PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471 |
Resumo: | Atualmente, a educação superior vem se constituindo como parte integrante do projeto de mundialização do capital, o que vêm alterando o sentido da produção do conhecimento, a universidade pública e o trabalho docente, mais intensificado e pautado por uma lógica empresarial. O objetivo deste texto é problematizar o trabalho docente do assistente social na pós-graduação, considerando seus dilemas e desafios atuais. Assim e como resultado de pesquisa de doutorado, realizada com 52 docentes assistentes sociais inseridos em IES federais, discutiremos: a pós-graduação strito sensu na área do Serviço Social, origens e questões atuais; as atividades docentes como expressões da intensificação do trabalho atual; a produção intelectual e o produtivismo acadêmico em questão; por fim, apresentaremos considerações finais na direção da defesa da educação superior e da resistência coletiva. |
id |
UFES-4_96ad7fabcfb23cc0e8efd750e3866962 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/19471 |
network_acronym_str |
UFES-4 |
network_name_str |
Temporalis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAISAtualmente, a educação superior vem se constituindo como parte integrante do projeto de mundialização do capital, o que vêm alterando o sentido da produção do conhecimento, a universidade pública e o trabalho docente, mais intensificado e pautado por uma lógica empresarial. O objetivo deste texto é problematizar o trabalho docente do assistente social na pós-graduação, considerando seus dilemas e desafios atuais. Assim e como resultado de pesquisa de doutorado, realizada com 52 docentes assistentes sociais inseridos em IES federais, discutiremos: a pós-graduação strito sensu na área do Serviço Social, origens e questões atuais; as atividades docentes como expressões da intensificação do trabalho atual; a produção intelectual e o produtivismo acadêmico em questão; por fim, apresentaremos considerações finais na direção da defesa da educação superior e da resistência coletiva.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresMétodo Histórico Dialético. Projeto de pesquisa de tese submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ.application/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1947110.22422/temporalis.2018v18n35p119-136Temporalis; v. 18 n. 35 (2018): A contrução de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social; 119-1362238-18561518-793410.22422/temporalis.2018v18n35reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471/19082Copyright (c) 2018 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Janaina Lopes do Nascimento2019-11-06T20:29:36Zoai:periodicos.ufes.br:article/19471Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-11-06T20:29:36Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS |
title |
PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS |
spellingShingle |
PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS Duarte, Janaina Lopes do Nascimento |
title_short |
PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS |
title_full |
PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS |
title_fullStr |
PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS |
title_full_unstemmed |
PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS |
title_sort |
PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS |
author |
Duarte, Janaina Lopes do Nascimento |
author_facet |
Duarte, Janaina Lopes do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Janaina Lopes do Nascimento |
description |
Atualmente, a educação superior vem se constituindo como parte integrante do projeto de mundialização do capital, o que vêm alterando o sentido da produção do conhecimento, a universidade pública e o trabalho docente, mais intensificado e pautado por uma lógica empresarial. O objetivo deste texto é problematizar o trabalho docente do assistente social na pós-graduação, considerando seus dilemas e desafios atuais. Assim e como resultado de pesquisa de doutorado, realizada com 52 docentes assistentes sociais inseridos em IES federais, discutiremos: a pós-graduação strito sensu na área do Serviço Social, origens e questões atuais; as atividades docentes como expressões da intensificação do trabalho atual; a produção intelectual e o produtivismo acadêmico em questão; por fim, apresentaremos considerações finais na direção da defesa da educação superior e da resistência coletiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Método Histórico Dialético. Projeto de pesquisa de tese submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471 10.22422/temporalis.2018v18n35p119-136 |
url |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471 |
identifier_str_mv |
10.22422/temporalis.2018v18n35p119-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471/pdf https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19471/19082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Temporalis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Temporalis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalis; v. 18 n. 35 (2018): A contrução de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social; 119-136 2238-1856 1518-7934 10.22422/temporalis.2018v18n35 reponame:Temporalis (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social instacron:UFES |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Temporalis (Online) |
collection |
Temporalis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
repository.mail.fl_str_mv |
lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com |
_version_ |
1799699030960242688 |