O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welp, Anamaria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27604
Resumo: Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa que teve como finalidade a produção da sequência didática (SD) La Vida Universitaria para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da UFRGS. O material foi criado como forma de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por alunos ingressantes. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, letramento e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de letramento.
id UFES-6_1269637f9d3cbc1d521e50adbf86e1d3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/27604
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIAEste artigo apresenta um trabalho de pesquisa que teve como finalidade a produção da sequência didática (SD) La Vida Universitaria para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da UFRGS. O material foi criado como forma de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por alunos ingressantes. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, letramento e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de letramento.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27604Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 102-118Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 102-1181982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27604/20168Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessWelp, AnamariaAlves, Leonardo2019-12-27T06:11:01Zoai:periodicos.ufes.br:article/27604Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-12-27T06:11:01Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA
title O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA
spellingShingle O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA
Welp, Anamaria
title_short O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA
title_full O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA
title_fullStr O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA
title_full_unstemmed O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA
title_sort O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA
author Welp, Anamaria
author_facet Welp, Anamaria
Alves, Leonardo
author_role author
author2 Alves, Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Welp, Anamaria
Alves, Leonardo
description Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa que teve como finalidade a produção da sequência didática (SD) La Vida Universitaria para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da UFRGS. O material foi criado como forma de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por alunos ingressantes. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, letramento e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de letramento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27604
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27604/20168
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 102-118
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 102-118
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010633596928