad7fabcfb23cc0e8efd750e3866962
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/19471
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAISAtualmente, a educação superior vem se constituindo como parte integrante do projeto de mundialização do capital, o que vêm alterando o sentido da produção do conhecimento, a universidade pública e o trabalho docente, mais intensificado e pautado por uma lógica empresarial. O objetivo deste texto é problematizar o trabalho docente do assistente social na pós-graduação, considerando seus dilemas e desafios atuais. Assim e como resultado de pesquisa de doutorado, realizada com 52 docentes assistentes sociais inseridos em IES federais, discutiremos: a pós-graduação strito sensu na área do Serviço Social, origens e questões atuais; as atividades docentes como expressões da intensificação do trabalho atual; a produção intelectual e o produtivismo acadêmico em questão; por fim, apresentaremos considerações finais na direção da defesa da educação superior e da resistência coletiva.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresMétodo Histórico Dialético. Projeto de pesquisa de tese submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ.application/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1947110.22422/temporalis.2018v18n35p119-136Temporalis; v. 18 n. 35 (2018): A contrução de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social; 119-1362238-18561518-793410.22422/temporalis.2018v18n35reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471/19082Copyright (c) 2018 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Janaina Lopes do Nascimento2019-11-06T20:29:36Zoai:periodicos.ufes.br:article/19471Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-11-06T20:29:36Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
title PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
spellingShingle PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
Duarte, Janaina Lopes do Nascimento
title_short PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
title_full PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
title_fullStr PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
title_full_unstemmed PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
title_sort PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
author Duarte, Janaina Lopes do Nascimento
author_facet Duarte, Janaina Lopes do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Janaina Lopes do Nascimento
description Atualmente, a educação superior vem se constituindo como parte integrante do projeto de mundialização do capital, o que vêm alterando o sentido da produção do conhecimento, a universidade pública e o trabalho docente, mais intensificado e pautado por uma lógica empresarial. O objetivo deste texto é problematizar o trabalho docente do assistente social na pós-graduação, considerando seus dilemas e desafios atuais. Assim e como resultado de pesquisa de doutorado, realizada com 52 docentes assistentes sociais inseridos em IES federais, discutiremos: a pós-graduação strito sensu na área do Serviço Social, origens e questões atuais; as atividades docentes como expressões da intensificação do trabalho atual; a produção intelectual e o produtivismo acadêmico em questão; por fim, apresentaremos considerações finais na direção da defesa da educação superior e da resistência coletiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Método Histórico Dialético. Projeto de pesquisa de tese submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471
10.22422/temporalis.2018v18n35p119-136
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471
identifier_str_mv 10.22422/temporalis.2018v18n35p119-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471/pdf
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471/19082
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Temporalis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Temporalis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 18 n. 35 (2018): A contrução de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social; 119-136
2238-1856
1518-7934
10.22422/temporalis.2018v18n35
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699030960242688